Apresentação em Universidade

Universidade Gama Filho, Rio de Janeiro.

Em dezembro de 2000 realizei uma “aula-demonstração” do método na Universidade Gama Filho, cujo catedrático era o Professor e Mestre Luís Washington Cancela. A aula teve duração de 75 min e contou com a participação dos seus 45 alunos. A quadra oficial de vôlei foi dividida em três miniquadras e empregado farto material identificado no quadro abaixo, além de 24 bolas de vôlei.

Após a apresentação, o professor titular aplicou um teste no grupo (60 min), consistindo de questões sobre a própria aula. Foram três temas dissertativos: 1 – Atividades e Destaques; 2 – Metodologia; 3 – Aspectos Positivos/Negativos. Para o primeiro tema, foram computados pontos para as atividades: 1 ponto para a quinta colocada, 2 pontos para a quarta, 3 para a terceira, até 5 pontos para a mais destacada. Os resultados obedeceram à seguinte tabulação:

I – Atividades e destaques

a) Paraquedas                                  144 pontos, citado como parte mais atraente

b) Tamancos                                    144 pontos, com 42 citações

c) Biruta                                            120 pontos

d) Minivôlei (jogo)                             114 pontos

e) Bolas de tênis, lançamentos         96 pontos

f) Cones                                             78 pontos

g) Puçás                                             63 pontos

h) Lençóis                                          39 pontos

II – Metodologia. Uma iniciação com aspectos lúdicos evidenciados, representada por excelente CONVITE à criança. CRIATIVIDADE e PLASTICIDADE, aula rica em ideias, movimentação e material.

III – Aspectos Positivos e Negativos

a) Positivos – Ludicidade, organização, dinâmica da aula, motivação dos alunos; o jogo propriamente (minivôlei) e a riqueza do material.

b) Negativos – Alunos sentados durante algum tempo.

Obs.: 1) alguns alunos (5) foram dispensados da aula por total impossibilidade de participação física. Como colocado inicialmente pelo Autor, alguns deveriam fazer observações sobre os exercícios de seus colegas e sobre eles mesmos. Dessa forma, optou-se por “retirar da aula” alguns deles em dado momento para que pudessem realizar observações pertinentes. Podemos entender ainda que o fato de não participar de determinado exercício frustrou-os, dada s motivação de que estavam possuídos seus colegas na execução dos mesmos. 2) A foto acima refere-se à aula que o autor realizou em Florianópolis (SC).

4 comentários em “Apresentação em Universidade

  1. 10.5.2011,Catering Trójmiasto,Polônia….Eu gosto das informações valiosas que você fornece em seus artigos. Vou marcar seu blog e voltar aqui regularmente. Tenho certeza de que vou aprender muita coisa nova! Boa sorte para o próximo! Acho que esta é uma das informações mais importantes para mim e sinto-me feliz de ler seu artigo. Mas devo ressaltar algumas outras coisas em geral, como o estilo do site que é ótimo e os próprios artigos: é realmente bom! Você tem feito um trabalho incrível e definitivamente vou recomendá-lo aos meus amigos. Estou confiante que eles serão beneficiados a partir deste site.

    Curtir

  2. 9.10.2013 – (Usha)… Este projeto é espetacular! Você certamente sabe como manter um leitor entretido. Entre sua inteligência e os seus vídeos, estava praticamente movida para começar o meu próprio blog (bem, quase … haha!) Maravilhoso trabalho. Realmente amei o que você tinha a dizer, e mais do que isso, como você apresentou. Muito legal!

    Curtir

Deixe um comentário