Estamos próximo de atingir nossa meta de 1 mil artigos para deleite dos internautas interessados em Metodologias de Ensino – Escolar e Desportiva. O que não desmerece qualquer ensino de habilidade humana.
Prosseguindo na série de publicações de artigos do prof. Paulo Azeredo sobre as interpretações das modificações feitas nas regras de volleyball, por ocasião do Congresso Internacional de Praga, realizado entre 13 e 15 de setembro de 1949, daremos hoje à publicidade os seguintes assuntos: Saque – Troca de Campo no Terceiro ‘Set’ – Colocação dos Reservas e Técnicos.
Fonte: Acervo Paulo Azeredo, ANO 1951 – Pág. 50, Publicado no Jornal… (?)
Foto: álbum de família. Publicação: cidade@jb.com.br
Palavras-Chave (Tags): Mudanças nas Regras: Campo e Ordem de Saque – Interpretação e Arbitragem – Mundial de Praga, 1949 (Tcheco-Eslováquia, atual Rep. Tcheca).
Saque – O saque só deve ser executado depois do apito do juiz. O mesmo pode ser efetuado em salto ou corrida, mas após haver sacado o jogador deve cair ou se encontrar fora do campo, ou seja, sobre a área de saque. O saque não pode ser executado com a bola segura por uma das mãos. Se após houver soltado a bola esta atingir o solo sem ter sido tocada o saque deve ser repetido. Ainda quanto aos saques no início dos ‘sets’, houve pequena modificação. Enquanto que na regra antiga o quadro tinha direito ao saque do segundo ‘set’, atualmente tal não acontece, pois perdendo ou ganhando o primeiro ‘set’, dará saque no início do segundo o quadro que não tiver dado no início do primeiro. Caso haja terceiro ‘set’, o saque será do quadro que não o deu no início do segundo: logo, conclui-se que será feito o revezamento das equipes na execução do saque inicial.
Na regra antiga era facultativa a troca de campo e só de direito ao quadro que estivesse perdendo quando o adversário completasse o oitavo ponto: atualmente, ganhando ou perdendo, esta troca se tornou obrigatória (a colocação dos jogadores continua a mesma e o saque com o quadro que o possua no momento da troca).
Colocação dos Reservas e Técnicos – Os reservas e técnicos durante o jogo devem estar colocados no lado do campo oposto àquele em que se encontra o juiz e, alternativamente, na lateral ocupada em jogo pela equipe adversária.
Comentário do Procrie – Saliente-se uma curiosidade da Regra antiga, em que facultava a troca de campo, só dando direito a fazê-lo à equipe em desvantagem no placar. É bem possível que este detalhe curioso tivesse origem em jogos em quadras abertas, sob condições muitas vezes adversas, como incidência da luz e a direção do vento, como estão previstas na atual Regra do Voleibol de Praia.
Em prosseguimento, apresentaremos a 3ª parte dos comentários tratando dos seguintes assuntos: Pedidos de Tempo, Substituições e Colocação dos Reservas e Técnicos. Aguardem.
Compartilhe isso: "Faço gosto em colher sua opinião e compartilhamento; quando puder, comente! Assim, aprenderemos todos".
Publicado por Procrie - Centro de Referência em Iniciação Esportiva
APRESENTAÇÃO
VISÃO: Construção de plataforma pedagógica para docentes aplicável nas 184 mil escolas brasileiras. A Praxia é extensiva a catedráticos das Ciências da Educação e da Educação Física e Desportos, haja vista as buscas do autor no antigo duelo entre TEÓRICOS e PRÁTICOS. As Prototipagens apresentadas ao longo de suas apresentações públicas configuram seu potencial didático. Neste século, em destaque seus estudos em Metodologias de Ensino com base na novel Neurociência e Psicologia cognitivas, para quaisquer habilidades humanas.
OBJETIVO: Uma Educação segundo a concepção da Ciência da Motricidade Humana; postulamos as virtualidades educativas e pedagógicas para todos, campeões ou adeptos do lazer desportivo.
COMO FAZER: Por que ensino/aprendizagem a partir da quadra ou ginásio esportivo? Na Grécia antiga a ginástica fazia parte da pedagogia – Paideia – e da excelência moral:
“O ateniense mostrava-se mais à vontade no ginásio do que em sua casa, onde dormia e comia”. Abordagem interdisciplinar: Matemática, Português, Música, TICs.
INOVAÇÃO & CRIATIVIDADE: Cultura, Educação, Esporte, Lazer para TODOS. Inovamos em Treinamento Profundo - teoria mielínica - e na PRAXIA. Alcançamos nível internacional com obra REVOLUCIONÁRIA! Pretendemos construir uma plataforma pedagógica aplicável na formação profissional continuada de professores em diversas áreas: Pedagogia, Educação Física, Desportos, Motricidade Humana. Todas contribuindo para a excelência em Educação para a Vida. Ensino a Distância (EaD) Centro de Referência em Iniciação Esportiva: http://www.procrie.com.br. A partir de 2009, blog Procrie (589 posts) para formação profissional continuada de professores, proposta de um Centro de Estudos e oferta de alentado Manual de Engenharia Pedagógica. Procedemos a contatos para intercâmbio cultural e apoio: Fundação Banco do Brasil, Roberto Marinho, Universidade de Harvard, do Porto, de Lisboa...
QUEM FAZ: Iniciamos nossa atividade pública em 1974, promovendo cursos de iniciação esportiva para o SESI (nacional); e ao longo dos anos, para CBV (1.200 alunos, Viva Vôlei); universidades, apresentações em escolas públicas e particulares. Cursos (gratuitos e regulares) para 300-400 crianças, nas praias de Icaraí e Copacabana (3 anos). Subsídios pedagógicos para Bernardinho ( Rexona). A par disso, professor de Ed. Física e Técnico em Voleibol (ENEFD, atual UFRJ, 1965-1968), atuante em diversos clubes – técnico e atleta –, treinador de vôlei de praia. Em 1962, convocado para a seleção brasileira, Mundial em Moscou; em 1963, para o Mundial Universitário e Pan-Americano no Brasil.
LIVROS: História do Voleibol no Brasil (1937-2000), 2 vols., 1.047 págs : enciclopédico, memorialista, obra de referência; Villa Pereira Carneiro (400 pág.), história de um bairro de Nichteroy (1920-1960). Como funcionário do Banco do Brasil, compus livro inédito – Intercâmbio Comercial Brasileiro –, revelando estatísticas de Comércio Exterior (4 vol., 25 mil exemplares, em cores, editado pelo Banco do Brasil). Nota: em 1987 recebemos convite da Assessoria Especial da Presidência do Banco do Brasil para projeto nas AABBs do país, não concretizado por problema político/administrativo.
Ver todos os posts de Procrie - Centro de Referência em Iniciação Esportiva
Publicado
Um comentário em “Evolução das Regras do Voleibol – Praga, 1949 (2)”
24.2.2013 – (…) Gosto do seu site. Ele realmente me ajudou com a informação que estava buscando. Apreciei muito e irei marcar para retornar.
24.2.2013 – (…) Gosto do seu site. Ele realmente me ajudou com a informação que estava buscando. Apreciei muito e irei marcar para retornar.
CurtirCurtir