Pedagogia do Êxito

 Que parte cabe ao mestre? Que parte cabe à criança?

Se VOCÊ já leu o artigo postado anteriormente – Pedagogia da Expressão – gostaríamos que compartilhasse conosco suas experiências. Assim, quando se sentir à vontade, envie-nos um breve comentário que publicaremos sob este mesmo título (post), reservando-nos o direito de uma leitura interpretativa (sem desvio de opinião) para dimensionar na página.

As práticas de livre expressão da criança criam nas classes uma atmosfera de confiança, de camaradagem, e mesmo de ternura, o que suscita novos aspectos de pensamento adulto e infantil. “Nesse encontro de crianças e do adulto se exige uma sinceridade igual de uma parte e de outra”. Ao lhes fornecer exemplos de evoluções procura-se fazer com que sintam o quanto a atitude do educador deve ser de auxílio, encorajadora, para levar a criança a ultrapassar seus limites, a fazer um esforço em relação a si própria, a enriquecer suas experiências em contato com outrem.

Responda às perguntas acima e COMPARTILHE sua opinião; eis uma feliz oportunidade de nos aproximarmos ainda mais!

Sugerimos ainda a leitura do artigo Mini Voleibol na Escola (12/2/2009) em que citamos alguns exemplos de prática livre entre os alunos de várias séries em seus momentos fora de aula nas escolas. Relembramos parte dele com um dos exemplos ali vinculados.

Experiência em trabalhos ativos: originalidade e liberdade

Instalamos 13 campos de minivôlei: Recreio Alegre. Professor NÃO entra!

No final da década de 80 sugeri à coordenação do colégio Salesianos, de Niterói, a implantação do minivoleibol no recreio e horas vagas de seus alunos. Foram instaladas treze pequenas quadras que permaneceram até nossos dias, sempre disponíveis para a prática livre, fora do horário de aula e sem a presença de qualquer professor. Após breve período de adaptação com a novidade e a consequente aceitação, a Coordenação de Educação Física houve por bem definir a disponibilidade dos campos por séries, de forma a atender a demanda democraticamente. Mais adiante, foi-lhes sugerido organizarem torneios, que se tornaram um acontecimento inédito. E, ainda, sem a participação dos docentes. Regras, tabelas de jogos, tudo orquestrado pelos alunos. Promovi também uma reportagem inédita com a TV – Educativa no intuito de divulgar a metodologia e suas inerentes vantagens. Foi vinculada para todo o País. Com o passar do tempo, registrou-se um fato concreto, comentado pelo experiente professor das equipes de voleibol do educandário: “A partir da instalação dos pequenos campos, os candidatos a integrarem nossas equipes já chegam jogando voleibol”. Exemplos dessa natureza observei igualmente em clube da Zona Sul do Rio de Janeiro, onde instalei alguns campos para a prática do mini voleibol: as crianças, por si só desenvolviam destreza e habilidade no manejo da bola, raciocínio rápido e, ainda, uma inteligência tática muito aprimorada, capaz de encantar qualquer observador mais atento. Em suma, “aprendem sozinhos”, sem a presença do professor.
Estas são formas de como solucionar dificuldades para aplicação do ensino de um desporto – despertar o interesse e disponibilizar instalações e equipamento – a baixo custo. Compete ao professor, mesmo generalista ou com pouco conhecimento do voleibol, que indique aos seus alunos alguns dispositivos básicos – como organizar um torneio – para que adquiram a capacidade de se desenvolverem por conta própria.

———————————————————————————————————-

4 comentários em “Pedagogia do Êxito

  1. 8.11.2012 – (Balanced)… Muito bem escrito o post. Será útil para qualquer pessoa que o utiliza, inclusive eu. Mantenha o bom trabalho. Mal posso esperar para ler mais posts.
    6.11 – (How can I) … Eu só queria desenvolver uma observação rápida, de modo a agradecer pelo método magnífico você está dando a este site. Minha extensa investigação pela internet já foi compensada com estratégias benéficas para compartilhar com meus amigos. Muitos de nós, os visitantes, estamos verdadeiramente abençoados por estar em um lugar fantástico com tantas pessoas especiais com táticas muito úteis. Eu me sinto com sorte por ter usado o seu site e esperamos muitos outros momentos agradáveis de ler aqui. Obrigado mais uma vez por tudo.

    Curtir

Deixe um comentário