Treinamento de Defesa – II

Foto: Fivb/Divulgação.

Tempo: passado e futuro

Em 3o de julho publiquei o primeiro artigo com este título. O tema é o fundamento defesa em voleibol, quer seja individual ou coletivamente. Lá, dei os primeiros passos para estimular a maneira de pensar o treinamento dos atletas. Da mesma forma faço-o agora esperando despertar os leitores para o leque de opções que o assunto encerra. Tenham redobrada atenção e jamais desconsiderem a história e o tempo, ambos são nossos aliados. Lembrando Santo Agostinho, “Se nada sobrevivesse, não haveria o tempo futuro, e se agora nada houvesse, não existiria o tempo presente”. E continua: “De que modo existem aqueles dois tempos – o passado e o futuro – se o passado já não existe e o futuro ainda não veio”? E fala-nos sobre o presente: “Quanto ao presente, se fosse sempre presente e não passasse para o pretérito, já não seria mais tempo, mas eternidade”. Portanto, não fiquem parados, tirem bom proveito de seu tempo!

Lições do Mundial

Desde que houve a mudança na Regra da contagem para Pontos por Rally,  ocorreram várias mudanças de comportamento entre os atletas no jogo. Uma delas, o risco no próprio saque. Entretanto, com o aprimoramento e o intercâmbio global entre jogadores, equipes e seleções nos extensos calendários continentais e mundiais, as equipes tendem a se nivelar com tamanha distribuição de talentos. Agora, por exemplo, é a Turquia que resolveu investir no voleibol, depois de igual procedimento no futebol e basquetebol. Estão contratando jogadores, técnicos, enfim, investindo maciçamente, talvez até para entrar no seleto grupo dos países da Comunidade Europeia.

Detalhes fazem a diferença

Cada vez mais o nível das seleções nacionais vem se elevando com o aparecimento de muitos atletas que podem fazer a diferença em um jogo. As estatísticas, ao final de cada partida, sempre apontam para os detalhes maiores, isto é, número de intervenções em cada fundamento, % de eficiência (ou não), o melhor disso, o “mais ….”, mas escapa aos olhos e à digitação dos encarregados de selecionarem esses dados pequenos detalhes que passam imperceptíveis a muitos, especialmente treinadores. Certa feita um cronista de basquete disse: “Uma partida de basquete deveria ser disputada com as equipes com 100 pontos cada; e o tempo de jogo, somente um minuto”. Uma das interpretações que podemos dar é que todas as emoções, estratégias e circunstâncias do jogo estão concentradas nos seus instantes finais. Ele, o minuto final, descreve e resume tudo o que se passou anteriormente e, certamente, o imponderável ditado pelo emocional dos litigantes, surgirá nesses instantes. Assim, se as equipes se nivelarem durante todo o transcurso da partida somente no derradeiro minuto saberemos quem é a vencedora. Qual delas? Não sabemos, mas pode-se pensar a respeito, isto é, talvez “aquela que errar menos”. Tenho a impressão de que todos concordarão uma vez que se minha equipe não errar e a adversária cometer um só erro, tenho assegurado a vitória. É claro que isto é um simplório exercício de lógica sobre a hipótese do cronista. Mas já ocorreu no voleibol. Relembro o fato a seguir.

Olimpíada em Barcelona

Calquemo-nos agora nesse jogo histórico acontecido não muito longe no tempo, foi em 1992. A final de voleibol dos Jogos Olímpicos jogada entre Itália e Holanda teve desfecho dramático e único. Inclusive, culminou com a mudança no sistema de contagem dos pontos. A Regra vigente até então era a aprovada no Congresso Mundial em que dizia: “O 5º set decisivo será disputado no sistema de ‘pontos por rally’, em que cada saque corresponde a um ponto. O placar final do set foi limitado em 17 pontos, com um ponto de diferença”. Ora, aconteceu que neste jogo teve o 5º set (tie-break) e esteve empatado em 16 pontos. Com o 17º ponto da Holanda, o árbitro deu como encerrada e a vitória olímpica à equipe. Os representantes italianos protestaram, fizeram um recurso à Fivb e esta resolveu mudar a Regra: “Nos empates em 16-16, o jogo continua até que uma das equipes consiga uma vantagem de dois pontos”. É a que vigora até nossos tempos, embora a contagem limite do tie-break seja 15 pontos. A partir desse fato a Federação Internacional só realiza mudanças efetivas nas Regras após as Olimpíadas.

Pontos por Rally

E por que contei esta história? Não lhes parece semelhante a do cronista sobre o basquetebol, guardadas as devidas proporções? Isto é, dá-se muita atenção ao  último ponto, ele é o ápice, ele é quem decide o término da contenda, com ele o árbitro finaliza tudo. Mas e os outros pontos, quantos erros e virtudes para se chegar lá? Algum atleta italiano teria sido negligente ou incompetente em algum lance? E este não fez a diferença? Assim, como se comportam emocionalmente os atletas nos 4 primeiros sets de uma partida de voleibol? Que diferença pode haver no comportamento emocional no set decisivo e os anteriores? Estar sempre à frente no placar tem influência psicológica no andamento da partida? Como deve agir um treinador nos diversos momentos do jogo para sanar problemas dessa natureza? Enfim, como considerar e treinar tais aspectos?

Treinamento de defesa

Relação entre bloqueador e defensor. Foto: Fivb/Divulgação.

Por que não cuidar, então, de não errar “nem em treinos”? Qual deve ser o nível de exigência? Como posso me superar para fazê-lo e, mais ainda, como estar atento para “compensar” qualquer falha eventual de um companheiro?  Se eu estivesse jogando atacaria todas as bolas na direção do jogador mais fraco no fundamento defesa que, por exemplo, seria o Vissoto, com seus 2.12m. Basta ter olhos de ver, especialmente quando ele está “atrás”, em que sempre troca de posição para ficar em (I) e, dali poder efetuar os ataques de fundo. Ocorre que bem à sua frente, em (II) está o levantador (Bruno), o mais baixo bloqueador. Assim, todos os adversários deveriam volver seus ataques, especialmente de entrada de rede e meio de rede na direção dos mais fracos defensores. Se não o fazem, com ligeira pitada de ironia, pode-se concluir que as “estatísticas” nada dizem a este respeito, ou não consta do Manual da Fivb. O que faz, então, o treinador? “Há que conviver com o problema da melhor forma possível”! Ainda mais em se tratando de atleta que só atua em uma posição e, como dizíamos antigamente, de “uma bola só”. Todavia, sabendo usá-lo e não decepcionando nas suas investidas, é um GRANDE (2,12m) trunfo para a equipe. Contra a Rep. Checa foi sacado da equipe em boa hora, pois não estava bem, embora ainda ache que o levantamento para ele pode ser mais alto, dada a sua envergadura e lentidão nos deslocamentos. Teve até bloqueio simples do canhoto Hudecek (1,95m).

Brasil e Alemanha

Na recente partida entre as seleções dos dois países (6.10), observei um lance que reputo como um daqueles já comentado em textos sobre a Iniciação e Formação de jogadores. Creio que se desenrolava o 3º e último set da partida que seria ganha pelo Brasil (3×0). Um jogador alemão salta na saída da rede (II) para o ataque e, tendo percebido a chegada do bloqueio duplo, evita o ataque por cortada e, simplesmente, lança a bola com uma das mãos em direção ao fundo da quadra adversária (em V), encobrindo o defesa-esquerda brasileiro que se aproximara para a cobertura do bloqueio. Contava ele, com toda certeza, que o defesa-centro – creio que o Dante, mas não importa seu nome – estaria pronto para a sua própria cobertura, isto é, não havendo o impacto violento, estaria disponível para o respectivo deslocamento lateral até V, o que não aconteceu. O atleta brasileiro ficou “pregado” ao chão, sem qualquer reação. Considerando que a bola foi lançada sem força a uma distância razoavelmente grande – da rede ao fundo de quadra, entre 8m e 9m, por que será que o jogador brasileiro não esboçou qualquer reação para realizar a defesa que consistia na tática da equipe em dar cobertura aos “alas” que quase sempre se deslocam um pouco à frente? Notei, inclusive, que o líbero voltou seu olhar como se lhe interpelasse: “Por que não foi na bola, estava tão fácil”?

Sobre este lance falarei um pouco mais em outra oportunidade. Farei relato do que vi em treino da seleção brasileira, inclusive com o considerado melhor líbero e defensor do mundo, Sérgio, o Escadinha. Enquanto isto proponho debatermos também o lance visto pelo lado alemão: “Por que o atleta teria realizado o ataque daquela forma”?
Até lá que tal aquecermos o nosso bate-papo? Comentem!

24 comentários em “Treinamento de Defesa – II

  1. 3.7.2012 – (Johannes)…Adorei este post. Lembro uma vez, conversando sobre isso com meus filhos, eu explicava que até quando a gente conta um caso, dependendo da pessoa, e sabendo dos seus interesses, nós enfatizamos esse ou aquele ponto. No caso profissional, p.ex.jornalismo, isso fica mais claro. As histórias, as informações estão por a1i, depende só do olhar e do feitio dos jornalistas e das pessoas. Credibilidade é essencial. Bjs!

    De Roberto Pimentel… “Ensinar é contar histórias”. Grato Johannes por sua sensibilidade e elogios.

    Curtir

  2. 12.9.20212 – (height insoles)… Não estou certo até agora como você recebe ou percebe tamanhas informações. Trata-se de grande tema. Preciso passar um tempo estudando mais para descobrir mais. Obrigado pela informação excelente que procuravao para a minha missão.

    Curtir

  3. Do you mind if I quote a couple of your posts as long as I provide credit and sources back to your site? My blog is in the exact same niche as yours and my visitors would definitely benefit from a lot of the information you present here. Please let me know if this ok with you.
    Thanks a lot!
    Procrie… Você se importa se eu citar algumas de suas mensagens, enquanto eu fornecer crédito e fontes de volta para o seu site? Meu blog é no nicho exatamente o mesmo que o seu e os meus visitantes iriam se beneficiar a partir de um monte de informações que apresentamos aqui. Por favor, deixe-me saber se esta ok com você. Muito obrigado!

    Procrie… OK!

    Curtir

  4. Not many blogs that offer such consistently readable and informative content as is on offer on this one,
    you have earned the time it takes to write my appreciation of your endeavours.
    Many thanks.

    Procrie… Poucos blogs oferecem conteúdo consistente, legível e informativo como este. Você ganhou o meu apreço por seus esforços. Muito obrigado.

    Curtir

  5. 27.11.2012 – (Brian Crowe)… Vejo tudo como novidade neste blog. Estou planejando marcar o seu blog, pois tem excelentes artigos bem escritos. Muito obrigada por seu compartilhamento.
    17.11 – (Nicole)… “Olhos de ver”! Por fim alguém que realmente sabe o que é (e vê) e pode produzir textos em linguagem comum para nós, visitantes. Sem dúvida estarei aguardando a sua próxima postagem.
    13.11 – (Romeo)… Este é um post realmente inspirador. Estou sinceramente impressionado ao ler suas reflexões.
    Você produz informações extremamente úteis. Mantenha o blog. Realmente ansio para ler seu próximo post.
    7.11 – (Clarissa)… Trata-se de um artigo excelente e inspirador. Estou sempre muito impressionada com as suas ofertas. Você oferece ideias muito úteis. Continue assim. Mantenha as postagens. Fico ansiosa por sua próxima postagem.

    Curtir

  6. 19.12.2012 – Obrigado por um blog tão fantástico! Onde mais poderia obter esse tipo de informação por escrito de tal forma perfeita? Na verdade, tenho uma apresentação em que estou trabalhando e colho as informações nestas postagens.
    17.12 – Trata-se de artigo informativo. É ótimo encontrar alguma informação online que vale a pena; estou grato ao me deparar com um blog que não está cheio de lixo todos os dias. Parabéns.
    14.12 – Um post informativo é uma lufada de ar fresco para finalmente encontrar a escrita legível na Internet. Realmente, estou satisfeito por descobrir um blog com conteúdo sem o lixo normal. Muito obrigado.
    4.12 – Trata-se de uma postagem extremamente positiva e inspiradora. Estou muito impressionado com os seus textos. Você oferece informações muito úteis. Continue assim. Mantenha o blog. Estou ansioso para ver sua próxima postagem.

    Curtir

  7. 10.1.2013 – Matthew C. Kriner… Sou muito novo para blogs e realmente gostei do seu. Estou planejando colocar entre meus favoritos. Você realmente tem conteúdo nos excelentes artigos. Deus te abençoe por compartilhar conosco o seu blog.

    Curtir

  8. 24.4.2013 – (joleen)… Sou novo para blogs e adorei o seu blog. Vou marcar seu blog, com notáveis ​​artigos e resenhas. Grato por compartilhar conosco.
    1.4.2013 – (…) Originalidade é a arte de se lembrar do que você ouve, mas esquecer de onde você já ouviu falar dele.

    Curtir

  9. 10.5.2013 – (…) Estou amando esta página, pois tudo é novidade em blogs. Tenha certeza de que marcarei o seu blog. Você tem excelentes artigos bem escritos. Muito obrigada por ter revelado o seu web site.
    8.5.2013 – (…) Oi, depois de ler este post notável estou bem feliz em compartilhar o meu know-how aqui com os amigos.

    Curtir

  10. I simply want to say I’m newbie to blogging and site-building and actually liked this page. Very likely I’m going to bookmark your site . You amazingly have awesome articles and reviews. Thanks a bunch for sharing your blog.

    Curtir

  11. 12.9.2012 – (…) Gosto muito do seu blog: cores muito agradáveis & tema. Você fez esse site sozinho ou contratou alguém para fazer por você? Por favor responda-me (…) para eu criar meu próprio blog e gostaria para descobrir onde eu tenho isto. Muito obrigado.
    Procrie… Você está nele: WordPress. É gratuito e um sobrinho ajudou-me.

    Curtir

  12. 14.5.2013 – (…) May I simply just say what a comfort to discover an individual who really knows what they’re talking about on the net. You actually know
    how to bring an issue to light and make it important.
    More people should read this and understand this side of your story. I was surprised you aren’t more popular because you most certainly possess the gift.

    Curtir

  13. I simply want to tell you that I’m all new to blogging and site-building and truly loved you’re blog site. More than likely I’m planning to bookmark your blog post . You actually have great articles and reviews. Kudos for sharing your web site.

    Curtir

  14. Which is a excellent tip particularly to those fresh to the blogosphere. Short but very accurate information I appreciate you sharing this one. A must read post!

    Curtir

  15. I simply want to say I am just new to blogs and actually liked this blog site. Very likely I’m planning to bookmark your website . You absolutely have wonderful article content. Kudos for sharing with us your website page.

    Curtir

  16. Fantastic goods on your part, man. I have keep in mind your stuff before and you’re just too magnificent. I really like what you’ve got here, certainly like what you might be saying and the easiest way in which you assert it. You’re making it enjoyable and you continue to take care of to stay it smart. I can not wait to learn much more of your stuff. Which is really a tremendous website.

    Curtir

Deixe um comentário