
Torneio Principal e Organização
Os Campeonatos Mundiais realizados em Paris (1956) contaram com 24 equipes masculinas e 18 femininas que, em muitas ocasiões, chegaram a lotar o Palais des Sports, com capacidade para 25 mil espectadores. No II Mundial, foram 11 representações masculinas e somente oito no feminino, tendo a URSS predominado nas duas categorias. Os jogos se desenvolveram entre os dias 30/8 e 12/9. As equipes ficaram hospedadas no Instituto Nacional dos Esportes que, por sua grande área, mais parecia uma grande fazenda. Era presidente da Federação Internacional de Voleibol o Senhor Paul Libaud. Desistiram de participar Finlândia, Grécia, México e Paquistão.
Resultados – Na versão masculina, a Tchecoslováquia retomou a medalha de ouro, tendo derrotado no encontro decisivo a favorita URSS; a seguir, nas demais colocações, Romênia, Polônia, Bulgária e EUA. O jogo teve a duração de duas horas. Os tchecos acumularam 18 pontos, produto de nove vitórias na chave dos dez finalistas. A URSS e a Romênia classificaram-se como vice-campeãs com 16 pontos cada, sete vitórias e duas derrotas. O Brasil foi o 11° colocado.
No feminino, a URSS confirmou seu favoritismo sendo bicampeã, seguida da Romênia, Tchecoslováquia e Polônia. Como no masculino, as brasileiras lograram a 11ª colocação.
Sistema das Competições – Foi estabelecido em função do número de participantes. Em votação, os organizadores mantiveram a fórmula prevista para o campeonato, que foi disputado em 10 chaves (masculino) disputando os 10 vencedores a final e os outros, as chaves de Classificação. O feminino foi disputado em 5 chaves. Os resultados das eliminatórias seriam considerados nos casos de desempate.
Chave Masculina
- URSS, Turquia, Coréia
- Tchecoslováquia, Alemanha Oriental
- Bulgária, Áustria
- Romênia, Itália
- Hungria, Holanda
- França, Luxemburgo, Israel
- Estados Unidos, Bélgica
- China, Brasil, Índia
- Iugoslávia, Alemanha Ocidental, Portugal
- Polônia, Cuba
Chave Feminina
- URSS, Estados Unidos, Israel, Luxemburgo
- Polônia, China, Áustria, Alemanha Ocidental
- Tchecoslováquia, Holanda, Bélgica
- Bulgária, França, Alemanha Oriental
- Romênia, Brasil, Coréia



31.3.2013 – (…) Sou leitor regular e vejo este artigo realmente muito bom.
CurtirCurtir