Estamos próximo de atingir nossa meta de 1 mil artigos para deleite dos internautas interessados em Metodologias de Ensino – Escolar e Desportiva. O que não desmerece qualquer ensino de habilidade humana.
O Procrie recebe visitas de 32 cidades do Japão. Fonte: Google Analytics.
Dekassegui
O Procrie vem agradando aos japoneses ou brasileiros que ali residem e buscam se atualizar e saber mais sobre os aspectos já apresentados nas suas 366 postagens ao longo dos dois últimos anos. Sempre que podemos, procuramos tirar lições de algum fato comentado na mídia, não só pela impossibilidade de estarmos ao vivo nos jogos, como pelo horário das transmissões televisivas no Brasil. Aos que saem de seu país natal e que emigram e se estabelecem no Japão são chamados dekassegui. Assim são igualmente denominados os nipo-brasileiros, nipo-peruanos e todos que emigram para aquele país, tenham ou não ascendência japonesa. Inclusive, os japoneses de Hokkaido que migram para os grandes centros a trabalho – como Tóquio e Osaka. A partir do fim dos anos 1980, ocorreu uma inversão do fluxo migratório entre o Brasil e o Japão. Os brasileiros descendentes ou cônjuges de japoneses passaram a imigrar para o Japão à procura de melhores oportunidades de trabalho. Surgiu então a comunidade dos dekasseguis brasileiros no Japão. (Wikipédia)
Após a estreia contra a fraca representação do Egito (3×0), os brasileiros enfrentaram os norte-americanos conseguindo sua segunda vitória, agora por 3×1. Lucão foi eleito o melhor jogador da partida realizada na cidade de Kagoshima. Para ele, a seleção brasileira realizou uma apresentação impecável, considerada a melhor do ano. Os brasileiros não contaram com Dante, que apresentou dores musculares no abdômen e continuará em tratamento. A seguir, perderam para a Itália por 2×3 ( 16-25, 25-20, 25-18. 25-21, 22-20), em uma partida emocionante, depois de a Itália ter conseguido anular cinco set points brasileiros. Os italianos não ganhavam do Brasil desde 2003, também por 3×2. O jogo foi presenciado por 5 mil espectadores.
Atuar com fúria. O jogo seguinte, contra a poderosa equipe de gigantes da Rússia, campeã da Liga Mundial. O Brasil ganhou com surpreendentes 3×0 e o jogo foi realizado na cidade de Kumamoto. O que se viu do lado brasileiro, foi muita concentração, rostos sérios e enfurecidos. Segundo o capitão Giba, o estado emocional louco da equipe é um meio para superar grandes times, como os russos. E deu certo!
Argentinos e cubanos, duas partidas diferentes. A partida seguinte foi contra a Argentina e a seleção brasileira não teve qualquer problema, contabilizando 3×0 com parciais de 25-22, 25-20 e 25-21. O jogo foi ainda em Hamamatsu, cidade com maior número de imigrantes brasileiros, como pode ser visto pelas “amarelinhas” nas arquibancadas, com gritos, cornetas e batucadas, tudo em alto e bom som português.
A seguir, vieram os cubanos e a história foi outra. Cuba venceu por 3×1, com parciais de 17-25, 25-22, 25-23, 20-25 e 15/12. Considere-se que a representação cubana venceu a Itália por 3×1 na véspera (27).
Sérvios no caminho do Brasil. Ficou mais difícil a missão da seleção brasileira masculina de vôlei em conseguir uma das três vagas para a Olimpíada de Londres. Nesta terça-feira, no encerramento da terceira fase da Copa do Mundo do Japão, a equipe do técnico Bernardinho foi derrotada pela Sérvia por 3 sets a 1 (parciais de 27/25, 20/25, 25/20 e 25/22), e pela primeira vez no torneio deixou a quadra sem pontos. O revés em Hamamatsu deixa o Brasil na quarta colocação, atrás de Polônia, Rússia e Itália. O título, que seria o terceiro consecutivo, é missão bastante improvável. A derrota brasileira passou pela quantidade de erros. Foram 32 ao fim da partida, mais de um set. Os europeus também deram os mesmos 32 pontos à seleção, mas foi mais eficiente no geral. A Sérvia veio com a equipe completa para enfrentar o Brasil, após poupar jogadores contra Rússia e Itália. Em campanha ruim na Copa do Mundo, os sérvios tinham como missão nesta terça tirar pontos do Brasil, para que os europeus conseguissem dominar a zona de classificação a Londres. Quando mais equipes do continente já garantirem vaga via Copa do Mundo, mas fácil será a vida da Sérvia no pré-olímpico local.
Após a derrota para a Sérvia, uma das últimas colocadas, Murilo afirmou que não existe desculpa para a atuação “horrível” da equipe em quadra, perdemos a paciência. Fizemos poucas defesas, o que não gerou contra-ataque. A gente podia ter virado, mas no terceiro set entregamos muitos erros. Vamos esquecer esse jogo horrível e pensar pra frente”. Giba, maior pontuador brasileiro da partida, apoiou a opinião de Murilo. “Não tem como ganhar uma partida com 32 erros, sem conseguir fazer os bloqueios. A gente converteu um pouco mais de contra-ataque, mas 32 erros é horrível”. (Allan Farina, para o Terra, direto de Hamamatsu, Japão.) Fotos: Fivb/Divulgação.
(continua…)
Compartilhe isso: "Faço gosto em colher sua opinião e compartilhamento; quando puder, comente! Assim, aprenderemos todos".
Publicado por Procrie - Centro de Referência em Iniciação Esportiva
APRESENTAÇÃO
VISÃO: Construção de plataforma pedagógica para docentes aplicável nas 184 mil escolas brasileiras. A Praxia é extensiva a catedráticos das Ciências da Educação e da Educação Física e Desportos, haja vista as buscas do autor no antigo duelo entre TEÓRICOS e PRÁTICOS. As Prototipagens apresentadas ao longo de suas apresentações públicas configuram seu potencial didático. Neste século, em destaque seus estudos em Metodologias de Ensino com base na novel Neurociência e Psicologia cognitivas, para quaisquer habilidades humanas.
OBJETIVO: Uma Educação segundo a concepção da Ciência da Motricidade Humana; postulamos as virtualidades educativas e pedagógicas para todos, campeões ou adeptos do lazer desportivo.
COMO FAZER: Por que ensino/aprendizagem a partir da quadra ou ginásio esportivo? Na Grécia antiga a ginástica fazia parte da pedagogia – Paideia – e da excelência moral:
“O ateniense mostrava-se mais à vontade no ginásio do que em sua casa, onde dormia e comia”. Abordagem interdisciplinar: Matemática, Português, Música, TICs.
INOVAÇÃO & CRIATIVIDADE: Cultura, Educação, Esporte, Lazer para TODOS. Inovamos em Treinamento Profundo - teoria mielínica - e na PRAXIA. Alcançamos nível internacional com obra REVOLUCIONÁRIA! Pretendemos construir uma plataforma pedagógica aplicável na formação profissional continuada de professores em diversas áreas: Pedagogia, Educação Física, Desportos, Motricidade Humana. Todas contribuindo para a excelência em Educação para a Vida. Ensino a Distância (EaD) Centro de Referência em Iniciação Esportiva: http://www.procrie.com.br. A partir de 2009, blog Procrie (589 posts) para formação profissional continuada de professores, proposta de um Centro de Estudos e oferta de alentado Manual de Engenharia Pedagógica. Procedemos a contatos para intercâmbio cultural e apoio: Fundação Banco do Brasil, Roberto Marinho, Universidade de Harvard, do Porto, de Lisboa...
QUEM FAZ: Iniciamos nossa atividade pública em 1974, promovendo cursos de iniciação esportiva para o SESI (nacional); e ao longo dos anos, para CBV (1.200 alunos, Viva Vôlei); universidades, apresentações em escolas públicas e particulares. Cursos (gratuitos e regulares) para 300-400 crianças, nas praias de Icaraí e Copacabana (3 anos). Subsídios pedagógicos para Bernardinho ( Rexona). A par disso, professor de Ed. Física e Técnico em Voleibol (ENEFD, atual UFRJ, 1965-1968), atuante em diversos clubes – técnico e atleta –, treinador de vôlei de praia. Em 1962, convocado para a seleção brasileira, Mundial em Moscou; em 1963, para o Mundial Universitário e Pan-Americano no Brasil.
LIVROS: História do Voleibol no Brasil (1937-2000), 2 vols., 1.047 págs : enciclopédico, memorialista, obra de referência; Villa Pereira Carneiro (400 pág.), história de um bairro de Nichteroy (1920-1960). Como funcionário do Banco do Brasil, compus livro inédito – Intercâmbio Comercial Brasileiro –, revelando estatísticas de Comércio Exterior (4 vol., 25 mil exemplares, em cores, editado pelo Banco do Brasil). Nota: em 1987 recebemos convite da Assessoria Especial da Presidência do Banco do Brasil para projeto nas AABBs do país, não concretizado por problema político/administrativo.
Ver todos os posts de Procrie - Centro de Referência em Iniciação Esportiva