Portugal em números
(clique nas figuras para melhor visualização)
Por que será que tantos portugueses acessam o Procrie? Ou seriam brasileiros residentes no país? Passados dois anos atrevo-me a pensar em voz alta e a indagar a mim mesmo o que se passa. Sim, a mim mesmo, pois me é difícil tirar dos irmãos lusitanos qualquer palavra. Confesso que não os entendo ainda. O que está havendo? Que conclusões a tirar?
No mapa ao lado estão consignadas as visitas por Regiões. Ocorre que lamento só uma delas – Vila Real – não ter um único visitante. Por que será? Portugal é o país em que temos mais visitantes – oriundos de 73 cidades – e, portanto, os mais interessados nos escritos. Alcançamos atualmente 530 visitas/mês, o que para nós representa um sucesso retumbante. As estatísticas nos revelam um sensível incremento nos últimos 24 meses: 4.922, que representam 7,5% do total do Procrie. Em média, são vistas quase 2 páginas em 00:01:22. Isto é muito mais do que poderíamos desejar.
As principais cidades em termos de visitas ao Procrie são: Lisboa (1.140), Porto (931), Felgueiras (175), Coimbra (156), Funchal (155), Braga (151), Amadora (97), Viseu (97), São João Da Madeira (95) e Barreiro (92).
Região. O termo Região teve origem na Roma Antiga e significava o território sob o controle de uma legião. A região administrativa é uma pessoa coletiva territorial (Unidade Jurídica), dotada de autonomia administrativa e financeira e de órgãos representativos. Visa a prossecução (articulação) de interesses próprios das populações respectivas como fator de coesão nacional e de promoção do desenvolvimento.
Trás-os-Montes e Alto Douro – Abrange a área dos municípios incluídos nos distritos de:
- Vila Real; Bragança
- Viseu, apenas Lamego, Armamar, Tabuaço e S. João da Pesqueira;
- Guarda, apenas Meda e Vila Nova de Foz Côa.
Características Gerais. Esta antiga província portuguesa foi criada em 1936. O clima desta região é temperado continental, sendo mais frio nas zonas da Serra e mais ameno ao longo do Rio Douro. Seu relevo é caracterizado por terreno plano a Este, vales junto ao Rio Douro e zonas montanhosas a Oeste, tendo como rochas predominantes, o granito, o xisto e o quartzo. Suas principais produções agrícolas são a amendoeira e a vinha, sendo de realçar a cultura do vinho do Porto; esta foi a primeira região demarcada do mundo: região demarcada do vinho do Porto. Trata-se de uma região rica em dialetos como, por exemplo, o sendinês, o gualdramilês e o riodonorês. Aqui se fala também o mirandês, oficializado como língua em 1989. (Fonte/Mapa: http://portugal.veraki.pt/regioes/regioes.php)
A REGIÃO

“Trás-os-Montes e Alto Douro é uma Região que se afirmou, histórica e tradicionalmente, como um espaço de grande homogeneidade, abrangendo os distritos de Vila Real e Bragança e ainda uma pequena franja, a norte, dos distritos de Viseu e Guarda, cuja afinidade com o resto da Região resulta da influência econômica, cultural e geoclimática do vale do Douro. Os contrastes da paisagem, onde sobressaem as serras imponentes, as veigas férteis, os rios e ribeiras serpenteando aqui e além, configuram todo um espaço natural ameno e encantador, que convida ao repouso do olhar e não deixa indiferente nem o mais apático observador. Região de tradições seculares, que lhe conferem uma firme identidade cultural, tem no Homem o seu grande capital. A hospitalidade traduzida na emblemática expressão “entre quem é”, a frontalidade e grandeza de carácter, o elevado sentido de responsabilidade e a enorme capacidade de entrega ao trabalho são alguns dos traços definidores da sua personalidade. Os recursos naturais são a sua grande fonte de riqueza. Destacam-se os recursos hídricos, quer na produção de energia elétrica, quer na produção de águas naturais e mineromedicinais, no termalismo ou na geotermia, assim como os recursos em rochas ornamentais, os recursos florestais e, sobretudo, os recursos da vitivinicultura com realce para a produção de Vinho do Porto. Trata-se igualmente de uma Região de grandes potencialidades turísticas, mercê das ótimas condições naturais, da ausência de poluição, da beleza da paisagem e do riquíssimo patrimônio histórico e arqueológico, a que se juntam os sinais de uma cultura popular coesa e resistente (artesanato, folclore, memória oral, jogos populares…). Também a sua gastronomia, enriquecida com os produtos da terra, com enchidos típicos da sua região, ou com a truta, o escalo e o barbo dos rios, constitui um fator de riqueza notável”. (Fonte: http://www.utad.pt/pt/instituicao)
Estamos fazendo contato com a Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro (UTAD) – http://www.utad.pt – propondo um intercâmbio cultural na área desportiva.

Caro Roberto, Trás-os-Montes é uma região lindíssima. Talvez a mais linda de Portugal. Com recursos naturais incríveis. Adoro essa região. Vivi lá durante 2 anos enquanto estudei na UTAD entre 1996 e 1998. Bem haja por ter lá chegado meu caro. A UTAD é das poucas universidades portuguesas que tem curso de Educação Física e Desporto, com condições espectaculares ao nível de pavilhões e estádios…
CurtirCurtir
Olá meu amigo Luís, estava a pensar que não mais retornarias ao convívio do Procrie. E cá estás a também enaltecer a linda região do país. E assim sigo a caminhar e a propalar aos brasileiros sobre riquezas inestimáveis e a ensejar aos acadêmicos da UTAD (e também de Coimbra) um relacionamento mais próximo. De minha parte, ainda que pouco tenha a lhes dar, destaque-se o amor ao povo e as vossas tradições seculares. Será que conseguiremos?
CurtirCurtir
11.1.2012 – Este é realmente um sábio weblog. Eu estou falando sobre o programa. Você tem bastante conhecimento sobre o assunto, assim como uma grande paixão. Além disso, sabe como fazer as pessoas se sentirem atraídas a ele e seus efeitos colaterais. Vem crescendo para se tornar um estilo, onde não é muito chamativo, porém, é exatamente aquilo que pretende dizer.
CurtirCurtir
18.2.2012 – Este é um blog inteligente. E falo sobre o programa. Você tem conhecimento e muito entusiasmo pelo assunto. Além disso, leva as pessoas a se moverem em assuntos correlatos oferecendo efeitos colaterais. o blog cresceu para se tornar um método, sem ser extravagante, o que pode ser uma indicação do tamanho daquilo que oferece. Felicidades.
17.2.2012 – Excelente! É o termo que vem em minha opinião depois que ovi o seu blog e quando acabei de ler os seus artigos. Suas opiniões são extremamente parecidas com as minhas. Nós estamos felizes por entrar em seu website e descobrir o que você pensa.
17.2.2012 – Olá, tomei conhecimento de seu site através do Google, e constatei que ele é realmente educacional. Vou estar atento desde Bruxelas. Sou grato pelas pessoas que exercem esse labor. Muitas pessoas provavelmente terão alcançado resultados positivos a partir de seus artigos. Felicidades!
1.2.2012 – Acabo de descobrir seu site e desfrutar de cada um dos artigos. Nós apreciamos seu talento.
CurtirCurtir
22.3.2012 – Polo Sport … Admito que o seu site é realmente excepcional! Sem dúvida. estarei de volta uma vez mais!
CurtirCurtir
25.4.2012 – (armani watches for men)..Eu amo quando você discute esse tipo de coisas. Pode continuar fazendo isso?
16.4 – (Ralph)… Estou extremamente influenciado com seu site, pela elegância com a estrutura. Este tema compensa ou mesmo customiza (…)? De qualquer maneira manter a excelente qualidade alta que o compõe é incomum para determinar um excelente blog como este hoje em dia.
CurtirCurtir
12.5.2012 – Excelente! É a palavra que me vem à mente quando eu vejo o seu blog e leio o que você tem a dizer. Seu pensamento é extremamente muito parecido com o meu. Tenho prazer em ter escolhido para acompanhar o seu site e descobrir o que nos interessa.
4.5 – (cheap armani)… Belo post! Estou ansioso para ler o seu post em potencial.
CurtirCurtir
23.4.2013 – (Helena)… Somos um grupo de voluntários a iniciar um novo esquema na nossa comunidade. Seu site nos forneceu informações úteis para trabalhar. Você já fez um trabalho impressionante e todo o nosso grupo será sempre grato a você.
CurtirCurtir
Caros amigos. Estais mal informados. E então a Azeitona e o Azeite que são a par da Vinha uma das riquezas de Trás-os-Montes e Alto Douro ? Sem falar nos cereais. Temos de saber tudo para informar bem.
Cumprimentos
CurtirCurtir
Olá,sou brasileira mas minha família paterna eram todos de Portugal,nascidos em Trás-os-Montes, cresci ouvindo falar desse lugar e nasceu dentro de mim um desejo enorme de conhecer essas terras abençoadas por Deus devido as belezas naturais.Todos da minha família ja morreram infelizmente e eu completei 60 anos, tenho pedido a Deus que me conceda essa oportunidade que ainda é impossível para mim financeiramente.Por isso fico vendo fotos pesquisando pela internet e sonhando realizar esse meu desejo.Para todos que iram desejo que aproveitem bastante,tirem muitas fotos e postem para que outros vejam, um grande abraço a todos.Katia
CurtirCurtir
For the reason that the admin of this website is working, no uncertainty very quickly it will be famous, due to its feature contents.
CurtirCurtir
Meu pai é Transmontano de Bragança, sou brasileiro e gostaria muito conhecer a terra natal dele, pelos comentários é maravilhosa, um dia se de Deus quiser irei.
CurtirCurtir
Olá Mário,
Fico feliz por sua manifestação e pelo amor expresso ao seu querido pai. Gratifica-me ter despertado tamanho carinho. Tenho certeza de que conseguirá seu intento. Tenha fé que ELE te concederá este desejo!
CurtirCurtir
Thanks for finally talking about >Trás-os-Montes e Alto Douro – Procrie <Loved it!
CurtirCurtir