Educar é Contar História

Brasil derrotou a Rússia por 3 sets a 0 (25/16, 25/19, 25/22) pela na Copa do Mundo. Foto: Fivb/Divulgação.

O livro e a obra 

Pelo visto, milhares de páginas ainda vão ser precisas para registrar como os brasileiros conseguiram transformar um esporte que era dito só para mulheres, na segunda maior atração na preferência dos jovens e, certamente, o primeiro para as mulheres. A alavancar essa vigorosa transformação, o apoio inconteste do Banco do Brasil. A empresa realizou a maior de todas as suas jogadas marqueteiras, transformando sua imagem arcaica para uma muito dinâmica e repleta de resultados positivos, alavancando lucros impensáveis. Rejuvenesceu e modernizou-se e cada vez mais cai nas graças da garotada. Parabéns ao BB por ter acreditado e investido no voleibol.

O autor com Giba em jantar com a seleção no Rio de Janeiro.

De olhar atento, o mentor deste blogue vem por longos anos juntando, peneirando e costurando os retalhos dessa nossa história. De lembranças em lembranças dos mais antigos, de seus acervos e contos, construí algo que deve agradar ao público em geral, especialmente os aficionados, e também os acadêmicos de Educação Física que, no seu mister, poderão indicar aos seus alunos uma relevante obra de consulta. Sinto-me orgulhoso e reconhecido a tantos que me auxiliaram nessa tarefa hercúlea.

 Neste próximo dia 5 de dezembro realizar-se-á o 19º encontro dos Amigos do Voleibol em um restaurante da Barra da Tijuca, no Rio. É um jantar descontraído e muito concorrido, em que realmente só há alegria pelo reencontro. Aliás, não poderia ser de outra forma, pois todos são cariocas e o mundo inteiro conhece a nossa fama. Como continuo na busca de patrocínio para o lançamento do meu livro sobre nossa história, concebi fazer uma homenagem aos feitos de nossas representações e, ao mesmo tempo, homenagear aqueles que nos conduziram a este patamar mundial. Mais do que isto, levando não só alegria a muitos rincões isolados, como também um pouco de dignidade e orgulho para os mais necessitados.

Fonte: Google Analytics.

A partir desses pensamentos, desenvolvo este Procrie que, em primeira e última instância, tornam-me um Missionário. Além do próprio território nacional, alçamos vôos internacionais com visitantes em 93 outros países, com destaque para Portugal. Agora, estaremos focando nossos olhares para a África – terceiro continente em visitas – especialmente Angola, Cabo Verde e Moçambique. Enquanto isto, o Japão é o oitavo país com visitas oriundas de 32 cidades dispersas por 22 Regiões. Será que conseguirei? Que o divino Espírito Santo esteja sempre comigo e me dê força e inteligência para combater este bom combate.  

Ganha quem erra menos. Nesta madrugada, na cidade japonesa de Kumamoto (Japão) a seleção brasileira de vôlei masculino derrotou a Rússia na Copa do Mundo. Assim, o Brasil se recuperou da derrota para a Itália e agora lidera a competição na clsssificação geral. O próximo adversário será a China. Em sua entrevista (Terra) o treinador brasileiro Bernardinho declarou: “Ficamos extremamente aliviados em função da necessidade de uma vitória. A derrota contra a Itália acendeu um sinal de alerta enorme e a classificação dependia de pontos hoje. Dois sets era uma coisa importante. Essa vitória por 3 a 0 nos dá um alívio momentâneo, mas que a lição em relação ao passado permaneça. Vamos pensar partida por partida e nos focar na China. Hoje foi dado um passo importante para a classificação olímpica, mas faltam sete. É um longo caminho”. Na mesma entrevista, apontou como aspecto fundamental a eficiência em evitar erros. No confronto com a Itália, o time deu 36 pontos para o adversário, contra 14 nesta partida. Com isso, parece que a Rússia ficou fora dos trilhos. E continuou: “Hoje simplesmente pelo foco e pela tensão, o Brasil errou muito pouco. A diferença dos jogos é basicamente essa. Nós forçamos a Rússia ao erro, eles se desestabilizaram e erraram muito. Já o Brasil errou muito pouco e isso nos deu a vitória”.

Estarei à espera de todos que puderem no jantar do dia 5, segunda-feira. Compareçam e BOA SORTE!

Deixe um comentário