Estamos próximo de atingir nossa meta de 1 mil artigos para deleite dos internautas interessados em Metodologias de Ensino – Escolar e Desportiva. O que não desmerece qualquer ensino de habilidade humana.
Praga, a capital checa, possui um dos mais belos e conservados patrimônios arquitetônicos da Europa. Isso se deve principalmente ao fato de ela ter sofrido relativamente poucos danos durante as duas guerras mundiais. Monumentos, igrejas, ruas estreitas e prédios históricos contrastam com as modernas edificações da cidade. Uma das construções mais importantes é o castelo na colina Hradcany, fundado no séc. XVII, que atualmente serve como a residência presidencial e onde antigamente era habitado pelos reis da Boêmia.
Praga é famosa por ser um dos grandes centros culturais europeus, ligado a nomes como os compositores Antonín Dvořák e Bedřich Smetana e os escritores Franz Kafka, Rainer Maria Rilke e Jarosla Hašek. É o centro editorial do país e possui diversas instituições de ensino superior. A mais famosa é a Universidade de Carlos, fundada no séc. XIV, sendo também a mais antiga da Europa Central. Merece também destaque a Universidade Técnica de Praga, fundada no séc. XVIII. Além dessas duas importantes universidades, o sistema de ensino superior da cidade é apoiado pela Academia de Ciências que contribui para o desenvolvimento de diversas áreas de pesquisa. Praga também possui escolas de economia, artes, música, cinema e dança. Na capital existe um grande número de bibliotecas e teatros. Entre seus museus se destaca o Museu Nacional, de 1818, e os museus técnico, judaico, etnográfico e de literatura. Uma preciosa coleção do rei Rodolfo II é conservada na Galeria de Arte do Castelo de Praga.
Amistoso Internacional – Spartak vs. Botafogo
Por força de minha admiração desde o Mundial de 1960 quanto vi atuar no Brasil a seleção tcheca, sinto-me bastante honrado em perceber tantos visitantes ao blog do país, até porque sempre os considerei os mais técnicos jogadores naquele período, justificado inclusive por serem vencedores em dois campeonatos mundiais (1956 e 1966). Estou postando neste blog matéria sobre o seu país e as relações históricas com o Brasil na área do voleibol. Tenho dúvidas quanto ao time do Spartak que esteve no Brasil em 1966. Poderiam ajudar-me a identificar seus nomes?
“Em dezembro, o Botafogo, bicampeão e base da seleção carioca, contando com o concurso de vários jogadores integrantes da seleção do Brasil, obteve sensacional façanha ao derrotar, de forma inconteste, a representação tcheca do Spartak, integrada por quatro jogadores campeões do mundo, inclusive Pavel Schenk, considerado o melhor cortador, por 3 a 1 (15×13, 15×11, 9×15 e 15×10), em partida disputada no ginásio do Mourisco, sábado à noite, com um público que rendeu Cr$ 1milhão e 200mil. A vitória do clube alvinegro foi valorizada pelo empenho apresentado pelos tchecos, que não tiveram a atuação que se esperava, mas que nem por isso jogaram mal. Quaresma, o cérebro do Botafogo, foi a grande figura em quadra, enquanto que Petlak foi o melhor do Spartak, tendo Pavel atuação bastante falha, talvez pela temperatura local de 33 graus. Nas fotos, os destaques das equipes, Quaresma (1,78m) e Pavel (2m) trocam cumprimentos antes da partida; e a equipe do Spartak com Lasnika e Pavel Schenk (primeiro e segundo, à esquerda)”. Fotos: acervo da família de Jorge de Mello Bettencourt.
Foto: acervo José Maria Schwartz da Costa.
Em 1966, atuando em Praga, os tchecos recuperaram a primeira colocação em campeonatos mundiais (foram campeões em 56), com a Romênia em segundo, a URSS em terceiro, seguidos da Alemanha Oriental, Japão e Polônia. Vinte e quatro países solicitaram inscrição neste Campeonato: Chave A, em Praga – Tchecoslováquia, Iugoslávia, Itália, China, Israel, Marrocos; Chave B, Nitra – URSS, Hungria, USA, Alemanha Oc., França, México; Chave C, em Gottawoldow – Romênia, Polônia, Turquia, Mongólia, Argentina; Chave D, em Jihlava – Brasil, Bulgária, Japão, Coreia, Finlândia, Bélgica. O Brasil não conseguiu a almejada classificação para a segunda fase.
Enquanto isto me chega a vontade de visitar o país e, na foto ao lado, percebam o motivo. Tábor é uma pequena e bela cidade na Boêmia do Sul, fundada em 1420 pelos Hussitas. (Foto: Wikipédia). Não é por acaso que o governo da Rep. Tcheca vem se empenhando e divulgando pelo mundo, inclusive no Brasil, as virtudes e belezas de sua terra e de seu povo.
Fonte dos dados: Wikipédia; Embaixada da República Tcheca em Brasília (http://www.mzv.cz/brasilia/pt/); “História do Voleibol no Brasil”, vol. I e II, Pimentel, Roberto Affonso.
Compartilhe isso: "Faço gosto em colher sua opinião e compartilhamento; quando puder, comente! Assim, aprenderemos todos".
Publicado por Procrie - Centro de Referência em Iniciação Esportiva
APRESENTAÇÃO
VISÃO: Construção de plataforma pedagógica para docentes aplicável nas 184 mil escolas brasileiras. A Praxia é extensiva a catedráticos das Ciências da Educação e da Educação Física e Desportos, haja vista as buscas do autor no antigo duelo entre TEÓRICOS e PRÁTICOS. As Prototipagens apresentadas ao longo de suas apresentações públicas configuram seu potencial didático. Neste século, em destaque seus estudos em Metodologias de Ensino com base na novel Neurociência e Psicologia cognitivas, para quaisquer habilidades humanas.
OBJETIVO: Uma Educação segundo a concepção da Ciência da Motricidade Humana; postulamos as virtualidades educativas e pedagógicas para todos, campeões ou adeptos do lazer desportivo.
COMO FAZER: Por que ensino/aprendizagem a partir da quadra ou ginásio esportivo? Na Grécia antiga a ginástica fazia parte da pedagogia – Paideia – e da excelência moral:
“O ateniense mostrava-se mais à vontade no ginásio do que em sua casa, onde dormia e comia”. Abordagem interdisciplinar: Matemática, Português, Música, TICs.
INOVAÇÃO & CRIATIVIDADE: Cultura, Educação, Esporte, Lazer para TODOS. Inovamos em Treinamento Profundo - teoria mielínica - e na PRAXIA. Alcançamos nível internacional com obra REVOLUCIONÁRIA! Pretendemos construir uma plataforma pedagógica aplicável na formação profissional continuada de professores em diversas áreas: Pedagogia, Educação Física, Desportos, Motricidade Humana. Todas contribuindo para a excelência em Educação para a Vida. Ensino a Distância (EaD) Centro de Referência em Iniciação Esportiva: http://www.procrie.com.br. A partir de 2009, blog Procrie (589 posts) para formação profissional continuada de professores, proposta de um Centro de Estudos e oferta de alentado Manual de Engenharia Pedagógica. Procedemos a contatos para intercâmbio cultural e apoio: Fundação Banco do Brasil, Roberto Marinho, Universidade de Harvard, do Porto, de Lisboa...
QUEM FAZ: Iniciamos nossa atividade pública em 1974, promovendo cursos de iniciação esportiva para o SESI (nacional); e ao longo dos anos, para CBV (1.200 alunos, Viva Vôlei); universidades, apresentações em escolas públicas e particulares. Cursos (gratuitos e regulares) para 300-400 crianças, nas praias de Icaraí e Copacabana (3 anos). Subsídios pedagógicos para Bernardinho ( Rexona). A par disso, professor de Ed. Física e Técnico em Voleibol (ENEFD, atual UFRJ, 1965-1968), atuante em diversos clubes – técnico e atleta –, treinador de vôlei de praia. Em 1962, convocado para a seleção brasileira, Mundial em Moscou; em 1963, para o Mundial Universitário e Pan-Americano no Brasil.
LIVROS: História do Voleibol no Brasil (1937-2000), 2 vols., 1.047 págs : enciclopédico, memorialista, obra de referência; Villa Pereira Carneiro (400 pág.), história de um bairro de Nichteroy (1920-1960). Como funcionário do Banco do Brasil, compus livro inédito – Intercâmbio Comercial Brasileiro –, revelando estatísticas de Comércio Exterior (4 vol., 25 mil exemplares, em cores, editado pelo Banco do Brasil). Nota: em 1987 recebemos convite da Assessoria Especial da Presidência do Banco do Brasil para projeto nas AABBs do país, não concretizado por problema político/administrativo.
Ver todos os posts de Procrie - Centro de Referência em Iniciação Esportiva