Mundial de Paris, 1956 (I)

Palais des SportsCleopatre_Comedie_Musicale_Palais_des_Sports_Paris007
O Palais des Sports atualmente utilizado para eventos e shows.

640px-Palais_des_Sports,_Lyon_wikipedia_duran_duran_france

 

 

Palais des Sports

 

Torneio Principal e Organização

Os Campeonatos Mundiais realizados em Paris (1956) contaram com 24 equipes masculinas e 18 femininas que, em muitas ocasiões, chegaram a lotar o Palais des Sports, com capacidade para 25 mil espectadores. No II Mundial, foram 11 representações masculinas e somente oito no feminino, tendo a URSS predominado nas duas categorias. Os jogos se desenvolveram entre os dias 30/8 e 12/9. As equipes ficaram hospedadas no Instituto Nacional dos Esportes que, por sua grande área, mais parecia uma grande fazenda. Era presidente da Federação Internacional de Voleibol o Senhor Paul Libaud. Desistiram de participar Finlândia, Grécia, México e Paquistão.

Resultados – Na versão masculina, a Tchecoslováquia retomou a medalha de ouro, tendo derrotado no encontro decisivo a favorita URSS; a seguir, nas demais colocações, Romênia, Polônia, Bulgária e EUA. O jogo teve a duração de duas horas. Os tchecos acumularam 18 pontos, produto de nove vitórias na chave dos dez finalistas. A URSS e a Romênia classificaram-se como vice-campeãs com 16 pontos cada, sete vitórias e duas derrotas. O Brasil foi o 11° colocado.

No feminino, a URSS confirmou seu favoritismo sendo bicampeã, seguida da Romênia, Tchecoslováquia e Polônia. Como no masculino, as brasileiras lograram a 11ª colocação.

Sistema das Competições – Foi estabelecido em função do número de participantes. Em votação, os organizadores mantiveram a fórmula prevista para o campeonato, que foi disputado em 10 chaves (masculino) disputando os 10 vencedores a final e os outros, as chaves de Classificação. O feminino foi disputado em 5 chaves. Os resultados das eliminatórias seriam considerados nos casos de desempate.

Chave Masculina

  1. URSS, Turquia, Coréia
  2. Tchecoslováquia, Alemanha Oriental
  3. Bulgária, Áustria
  4. Romênia, Itália
  5. Hungria, Holanda
  6. França, Luxemburgo, Israel
  7. Estados Unidos, Bélgica
  8. China, Brasil, Índia
  9. Iugoslávia, Alemanha Ocidental, Portugal
  10. Polônia, Cuba

Chave Feminina

  1. URSS, Estados Unidos, Israel, Luxemburgo
  2. Polônia, China, Áustria, Alemanha Ocidental
  3. Tchecoslováquia, Holanda, Bélgica
  4. Bulgária, França, Alemanha Oriental
  5. Romênia, Brasil, Coréia

Um comentário em “Mundial de Paris, 1956 (I)

Deixe um comentário