
PROCRIE
CENTRO DE REFERÊNCIA EM INICIAÇÃO ESPORTIVA

DA PRÁTICA À TEORIA (¹)
Reescrevendo o Desempenho de Pessoas


PREVINAM-SE!
“As pessoas sempre resistirão porque sempre resistem a novas ideias. Lembrem-se: o mesmo aconteceu com Galileu. Todavia, não leve isso para o lado pessoal”(²).
Inovar é valor percebido
Transformando pessoas e suas vidas
Precisamos de novas escolhas que equilibrem as necessidades de indivíduos e da sociedade como um todo; novas ideias que lidem com os desafios globais de saúde, pobreza, educação. Contudo, precisa-se de uma abordagem eficaz e acessível, integrada a todos os aspectos envolvidos e que indivíduos possam utilizar para gerar ideias que façam a diferença.
Quando um produto ou serviço é inovador ele causa impacto na vida das pessoas e transforma para sempre a forma delas viverem e trabalharem.
Mapa mental
Visualizar uma ideia utilizando uma técnica com longa e rica história
Uma representação visual ajuda a ver as relações entre os diferentes tópicos, dá um senso mais intuitivo do todo e ajuda a pensar em como exemplificar melhor uma ideia. Não existe uma melhor forma de percorrer o processo. Há pontos de partida e de referência úteis ao longo do caminho. O modo contínuo da inovação pode ser visto como um sistema de espaços que se sobrepõem:
Inspiração, o problema ou a oportunidade que motiva a busca por soluções
Idealização, o processo de gerar, desenvolver e testar ideias
Execução, o caminho que vai da sala de design ao mercado
Atitude de experimentação
Você se torna mais inteligente a partir de seus erros
— antigo provérbio alemão
Todos nós temos necessidades preliminares na construção de nossas atividades: são os exercícios de adaptação a algo novo. Para isso, precisamos de tempo e espaço para cometer erros. É bem possível que tenhamos que imitar a natureza na desconcertante variedade envolvida em um ecossistema saudável, afinal não passa de um exercício de experimentação sustentada.
Pensar com as mãos
A prototipagem é a disposição de seguir adiante e testar alguma hipótese construindo o objeto ou projeto, constituindo-se na melhor evidência de experimentação. É um pensar com as mãos, algo ainda abstrato a ser orientado por especificações e planejamento. Ambos têm seu valor e cada qual tem sua melhor aplicação, mas um deles é mais eficaz para criar novas ideias e levá-las adiante.
— Quer saber qual deles?
Para você pensar:
— Como seria jogar voleibol com a rede coberta?

LEIA MAIS…
Como Ensinar? A metodologia a empregar é fundamental para o desenvolvimento motor da criança ao longo da sua vida. Compreendido dessa forma chamo a atenção dos professores para teorias modernas da Psicologia Pedagógica, Neurociência, Design Thinking, a respeito de fatores fundamentais no ensino.
Pioneirismo em Metodologia de Ensino Esportivo
Um Manual de Engenharia Pedagógica que, longe de se constituir numa cartilha, pretende aguçar o envolvimento do professorado em questões conflitantes relativas às práticas de ensino. Uma janela instigante que enfatiza novíssimas formas de aprendizado e acessível para pesquisas que podem (e vão) revolucionar a Educação.
Mais do que Atividades Físicas: é Revolucionário!
Alunos avaliam e compartilham resultados passo a passo pela Internet.
Autonomia: não se trata de adestrar, mas Ensinar a Pensar.
Destaque para novíssima Praxia(³), uma REVOLUÇÃO no ensino.
Didáticas e práticas adequadas caso a caso.
(¹) Ênfase nas práticas do autor, com gênese na sua inspiração, incentivadoras de novas ideias, e cuja execução se incorporam ao cotidiano das pessoas; recriam-se e fornecem alternativas maravilhosas.
(²) Do livro “As 3 Leis do Desempenho”, Steve Zaffron e Dave Logan.
(³) Praxia (psicologia): função que permite a realização de gestos coordenados e eficazes.
