História do Voleibol no Brasil, por Roberto A. Pimentel.

IMPERDÍVEL! Certamente você nunca viu algo similar: uma história anterior a 1984 que precisava ser contada.
Afinal, está saindo do prelo a História do Voleibol no Brasil no séc. XX. São narrativas contadas a partir de 1939, divididas em dois volumes e 1.047 pág., reunindo cerca de 200 fotos de acervos particulares, índice onomástico e mais de três mil nomes. No primeiro volume, um retrato do esporte na cidade do Rio de Janeiro como nunca visto: a evolução das Regras desde o seu nascimento, as primitivas Atas da Liga, o ineditismo e fatos curiosos sobre a Arbitragem, as primeiras bolas, pisos, uniformes e muito mais. Em anexo, uma radiografia da FVERJ e variados temas pertinentes. No volume II, acompanharão a trajetória das seleções brasileiras a partir de 1951 e os respectivos envolvimentos em competições internacionais, além do conhecimento das Federações filiadas à Fivb.
Ode aos que construíram a verdadeira história do esporte no Brasil.
Nasci em 3 de novembro de 1939, em Nyctheroy, no estado do Rio de Janeiro. Acabo, portanto, de completar 73 anos de idade, congregando uma família linda composta de minha esposa meiga e dedicada – Maria da Glória -, e dos três filhos – Roberto (Beto), Renato, Flávia. Esta união deu-se em nosso casamento em jan./1967, foi ampliada de um casal de netos – Renato e Lorena – e um terceiro que o Senhor está a nos enviar até meados do ano vindouro. Contamos ainda com os novos filhos, nossos genros, Leandro e Maira, pais dos pequeninos netos. Acrescente-se que sou o 5º filho de uma ninhada de oito, de meus pais Antônio e Maria Thereza, ambos no céu.

Deixo consignada essa breve genealogia, pois devo muito a todos eles da minha felicidade e a força para trabalhar na obra que estou a ponto de lançar nos próximos dias. Trata-se de uma História do Voleibol no Brasil no séc. XX repleta de homenagens a “volistas” anônimos e desconhecidos dos jovens apreciadores da modalidade em que se transformou o vôlei nacional – primeiro do ranking da Fivb – e, agora, ostentando com justo orgulho um brasileiro no cargo máximo da entidade, o Senhor Ary da Silva Graça Filho, também ele um ex-atleta.
Não sou escritor e tão pouco historiador, move-me um sentimento de generosidade em relatar às demais gerações o que representava o desporto voleibol para os cidadãos. Estaremos aguardando uma brecha na extensa e compreensível agenda no novel presidente e, segundo um dos seus assessores próximos, devemos marcar para abril, quando das finais dos jogos da Super Liga, o lançamento oficial da obra. Até lá, aqui e acolá, breves incursões por redutos de interessados, curiosos e ex-atletas que há muito anseiam pelo livro, estaremos compartilhando as leituras e lembranças também de muitos que já partiram. Aos que estão fora do Rio de Janeiro, especialmente àqueles empenhados em trabalhos de pesquisa, mestrado e afins, e que desejem imediatamente o livro, solicitamos que entrem em contato para que os instrua na aquisição e remessa dos exemplares via Correios. Não serão disponibilizados em livrarias.
Meus agradecimentos àqueles que construíram essas histórias, a seus familiares que nos oportunizaram seus acervos, entrevistas com ex-atletas, dirigentes e até curiosos, e à categoria tão pouco prestigiada em outros tempos – Oficiais de Arbitragem – agora elevados à sua verdadeira posição no quadro geral do esporte. Tomara que todos, sem exceção, tenham boas leituras e, especialmente a nova geração que já desfruta de muitas informações neste Procrie.
Até breve!
————————————————————————————— ATENÇÃO!
PEDIDOS PELA INTERNET: roberto_pimentel@terra.com.br/
INVESTIMENTO: R$ 70,00 (setenta Reais) (somente os dois volumes; + Correios)
—————————————————————————————
COMENTÁRIOS
PS: Não poderia deixar passar em branco a oportuníssima mensagem do Professor Paulo E. H. Matta, no artigo História do Voleibol Agora em Brasília. Eis a nossa troca de correspondências:
Paulo Matta, enviado em 29/08/2013
Roberto,
Com esta obra você não apenas contou a história do voleibol como, sobretudo, passou a fazer parte dela. Poucas vezes um autor se dedicou tanto à produção de um livro como você. As obras tornam-se leitura obrigatória para os amantes e estudiosos de nosso esporte.
Abraço, Paulo Matta.Roberto Pimentel, enviado em 30/08/2013,
Em resposta a Paulo Matta:
São carinhos envolventes como esse que nos recompensam e animam a continuar na Missão que elegemos em favor de um ensino mais condizente para as novas gerações de professores. Obrigado a você e à sua querida Irene, que sempre o incentivou em sua passagem vitoriosa pela vida. Grato também por sua paciência e ilustrações ao longo de nossas entrevistas. Devo-lhe muito. Roberto Pimentel.
—————————————————-
Esta é a primeira edição, e talvez a única, de uma História do Voleibol nunca contada com tantos detalhes. É realmente enciclopédica!

24.11.2012 – Eu precisava escrever esta observação para agradecer mais uma vez pelas técnicas preciosas que contribuíram neste artigo. Você é muito generoso com pessoas para apresentar abertamente o que um número de pessoas poderia ter feito para um livro eletrônico e obter algum dinheiro por conta própria.Particularmente, você poderia muito bem ter tentado se quisesse. Estou certo que há vários casos bastante agradáveis à frente para os indivíduos que começam a ler o seu blog.
CurtirCurtir
7.6.2013 – (Lunette)…Local fantástico! Estou amando isso! Vamos voltar novamente. Estou tomando seus feeds também.
CurtirCurtir
muito legal //
CurtirCurtir
Grato Paaola Eduarda,
Gostaria de saber mais sobre a História do Voleibol no Brasil? Muitíssimo mais do que a imprensa propaga? Poderá descobrir muitos detalhes e pessoas que construíram essas histórias. Aguardo-a!
Veja o artigo “Obra Enciclopédica e Memorialista”. É IMPERDÍVEL!
CurtirCurtir
Olá Roberto,
Espero que esta mensagem o encontre de boa saúde e bem disposto.
Envio por aqui já que o seu email parece estar a rejeitar mensagens enviadas.
Peço desculpa pela resposta atrasada, mas a vida aqui em Londres tem sido muito intensa, como sempre e cada vez mais.
Foi com muita satisfação que recebi este seu email e vi a fotografia com o Roberto e o seu simpático filho, vestido com a camisola do Sovolei.
Tem razão, o Sovolei anda um pouco parado. Isso é porque, como lhe disse antes, o Jorge está numa fase complicada e eu tenho pouco tempo.
Mesmo assim tento actualizar sempre que posso, mesmo que seja só através do Facebook, onde temos já + de 4000 seguidores.
Espero em breve ter mais tempo não só para actualizar o Sovolei mas também para ler os seus escritos que tanta inspiração tem.
Um abraco!
CurtirCurtir
Grato Luís,
Já percebi problema no e-mail e tentarei resolver. Busco soluções para retornar ao Sovolei através de sinopses ou resumos das postagens neste Procrie. Mas continuo sem “descobrir” o meu reingresso. Realizei várias tentativas, todas sem sucesso. Inclusive pedi ajuda que ainda não me chegou. Sucesso!
CurtirCurtir
Excellent article. I certainly love this site. Continue the great work!
CurtirCurtir
It’s amazing to pay a visit this web site and reading the views of all colleagues on the topic of this paragraph, while I am also eager of getting experience.
CurtirCurtir