A Mulher no Esporte – Parte 2

Participação das Mulheres
Acreditam vocês que possamos encontrar “talentos” pedagógicos entre mulheres e professoras, ainda que não tenham sido atletas olímpicas, para difundir o gosto pelo esporte no interior do Brasil?  Pois, acreditem, esse foi um dos primeiros desafios pelo qual me predispus a compor este blogue: “Quero levar o máximo de conhecimento à professorinha que atua na selva amazônica”.  Vejam este compromisso exarado uma vez mais em “Desenvolvimento do Vôlei Brasileiro” (23.2.2012). 

Notem que usei o termo professorinha em sentido carinhoso e gentil, pela dedicação e apego à missão a que se dispõe a servir.  

Foto: Reuters

COI entrega prêmios pela contribuição no esporte feminino
Deu no Terra, 17 de fevereiro de 2012

A indiana Manisha Malhotra recebe o Troféu Mundial das mãos de Jacques Rogge em cerimônia realizada na noite desta quinta-feira, em Los Angeles.

Nesta quinta-feira, o Comitê Olímpico Internacional (COI) premiou cinco mulheres e uma organização por suas contribuições com o desenvolvimento da participação feminina no esporte e na administração esportiva, em cerimônia realizada em Los Angeles, nos Estados Unidos. Apresentados na noite inaugural da 5ª Conferência Mundial do Esporte e Mulheres, os troféus foram entregues a um homenageado global e cinco continentais, selecionados pela Comissão do Esporte e Mulheres do COI em uma votação com 52 nomeados. Os inscritos foram enviados pelos comitês nacionais, associações continentais e federações internacionais. A indiana Manisha Malhotra ganhou o Troféu Mundial por sua colaboração no desenvolvimento de garotas desfavorecidas por meio do esporte. Depois de uma carreira profissional no tênis, com participação nos Jogos Olímpicos de 2000, Malhotra começou a oferecer suporte feminino em diversas modalidades como arco e flecha, luta olímpica, boxe, badminton, atletismo, squash e tiro esportivo. Ela viaja por toda Índia, visitando as mais remotas áreas do país a procura de talentos individuas em meios desfavorecidos socioeconomicamente. “Como ex-atleta olímpica, a Sra. Malhotra sabe como o esporte pode ser importante nas vidas de jovens garotas”, afirmou o presidente do COI, Jacques Rogge, que entregou o prêmio à indiana. “A Sra. Malhotra foi, e continua sendo, uma inspiração para todas as pessoas que a conhecem. Eu a aplaudo e a todos vencedores desta noite por tudo que fizeram para ajudar a melhorar as vidas de mulheres ao redor do mundo”, completou Rogge.

Além do prêmio Mundial de Malhotra, cinco troféus continentais foram atribuídos:
Troféu do COI para África: Peninnah Aligawesa Kabenge (Uganda)
Troféu do COI para as Américas: Bradesco – Programa e Centro de Esporte e Educação (Brasil)
Troféu do COI para Ásia: Zaiton Othman (Malásia)
Troféu do COI para Europa: Aikaterini Nafplioti-Panagopoulos (Grécia)
Troféu do COI para Oceania: Roseline Blake (Ilhas Cook)

 

Um comentário em “A Mulher no Esporte – Parte 2

Deixe um comentário