Estamos próximo de atingir nossa meta de 1 mil artigos para deleite dos internautas interessados em Metodologias de Ensino – Escolar e Desportiva. O que não desmerece qualquer ensino de habilidade humana.
Que parte cabe ao mestre? Que parte cabe à criança?
Se VOCÊ já leu o artigo postado anteriormente – Pedagogia da Expressão – gostaríamos que compartilhasse conosco suas experiências. Assim, quando se sentir à vontade, envie-nos um breve comentário que publicaremos sob este mesmo título (post), reservando-nos o direito de uma leitura interpretativa (sem desvio de opinião) para dimensionar na página.
As práticas de livre expressão da criança criam nas classes uma atmosfera de confiança, de camaradagem, e mesmo de ternura, o que suscita novos aspectos de pensamento adulto e infantil. “Nesse encontro de crianças e do adulto se exige uma sinceridade igual de uma parte e de outra”. Ao lhes fornecer exemplos de evoluções procura-se fazer com que sintam o quanto a atitude do educador deve ser de auxílio, encorajadora, para levar a criança a ultrapassar seus limites, a fazer um esforço em relação a si própria, a enriquecer suas experiências em contato com outrem.
Responda às perguntas acima e COMPARTILHE sua opinião; eis uma feliz oportunidade de nos aproximarmos ainda mais!
Sugerimos ainda a leitura do artigo Mini Voleibol na Escola (12/2/2009) em que citamos alguns exemplos de prática livre entre os alunos de várias séries em seus momentos fora de aula nas escolas. Relembramos parte dele com um dos exemplos ali vinculados.
Experiência em trabalhos ativos:originalidade e liberdade
No final da década de 80 sugeri à coordenação do colégio Salesianos, de Niterói, a implantação do minivoleibol no recreio e horas vagas de seus alunos. Foram instaladas treze pequenas quadras que permaneceram até nossos dias, sempre disponíveis para a prática livre, fora do horário de aula e sem a presença de qualquer professor. Após breve período de adaptação com a novidade e a consequente aceitação, a Coordenação de Educação Física houve por bem definir a disponibilidade dos campos por séries, de forma a atender a demanda democraticamente. Mais adiante, foi-lhes sugerido organizarem torneios, que se tornaram um acontecimento inédito. E, ainda, sem a participação dos docentes. Regras, tabelas de jogos, tudo orquestrado pelos alunos. Promovi também uma reportagem inédita com a TV – Educativa no intuito de divulgar a metodologia e suas inerentes vantagens. Foi vinculada para todo o País. Com o passar do tempo, registrou-se um fato concreto, comentado pelo experiente professor das equipes de voleibol do educandário: “A partir da instalação dos pequenos campos, os candidatos a integrarem nossas equipes já chegam jogando voleibol”. Exemplos dessa natureza observei igualmente em clube da Zona Sul do Rio de Janeiro, onde instalei alguns campos para a prática do mini voleibol: as crianças, por si só desenvolviam destreza e habilidade no manejo da bola, raciocínio rápido e, ainda, uma inteligência tática muito aprimorada, capaz de encantar qualquer observador mais atento. Em suma, “aprendem sozinhos”, sem a presença do professor.
Estas são formas de como solucionar dificuldades para aplicação do ensino de um desporto – despertar o interesse e disponibilizar instalações e equipamento – a baixo custo. Compete ao professor, mesmo generalista ou com pouco conhecimento do voleibol, que indique aos seus alunos alguns dispositivos básicos – como organizar um torneio – para que adquiram a capacidade de se desenvolverem por conta própria.
———————————————————————————————————-
Compartilhe isso: "Faço gosto em colher sua opinião e compartilhamento; quando puder, comente! Assim, aprenderemos todos".
Publicado por Procrie - Centro de Referência em Iniciação Esportiva
APRESENTAÇÃO
VISÃO: Construção de plataforma pedagógica para docentes aplicável nas 184 mil escolas brasileiras. A Praxia é extensiva a catedráticos das Ciências da Educação e da Educação Física e Desportos, haja vista as buscas do autor no antigo duelo entre TEÓRICOS e PRÁTICOS. As Prototipagens apresentadas ao longo de suas apresentações públicas configuram seu potencial didático. Neste século, em destaque seus estudos em Metodologias de Ensino com base na novel Neurociência e Psicologia cognitivas, para quaisquer habilidades humanas.
OBJETIVO: Uma Educação segundo a concepção da Ciência da Motricidade Humana; postulamos as virtualidades educativas e pedagógicas para todos, campeões ou adeptos do lazer desportivo.
COMO FAZER: Por que ensino/aprendizagem a partir da quadra ou ginásio esportivo? Na Grécia antiga a ginástica fazia parte da pedagogia – Paideia – e da excelência moral:
“O ateniense mostrava-se mais à vontade no ginásio do que em sua casa, onde dormia e comia”. Abordagem interdisciplinar: Matemática, Português, Música, TICs.
INOVAÇÃO & CRIATIVIDADE: Cultura, Educação, Esporte, Lazer para TODOS. Inovamos em Treinamento Profundo - teoria mielínica - e na PRAXIA. Alcançamos nível internacional com obra REVOLUCIONÁRIA! Pretendemos construir uma plataforma pedagógica aplicável na formação profissional continuada de professores em diversas áreas: Pedagogia, Educação Física, Desportos, Motricidade Humana. Todas contribuindo para a excelência em Educação para a Vida. Ensino a Distância (EaD) Centro de Referência em Iniciação Esportiva: http://www.procrie.com.br. A partir de 2009, blog Procrie (589 posts) para formação profissional continuada de professores, proposta de um Centro de Estudos e oferta de alentado Manual de Engenharia Pedagógica. Procedemos a contatos para intercâmbio cultural e apoio: Fundação Banco do Brasil, Roberto Marinho, Universidade de Harvard, do Porto, de Lisboa...
QUEM FAZ: Iniciamos nossa atividade pública em 1974, promovendo cursos de iniciação esportiva para o SESI (nacional); e ao longo dos anos, para CBV (1.200 alunos, Viva Vôlei); universidades, apresentações em escolas públicas e particulares. Cursos (gratuitos e regulares) para 300-400 crianças, nas praias de Icaraí e Copacabana (3 anos). Subsídios pedagógicos para Bernardinho ( Rexona). A par disso, professor de Ed. Física e Técnico em Voleibol (ENEFD, atual UFRJ, 1965-1968), atuante em diversos clubes – técnico e atleta –, treinador de vôlei de praia. Em 1962, convocado para a seleção brasileira, Mundial em Moscou; em 1963, para o Mundial Universitário e Pan-Americano no Brasil.
LIVROS: História do Voleibol no Brasil (1937-2000), 2 vols., 1.047 págs : enciclopédico, memorialista, obra de referência; Villa Pereira Carneiro (400 pág.), história de um bairro de Nichteroy (1920-1960). Como funcionário do Banco do Brasil, compus livro inédito – Intercâmbio Comercial Brasileiro –, revelando estatísticas de Comércio Exterior (4 vol., 25 mil exemplares, em cores, editado pelo Banco do Brasil). Nota: em 1987 recebemos convite da Assessoria Especial da Presidência do Banco do Brasil para projeto nas AABBs do país, não concretizado por problema político/administrativo.
Ver todos os posts de Procrie - Centro de Referência em Iniciação Esportiva
Publicado
4 comentários em “Pedagogia do Êxito”
1.11.2012 – (onlinetvsoftware)…Uau! Seu post é ótimo! Boa informação, muito obrigado, vou acompanhar de perto o seu agradável sucesso.
8.11.2012 – (Balanced)… Muito bem escrito o post. Será útil para qualquer pessoa que o utiliza, inclusive eu. Mantenha o bom trabalho. Mal posso esperar para ler mais posts.
6.11 – (How can I) … Eu só queria desenvolver uma observação rápida, de modo a agradecer pelo método magnífico você está dando a este site. Minha extensa investigação pela internet já foi compensada com estratégias benéficas para compartilhar com meus amigos. Muitos de nós, os visitantes, estamos verdadeiramente abençoados por estar em um lugar fantástico com tantas pessoas especiais com táticas muito úteis. Eu me sinto com sorte por ter usado o seu site e esperamos muitos outros momentos agradáveis de ler aqui. Obrigado mais uma vez por tudo.
1.11.2012 – (onlinetvsoftware)…Uau! Seu post é ótimo! Boa informação, muito obrigado, vou acompanhar de perto o seu agradável sucesso.
CurtirCurtir
8.11.2012 – (Balanced)… Muito bem escrito o post. Será útil para qualquer pessoa que o utiliza, inclusive eu. Mantenha o bom trabalho. Mal posso esperar para ler mais posts.
6.11 – (How can I) … Eu só queria desenvolver uma observação rápida, de modo a agradecer pelo método magnífico você está dando a este site. Minha extensa investigação pela internet já foi compensada com estratégias benéficas para compartilhar com meus amigos. Muitos de nós, os visitantes, estamos verdadeiramente abençoados por estar em um lugar fantástico com tantas pessoas especiais com táticas muito úteis. Eu me sinto com sorte por ter usado o seu site e esperamos muitos outros momentos agradáveis de ler aqui. Obrigado mais uma vez por tudo.
CurtirCurtir
Hola me ha encantado con tu página no te conocía a partir de ahora. Felicidades tienes una web fantástica Gracias por compartir con todos.
CurtirCurtir
Gracias por invitarme a escribir he disdrutado con tu página no te conocía hoy. Felicidades tienes un blog fantástico Gracias por compartir con todos.
CurtirCurtir