Estamos próximo de atingir nossa meta de 1 mil artigos para deleite dos internautas interessados em Metodologias de Ensino – Escolar e Desportiva. O que não desmerece qualquer ensino de habilidade humana.
Os Jogos Sul-americanos tiveram início há exatos 60 anos, em 1951, no Rio de Janeiro. Naquela oportunidade somente quatro equipes masculinas se fizeram representar: Brasil (sede), Uruguai, Peru e Argentina. A 29ª edição desses Jogos desenrola-se até este domingo na cidade de Cuiabá. O primeiro jogo da seleção brasileira masculina foi contra o Uruguai. Na sequência da competição, os brasileiros enfrentaram Chile, Paraguai e Colômbia, Na sexta-feira (23), o Brasil teve folga na rodada, enquanto neste sábado (24) e domingo (25), a equipe enfrentará Venezuela e Argentina. O torneio vale vaga para a Copa do Mundo, classificatória para os Jogos Olímpicos de Londres, em 2012.
Quando a história de um se soma a de tantos outros…
Retorno à notícia no Terra – “Octacampeão sul-americano, Giba lembra primeira edição” -, já comentada em “Memória e História”. Aproveito ainda o jogo de palavras para acrescentar alguns outros dados históricos, não só para o Giba, mas para os internautas em geral. É lógico que a “primeira edição” (no texto) refere-se à primeira participação como atleta do Giba. Daí retroajo à primeira edição do próprio Sul-americano, em 1951, disputado entre quatro equipes (ver quadro) nas versões masculina e feminina.
I Campeonato Sul-americano. Foi realizado em 1951 no ginásio do Fluminense, no Rio de Janeiro, tendo o Brasil como campeão em ambas as categorias, masculina e feminina. Era presidente da Confederação Sul-americana de voleibol o Sr. Célio de Barros. No feminino o Brasil ganhou o troféu “Jess T. Hopkins”. A seleção brasileira masculina, tendo como técnico Paulo Azeredo era constituída basicamente de jogadores do Rio e Minas Gerais. Foram convocados os atletas:
Pena que o Giba foi dispensado às vésperas do início do atual Sul-americano. Além dele, o técnico Bernardinho cortou Gustavo e Vissoto. Certamente quer dar oportunidade aos mais novos de atuarem e se entrosarem no processo de renovação.
Compartilhe isso: "Faço gosto em colher sua opinião e compartilhamento; quando puder, comente! Assim, aprenderemos todos".
Publicado por Procrie - Centro de Referência em Iniciação Esportiva
APRESENTAÇÃO
VISÃO: Construção de plataforma pedagógica para docentes aplicável nas 184 mil escolas brasileiras. A Praxia é extensiva a catedráticos das Ciências da Educação e da Educação Física e Desportos, haja vista as buscas do autor no antigo duelo entre TEÓRICOS e PRÁTICOS. As Prototipagens apresentadas ao longo de suas apresentações públicas configuram seu potencial didático. Neste século, em destaque seus estudos em Metodologias de Ensino com base na novel Neurociência e Psicologia cognitivas, para quaisquer habilidades humanas.
OBJETIVO: Uma Educação segundo a concepção da Ciência da Motricidade Humana; postulamos as virtualidades educativas e pedagógicas para todos, campeões ou adeptos do lazer desportivo.
COMO FAZER: Por que ensino/aprendizagem a partir da quadra ou ginásio esportivo? Na Grécia antiga a ginástica fazia parte da pedagogia – Paideia – e da excelência moral:
“O ateniense mostrava-se mais à vontade no ginásio do que em sua casa, onde dormia e comia”. Abordagem interdisciplinar: Matemática, Português, Música, TICs.
INOVAÇÃO & CRIATIVIDADE: Cultura, Educação, Esporte, Lazer para TODOS. Inovamos em Treinamento Profundo - teoria mielínica - e na PRAXIA. Alcançamos nível internacional com obra REVOLUCIONÁRIA! Pretendemos construir uma plataforma pedagógica aplicável na formação profissional continuada de professores em diversas áreas: Pedagogia, Educação Física, Desportos, Motricidade Humana. Todas contribuindo para a excelência em Educação para a Vida. Ensino a Distância (EaD) Centro de Referência em Iniciação Esportiva: http://www.procrie.com.br. A partir de 2009, blog Procrie (589 posts) para formação profissional continuada de professores, proposta de um Centro de Estudos e oferta de alentado Manual de Engenharia Pedagógica. Procedemos a contatos para intercâmbio cultural e apoio: Fundação Banco do Brasil, Roberto Marinho, Universidade de Harvard, do Porto, de Lisboa...
QUEM FAZ: Iniciamos nossa atividade pública em 1974, promovendo cursos de iniciação esportiva para o SESI (nacional); e ao longo dos anos, para CBV (1.200 alunos, Viva Vôlei); universidades, apresentações em escolas públicas e particulares. Cursos (gratuitos e regulares) para 300-400 crianças, nas praias de Icaraí e Copacabana (3 anos). Subsídios pedagógicos para Bernardinho ( Rexona). A par disso, professor de Ed. Física e Técnico em Voleibol (ENEFD, atual UFRJ, 1965-1968), atuante em diversos clubes – técnico e atleta –, treinador de vôlei de praia. Em 1962, convocado para a seleção brasileira, Mundial em Moscou; em 1963, para o Mundial Universitário e Pan-Americano no Brasil.
LIVROS: História do Voleibol no Brasil (1937-2000), 2 vols., 1.047 págs : enciclopédico, memorialista, obra de referência; Villa Pereira Carneiro (400 pág.), história de um bairro de Nichteroy (1920-1960). Como funcionário do Banco do Brasil, compus livro inédito – Intercâmbio Comercial Brasileiro –, revelando estatísticas de Comércio Exterior (4 vol., 25 mil exemplares, em cores, editado pelo Banco do Brasil). Nota: em 1987 recebemos convite da Assessoria Especial da Presidência do Banco do Brasil para projeto nas AABBs do país, não concretizado por problema político/administrativo.
Ver todos os posts de Procrie - Centro de Referência em Iniciação Esportiva