Procrie, um Projeto nas Nuvens

 
Construção de um Centro de Referência em Iniciação Esportiva (Virtual) 
Nesses quase dois anos de atuação em que colecionamos pouco mais de 70 mil visitantes, renovamos nosso compromisso inicial consignado em todas as nossas postagens de fazer “uso inteligente da Internet”.
Foto: http://www.insoonia.com/voce-sabe-o-que-e-computacao-em-nuvens/

“A computação nas nuvens, em inglês chamada de cloud computing, é uma tendência na internet do futuro, acredita-se que daqui a alguns anos ninguém mais precisará instalar nenhum software em seu computador para desempenhar qualquer tipo de tarefa, desde edição de imagens e vídeos até a utilização de Office, pois tudo isso será acessível através da internet. Estes são os chamados serviços online, ou seja, você simplesmente cria uma conta no site, utiliza o aplicativo online e pode salvar todo o trabalho que for feito para acessar depois de qualquer lugar. É justamente por isso que o seu computador estará nas nuvens, pois você poderá acessar os aplicativos a partir de qualquer computador que tenha acesso à internet”. (ver mais em http://www.insoonia.com/voce-sabe-o-que-e-computacao-em-nuvens/)

Visite  Prezi-Procrie, um site exclusivamente educacional, ao seu dispor nas “nuvens”. 

 O Procrie, um projeto idealizado para o desenvolvimento de um Centro de Referência em Iniciação Esportiva, devota especial atenção para a Formação Continuada de Professores de Educação Física, a peça chave para o desenvolvimento do voleibol. Trata-se de um Projeto Virtual, voltado para o aprimoramento de docentes nas suas atividades curriculares.

O objetivo é desenvolver desde a infância a prática desportiva generalizada e a ferramenta inicial proposta é a Iniciação e Formação em voleibol. Com o decorrer e a evolução das aulas perceberão que estarão aptos a “enfrentar” qualquer desafio de outros desportos e, inclusive, de caráter educacional. O blogue apresenta a temática do Aprender a Ensinar na busca conjunta de caminhos para superação do abismo entre a teoria e a prática. As postagens, sempre que possível com exemplos práticos, transportam o internauta às áreas de: Metodologia e Pedagogia, História do Voleibol no Brasil, Mini Voleibol, Formação Continuada, Evolução do Jogo e das Regras, Desenvolvimento de Projetos e um Fórum de Discussões. Eis, a seguir, sua estrutura numa radiografia de nossa missão, objetivos e compromissos com os leitores.

Oficina do “Aprender Brincando e Jogando”. Projeto de ação perene que visa à atualização de professores através de um Centro de Referência em Iniciação Esportiva.

Missão – Esporte para TODOS; pesquisar e divulgar conhecimento.

Visão – Habilidades escolares e sociais; metodologia com foco na criança.

Meta – Educação com QUALIDADE; matriz para projetos Comunitários.

Abrangência – TODOS participam; modelo para outros esportes.

Área: Educação, Cultura, Saúde e Desenvolvimento Social.

Busca de soluções metodológicas e pedagógicas; facilitador da INCLUSÃO por tornar o esporte acessível a TODOS.

Local de atuação: municípios brasileiros. Para ser compartilhado com milhares de crianças e parcerias com governo, prefeituras e instituições de ensino em todo o país e no exterior. 

AUTOR: Roberto Affonso Pimentel (72 anos).

Qualificação: Professor de Educação Física (UFRJ); Pós-graduado em Técnica de Voleibol (UFRJ); atleta de alto nível; técnico indoor e de Vôlei de Praia. Autor da “História do Voleibol no Brasil”, 2 vol., 1.100 pág. (no prelo) e “Villa Pereira Carneiro” (400 pág.), bairro de Niterói onde nasceu o autor.

Resumo de atividades. 1. Pioneiro do minivoleibol no Brasil (1974); 2. Busca do conhecimento voltado para a Iniciação Esportiva possibilitou sua participação em congressos internacionais (Suécia e Argentina), a valorização de seus trabalhos e a riqueza dos detalhes. 3. Coordenador de programa nacional de Iniciação Esportiva no SESI; 4. Projetos desenvolvidos para a Confederação Brasileira de Volleyball (CBV); 5. Projetos com a Secretaria de Esportes da Presidência da República. 6. Inspiração e subsídios para Bernardinho, no Centro de Excelência Rexona e Governo do Paraná. 7. Projetos enviados para o Comitê Olímpico Brasileiro. 8. CBV adotou seu projeto de mini vôlei (Vivavôlei). 9. Iniciação no Morro do Cantagalo, precedendo o Criança Esperança. 10. Cursos e aulas em diversas universidades e escolas do Brasil. 11. Projetos em praias – Fortaleza, Recife, João Pessoa, Rio, Niterói – para milhares de crianças.

Descrição. 1. Formatar Centro de Referência em Iniciação Esportiva; 2. Desenvolver Centro de Estudos para desenvolvimento de uma ciência em pedagogia dos esportes e treinamento; 3. Empreender a QUALIDADE TOTAL; 4. Multiplicar a qualificação de professores; 5. Produzir propostas transformadoras na estrutura metodológica das aulas de educação física em escolas primárias e secundárias. 6. Ampliar parcerias, ser referência para diversas instituições.

1. Proposta INCLUSIVA voltada para três frentes – universitários, docentes e crianças. 2. Utilização do ambiente escolar e comunitário. NÃO se cogita prospecção de talentos. Residência pedagógica para acadêmicos e professores.

Número de indivíduos beneficiados diretamente: 1. Alunos do Ensino Fundamental (7-14 anos); 2. Universitários e professores.

Objetivo(s)

Objetivo geral – Desenvolver estudos relativos ao MOVIMENTO visando seu desenvolvimento integral e inserção social.

Objetivos específicos – a) Participação ativa da comunidade acadêmica em pesquisas e troca de informações na área da Formação e Iniciação Esportiva; b) Formulação e divulgação de propostas pedagógicas; c) Contribuição para a difusão – internet – junto às universidades e governo; d) Busca e discussão de metodologias aplicáveis em tempo real.

Atividades. Atuações preliminares com base em metodologia desenvolvida pelo autor para o ensino do mini voleibol. Num segundo tempo, estendidas para outros esportes. O aluno é visto como pessoa única, com sua afetividade, percepções e crítica a serem desenvolvidas. Tema principal é a criança, o movimento, a aprendizagem e o pensamento. Centro das atividades: a) aluno é o protagonista; b) bola é um brinquedo; c) jogo antes da técnica; d) técnica se aprende jogando. Estrutura das atividades parte da organização de jogos simples aos mais complexos. Cursos práticos com prioridade na dinâmica da aula. Conteúdo composto de unidades didáticas – linha de ação. Formação continuada de docentes calcada na prática reflexiva em grupos de estudos. Acompanhamento permanente pela Internet.

2 comentários em “Procrie, um Projeto nas Nuvens

  1. I understand this web site gives quality depending articles or reviews and other data, can there be any other website which presents these types of data in quality?

    Curtir

  2. I really believe this is one of the so much significant information to me. And i am satisfied reading your article. However should statement on few normal things, The site taste is wonderful, the articles is actually nice : D. Good process, cheers

    Curtir

Deixe um comentário