Estamos próximo de atingir nossa meta de 1 mil artigos para deleite dos internautas interessados em Metodologias de Ensino – Escolar e Desportiva. O que não desmerece qualquer ensino de habilidade humana.
Da Jabulani à Brazuca, a Bola da Copa do Mundo/2014
A semana na Costa do Sauípe está agitada, com toda a preparação para o sorteio da Copa do Mundo 2014. Longe dalí, no Rio de Janeiro, foi lançada na noite desta terça-feira ( dia 3) a bola oficial da Copa, chamada de Brazuca. Em mais de dois anos de testes, a bola passou pelos pés de 600 jogadores, entre eles Lionel Messi e Zinedine Zidane e por mais de 10 seleções. (Foto: DIVULGAÇÃO/ADIDAS)
Essa foi a primeira vez em que os torcedores estiveram diretamente envolvidos na escolha do nome da bola da Copa do Mundo da FIFA. “Brazuca é um termo informal, utilizado pelos brasileiros para descrever o orgulho nacional pelo estilo de vida do país. Simboliza emoção, orgulho e boa vontade com todos, de forma semelhante à abordagem local ao futebol”. (Wikipédia)
As características da Brazuca faz jus ao nome, é predominante branca como manda a tradição para as bolas oficiais de Copa do Mundo, o desenho é imitando as curvas do rio Amazonas em cores da bandeira do Brasil. Segundo a Adidas, empresa fabricante da bola, diz que sua estrutura é diferenciada ela é simétrica de seis painéis idênticos que imitam as fitas do Senhor do Bonfim da Bahia. A bola tem uma inovação estrutural, com uma simetria de seis painéis idênticos ao lado de uma diferente estrutura de superfície, proporcionando, segundo especialistas, melhor aderência, toque, estabilidade e aerodinâmica no gramado. Ela tem um formato bem parecido com a Cafusa, utilizada na Copa das Confederações 2013. (Portal 2014, 04/12/2013)
A tecnologia aplicada na Brazuca é a mesma usada na Cafusa, bola oficial da Copa das Confederações deste ano, e da Tango 12, que rolou na Eurocopa de 2012 e ainda nas partidas da Liga dos Campeões da Europa. Ela pesa 437 gramas e passou por um completo processo de teste durante dois anos e meio.
JABULANI
Antecedendo a Copa do Mundo de Futebol de 2010, publicamos um artigo sobre a bola feita especialmente para o evento, denominadaJabulani. Na oportunidade, aproveitamos para discorrermos sobre a importância de uma bola em qualquer desporto e como pode ser aproveitada em benefício dos atletas. Mas também, os cuidados quanto às suas características diferenciadas das demais, em práticas corriqueiras. A novidade sempre pode produzir alguma celeuma, para mais ou para menos. Assim, toda e qualquer informação dos fabricantes será bem-vinda antes dos acontecimentos. Em 11/jul./2010 postamos o artigo Jabulani vs. Mikasa que é possível tenha recebido o maior número de visitas em um só dia jamais alcançado por outro até hoje neste Procrie. Foram 724 visualizações!
As suas características e efeitoscolateraisforam examinados e discutidos no artigo que, além disso, comparava-os com os efeitos que uma bola de voleibol – aMikasa– poderia conter quando manipulada convenientemente, guardadas as características de ambas. Vale a pena rever o artigo mencionado acima.
MIKASA
Compartilhe isso: "Faço gosto em colher sua opinião e compartilhamento; quando puder, comente! Assim, aprenderemos todos".
Publicado por Procrie - Centro de Referência em Iniciação Esportiva
APRESENTAÇÃO
VISÃO: Construção de plataforma pedagógica para docentes aplicável nas 184 mil escolas brasileiras. A Praxia é extensiva a catedráticos das Ciências da Educação e da Educação Física e Desportos, haja vista as buscas do autor no antigo duelo entre TEÓRICOS e PRÁTICOS. As Prototipagens apresentadas ao longo de suas apresentações públicas configuram seu potencial didático. Neste século, em destaque seus estudos em Metodologias de Ensino com base na novel Neurociência e Psicologia cognitivas, para quaisquer habilidades humanas.
OBJETIVO: Uma Educação segundo a concepção da Ciência da Motricidade Humana; postulamos as virtualidades educativas e pedagógicas para todos, campeões ou adeptos do lazer desportivo.
COMO FAZER: Por que ensino/aprendizagem a partir da quadra ou ginásio esportivo? Na Grécia antiga a ginástica fazia parte da pedagogia – Paideia – e da excelência moral:
“O ateniense mostrava-se mais à vontade no ginásio do que em sua casa, onde dormia e comia”. Abordagem interdisciplinar: Matemática, Português, Música, TICs.
INOVAÇÃO & CRIATIVIDADE: Cultura, Educação, Esporte, Lazer para TODOS. Inovamos em Treinamento Profundo - teoria mielínica - e na PRAXIA. Alcançamos nível internacional com obra REVOLUCIONÁRIA! Pretendemos construir uma plataforma pedagógica aplicável na formação profissional continuada de professores em diversas áreas: Pedagogia, Educação Física, Desportos, Motricidade Humana. Todas contribuindo para a excelência em Educação para a Vida. Ensino a Distância (EaD) Centro de Referência em Iniciação Esportiva: http://www.procrie.com.br. A partir de 2009, blog Procrie (589 posts) para formação profissional continuada de professores, proposta de um Centro de Estudos e oferta de alentado Manual de Engenharia Pedagógica. Procedemos a contatos para intercâmbio cultural e apoio: Fundação Banco do Brasil, Roberto Marinho, Universidade de Harvard, do Porto, de Lisboa...
QUEM FAZ: Iniciamos nossa atividade pública em 1974, promovendo cursos de iniciação esportiva para o SESI (nacional); e ao longo dos anos, para CBV (1.200 alunos, Viva Vôlei); universidades, apresentações em escolas públicas e particulares. Cursos (gratuitos e regulares) para 300-400 crianças, nas praias de Icaraí e Copacabana (3 anos). Subsídios pedagógicos para Bernardinho ( Rexona). A par disso, professor de Ed. Física e Técnico em Voleibol (ENEFD, atual UFRJ, 1965-1968), atuante em diversos clubes – técnico e atleta –, treinador de vôlei de praia. Em 1962, convocado para a seleção brasileira, Mundial em Moscou; em 1963, para o Mundial Universitário e Pan-Americano no Brasil.
LIVROS: História do Voleibol no Brasil (1937-2000), 2 vols., 1.047 págs : enciclopédico, memorialista, obra de referência; Villa Pereira Carneiro (400 pág.), história de um bairro de Nichteroy (1920-1960). Como funcionário do Banco do Brasil, compus livro inédito – Intercâmbio Comercial Brasileiro –, revelando estatísticas de Comércio Exterior (4 vol., 25 mil exemplares, em cores, editado pelo Banco do Brasil). Nota: em 1987 recebemos convite da Assessoria Especial da Presidência do Banco do Brasil para projeto nas AABBs do país, não concretizado por problema político/administrativo.
Ver todos os posts de Procrie - Centro de Referência em Iniciação Esportiva