Oficina do Aprender Brincando e Jogando
Ensino crítico… “Contestar sempre as verdades estabelecidas é um princípio básico da pedagogia moderna. É um treinamento decisivo para quem deseja mais do que reproduzir, mas inventar. Ninguém inventa nada se for servil ao conhecimento passado”. (desconhecido)
Projeto de ação perene que visa à atualização de professores através de um Centro de Referência em Iniciação Esportiva.
Área de atuação: Educação, Cultura, Saúde e Desenvolvimento Social.
Busca de soluções metodológicas e pedagógicas; facilitador da INCLUSÃO por tornar o esporte acessível a TODOS.
Local de atuação: Município do Rio de Janeiro/Niterói e demais participantes.
Para ser compartilhado com milhares de crianças e parcerias com governo, prefeituras e instituições de ensino em todo o país e no exterior.
AUTOR: Roberto Affonso Pimentel.
Qualificação: Professor de Educação Física (UFRJ); Pós-graduado em Técnica de Voleibol (UFRJ); Foi atleta de alto nível; Técnico indoor e de Vôlei de Praia.
Resumo de atividades. 1. Pioneiro do minivoleibol no Brasil (1974); 2. Busca do conhecimento voltado para a Iniciação Esportiva possibilitou sua participação em congressos internacionais (Suécia e Argentina), a valorização de seus trabalhos e a riqueza dos detalhes. 3. Coordenador de programa nacional de Iniciação Esportiva no SESI; 4. Projetos desenvolvidos para a Confederação Brasileira de Volleyball (CBV); 5. Projetos com a Secretaria de Esportes da Presidência da República. 6. Inspiração e subsídios para Bernardinho, no Centro de Excelência Rexona e Governo do Paraná. 7. Projetos enviados para o Comitê Olímpico Brasileiro. 8. CBV adotou seu projeto de mini vôlei (Vivavôlei). 9. Iniciação no Morro do Cantagalo, precedendo o Criança Esperança. 10. Cursos e aulas em diversas universidades e escolas do Brasil. 11. Projetos em praias – Fortaleza, Recife, João Pessoa, Rio, Niterói – para milhares de crianças.
Missão – Esporte para TODOS; pesquisar e divulgar conhecimento.
Visão – Habilidades escolares e sociais; Metodologia com foco na criança.
Meta – Educação com QUALIDADE; Matriz para projetos Comunitários.
Abrangência – TODOS participam; Modelo para outros esportes.
Descrição. 1. Formatar Centro de Referência em Iniciação Esportiva; 2. Desenvolver Centro de Estudos para desenvolvimento de uma ciência em pedagogia dos esportes e treinamento; 3. Empreender a QUALIDADE TOTAL; 4. Multiplicar a qualificação de professores; 5. Produzir propostas transformadoras na estrutura metodológica das aulas de educação física em escolas primárias e secundárias. 6. Ampliar parcerias, ser referência para diversas instituições.
1. Proposta INCLUSIVA voltada para três frentes – universitários, docentes e crianças. 2. Utilização do ambiente escolar e comunitário. NÃO se cogita prospecção de talentos. Residência pedagógica para acadêmicos e professores.
Número de indivíduos beneficiados diretamente: 1. Alunos do Ensino Fundamental (7-14 anos); 2. Universitários e professores.
Objetivo(s)
Objetivo geral – Desenvolver estudos relativos ao MOVIMENTO visando seu desenvolvimento integral e inserção social.
Objetivos específicos – a) Participação ativa da comunidade acadêmica em pesquisas e troca de informações na área da Formação e Iniciação Esportiva; b) Formulação e divulgação de propostas pedagógicas; c) Contribuição para a difusão – internet – junto às universidades e governo; d) Busca e discussão de metodologias aplicáveis em tempo real.
Atividades. Atuações preliminares com base em metodologia desenvolvida pelo autor para o ensino do mini voleibol. Num segundo tempo, estendidas para outros esportes. O aluno é visto como pessoa única, com sua afetividade, percepções e crítica a serem desenvolvidas. Tema principal é a criança, o movimento, a aprendizagem e o pensamento. Centro das atividades: a) aluno é o protagonista; b) bola é um brinquedo; c) jogo antes da técnica; d) técnica se aprende jogando. Estrutura das atividades parte da organização de jogos simples aos mais complexos. Cursos práticos com prioridade na dinâmica da aula. Conteúdo composto de unidades didáticas – linha de ação. Formação continuada de docentes calcada na prática reflexiva em grupos de estudos. Acompanhamento permanente pela Internet.
Período de vigência: Perene. Esforços se voltam para sua consolidação em âmbito regional no prazo de dois (2) anos.
Parceiros institucionais: Universidades, Prefeituras, ONGs.
Parceiros no exterior (Internet): Portugal tem produzido ciência em esportes e tenta mudar métodos de ensino com o GIRA-VOLEI (Federação Portuguesa de Voleibol).


professor estou com problemas de conseguir artigos de mini-vôlei ,estou fazendo meu tcc sera q o senhor poderia de alguma maneira estar conseguindo alguns artigos ,tenho alguns mas queria mais..
moro na favela da rocinha e trabalho com o mini-vôlei e acredito muito nesta metodologia!!!! obrigado
EMAIL: THIAGOLOPESSILVA@GMAIL.COM
CurtirCurtir
Thiago,
Sou-lhe grato por sua manifestação e por sua vontade em se aprofundar cada vez mais nas maravilhas do ensino de voleibol. Os artigos que disponibilizo neste blogue não são ainda suficientes? Faça uma visita à Categoria “Sumário” e veja os artigos específicos sobre o mini. Contudo, se ainda não estiver satisfeito, perceba que em “Metodologia e Pedagogia”, “Fórum” e “Formação Continuada”, todos se referem ao aprendizado, à construção do conhecimento, não importa se para crianças ou adultos. Após leitura atenta e paciente, perceberá minha intenção em favorecer o professor na QUALIDADE de suas aulas. Tento aliar “teoria” e “prática”. Por outro lado, se insuficiente para você, sugiro a busca na Internet, mas não creio que encontrará “novidades” que não estejam aqui contempladas. Avise-me a seguir sobre os seus passos para melhor auxiliá-lo. E parabéns pelo seu trabalho e interesse. Roberto Pimentel.
CurtirCurtir
caro professor,
obrigado pela orientação e digo que ainda vou ”Perturbar” muito o senhor com perguntas e muitas dúvidas.
Obrigado mais uma vez!! eu volto…!!!
CurtirCurtir
Thiago, você nunca estará a me perturbar, pelo contrário. Este blogue está a serviço dos interessados em dialogar sobre o ensino e a educação. Volte sempre com suas simpáticas intervenções e, se possível, traga seus amigos para dialogarmos. Tem algum trabalho em andamento na Rocinha?
CurtirCurtir
caro professor,
Lendo mais sobre mini-vôlei aqui mesmo no site pude descobrir que temos um amigo em comum o Prof. Afonso MacDowell!!!
CurtirCurtir
Thiago,
Felicito-o pelo seu empenho e frequência a este blogue. Imagino que esteja cumprindo o meu papel de produzir mais e mais informações a respeito do ensino dos desportos. Quando puder, dê um abraço no prof. Afonso.
CurtirCurtir
Olá Roberto, parabéns pelo seu trabalho!!
Prof.Jimmy(Niterói)
http://www.professorjimmy.com.br
CurtirCurtir
Prof. Jimmy,
Agradeço o incentivo e prometo manter-me fiel à proposta. Volte sempre e contribua com seu entusiasmo nessa tarefa. Precisamos de gente como você.
CurtirCurtir