
Nesses últimos dias brasileiros e poloneses se duelaram nas quadras e nas areias. Pela Liga Mundial foram realizadas quatro partidas, todas vencidas pelo Brasil, e neste fim de semana, na Noruega, a dupla polaca Fijalek e Prudel enfrentou os campeões Márcio e Ricardo, tendo sido derrotada com relativa facilidade por 21×18 e 24×22, em apenas 44 minutos.
De certa forma, sinto uma ponta de orgulho, pois o Márcio, canhoto, foi treinado por mim em Niterói (Praia de Icaraí), quando se propôs a fazer dupla com o também novato Frederico (Fred). Não me recordo por quanto tempo (se 2 ou 3 meses), mas imagino que ambos aproveitaram bem as lições: o primeiro é medalhista olímpico, campeão mundial e brasileiro em várias oportunidades; e o segundo, coroado “Rei da Praia” em 2000 nas areias da Praia de Ipanema, Rio de Janeiro, tendo atuado por vezes em torneios nos Estados Unidos.
Detalhe – Despertou-me atenção um detalhe que pode ser visto melhor com o clique sobre a foto acima. Trata-se da aplicação da marca de um dos patrocinadores (Swatch) na rede. Possivelmente ao olhar de frente não ofereça dificuldade aos atletas, mas para mim é novidade. Gostaria de ver ao vivo.
Na Liga Mundial já dissemos em outra oportunidade sobre os confrontos entre as duas equipes. Agora, após o sorteio das chaves para o torneio final, creio que a Polônia (chave E) estará levando uma vantagem considerável, não só por atuar em casa, mas também por ter como adversárias equipes com retrospecto mais fracos: Argentina, Itália e Bulgária. Enquanto isto, na outra chave (F), chamada “Chave da morte”, estarão Brasil, Estados Unidos, Cuba e Rússia. Lembro que as duas derrotas brasileiras foram justamente para a equipe americana. Enquanto isto, a Rússia só teve uma derrota diante da Bulgária, e realizou a melhor campanha do torneio classificatório.
Deu no Terra: Atrás do décimo título da Liga Mundial, o Brasil já sabe quem enfrentará no meio do caminho. Neste domingo, a FIVB (Federação Internacional de Vôlei) divulgou os grupos da fase final da competição, que será realizada entre os dias 6 e 10 de julho, em Gdańsk, na Polônia. De quarta a sexta, as equipes enfrentarão os rivais dos próprios grupos. As duas melhores seleções de cada chave avançarão às semifinais, que têm data marcada para o próximo sábado, dia 9. A final e a disputa de terceiro lugar serão realizadas no dia seguinte, 10 de julho.
A FIVB ainda não divulgou a ordem e os horários das partidas. No entanto, as partidas do Grupo F têm horário reservado, de quarta a sexta, às 6h e às 8h30 (de Brasília). Os jogos do Grupo E também acontecerão em dois horários: 12h15 e 15h (também de Brasília). As semifinais estão programadas para as 12h e 15h, enquanto a decisão será realizada às 15h. Esta será a segunda vez que a fase final da Liga Mundial reúne oito equipes na disputa. A primeira foi em Madri, em 2003, quando o Brasil conquistou o terceiro dos nove títulos dele na competição.

Nunca é demais lembrar aos leitores que esses jogos foram criados para manterem as seleções nacionais em atividade proporcionando a propalada renovação e experiência internacional, uma vez que os campeonatos Mundiais e Olímpicos só ocorrem defasados de dois anos. Além disso, constituindo-se em um atrativo a mais, os prêmios em dinheiro, rateados entre os atletas participantes.

Na Copa Yeltsin, mais Brasil e Polônia
A Seleção Brasileira feminina de vôlei estreia nesta terça-feira contra a Holanda na Copa Yeltsin. O Brasil é representado no torneio por sua equipe B, comandada por Cláudio Pinheiro, já que o time principal disputa a Copa Pan-Americana no México. As brasileiras estão no Grupo A, ao lado de Holanda e Polônia. No Grupo B estão Ucrânia, China e Rússia.
História – XXI Jogos Olímpicos, Montreal, Canadá (1976)
Por último, imagino que de tanto jogarem uns contra os outros, moças e rapazes, dentro em pouco as equipes dos dois países estarão atuando da mesma maneira. Lembrem-se da equipe polonesa campeã olímpica em Montreal que, na partida final contra a URSS (ambas as equipes invictas), proporcionaram um espetáculo sensacional. Esta foi a partida mais longa da história do esporte – 4 horas e 36 minutos – com uma atuação impecável do atacante Tomasz Wojtowicz, que realizava ataques indefensáveis vindos do fundo da quadra pela primeira vez no mundo. Ao Brasil restou a sétima colocação.
Alguns anos depois o Brasil passava a atuar da mesma forma com Renan e Xandó atacando do fundo na posição II. Em consequência, os mesmos começaram a sacar com corrida e salto (“viagem”) já no Mundial da Argentina, 1982 e nas Olimpíadas de 1984. Atualmente, está consagrado por quase todos os atletas. Entretanto, reparem que em alguns jogos do Brasil o técnico Bernardinho orienta seus comandados para que saquem de outra forma, com a finalidade precípua de não errarem e tentar garantir o ponto no bloqueio ou defesa.

Parabéns, Roberto! Deve ser um sentido muito agradável quando o seu aluno atinge grandes sucessos no vôlei de praia. Na Polônia, o vôlei de praia não é muito popular, mas nós estamos contentes de que temos uma dupla de alto nível, como Fijałek/Prudel. A Liga Mundial entrou numa fase decisiva. Já depois de amanhã saberemos o novo campeão. Os jogos devem ser muito emocionantes!
CurtirCurtir
Grato, Simon.
Espero também que surjam muitos aprendizados nesses encontros entre poloneses e brasileiros. Outro dia estava a ver Polônia e Holanda, pela Copa Yeltsin. Fiz algumas anotações para o meu aprendizado, isto é, “Aprender a Ensinar”. Creio que homens e mulheres polacos devem inicialmente se tornarem mais ágeis e rápidos, especialmente as mulheres. Tirem lições com as chinesas e japonesas.
CurtirCurtir
Muito interessante o seu trabalho. É bom ser divulgado poque só dão valor ao atleta adulto e nós como profissionais de ed.fisica sabemos que todo o alicerce(fundamentos,regras,sistema de jogo e outras coisas) são passados nas categorias de base; parabéns pelo seu trabalho e sua divulgação. Roberto Azevedo Pimentel
CurtirCurtir
Grato “chará”. Convido-o a se integrar nessa verdadeira cruzada, divulgando e ampliando nossos propósitos e ideais. Embora “ensinar seja uma arte”, sabemos que o diálogo e as experiências contribuem em muito para o crescimnto do professor. Ajudemo-nos uns aos outros. Veja o texto “Procrie na nuvem” e navegue no Procrie-Prezi, um roteiro do meu desejo de contribuir com pequena parcela para os novos professores. Ou, então, acesse diretamente http://prezi.com/9nhuhq5t7coh/procrie/
E, se possível, divulgue entre seus amigos e colegas.
CurtirCurtir
Добавил в закладки. Теперь буду почаще читать (Russo)
Procrie -Tradução (translate)… Adicionado aos favoritos. Agora eu posso ler muitas vezes.
CurtirCurtir
If some one desires expert view about blogging and site-building after that i recommend him/her to go to see this blog, Keep up the pleasant job.
CurtirCurtir
Admiring the dedication you put into your website and detailed information you provide.
It’s great to come across a blog every once in a while that isn’t the same outdated rehashed material. Fantastic read! I’ve bookmarked your site and I’m adding your RSS feeds to my Google account.
CurtirCurtir
Hello very cool website! I’ll bookmark your site and take the feeds additionally? I am glad to search out numerous helpful information here in the post, we’d like develop extra strategies in this regard, thank you for sharing.
CurtirCurtir