Estamos próximo de atingir nossa meta de 1 mil artigos para deleite dos internautas interessados em Metodologias de Ensino – Escolar e Desportiva. O que não desmerece qualquer ensino de habilidade humana.
Um ginásio pode conter múltiplas práticas com a criatividades do professor. Ilustração: Beto.
Esporte para Crianças na Escola
Foi anunciada recentemente pelo diretor da Secretaria de Alto Rendimento do Ministério do Esporte, Marco Aurélio Klein, a adesão do Ministério ao Programa Nacional de Mini Atletismo. A informação é que o Ministério deverá lançar um projeto-piloto na cidade de Anápolis (GO). Foi a Prefeitura de Anápolis, aliás, que primeiro aderiu oficialmente ao programa, por decisão do prefeito Antonio Roberto Gomide, presente ao encontro realizado pela Confederação em Manaus, em 24 de fevereiro, quando foi distribuída a Cartilha do Mini Atletismo.
Para atender à demanda a Confederação tem realizado cursos para a habilitação de professores e monitores, que tocarão o programa em suas comunidades. Um dos pontos fundamentais do programa é divulgar o Atletismo e tornar esse esporte – o mais importante dos Jogos Olímpicos – também o mais praticado por escolares de todo o mundo. O programa tem como foco meninos e meninas de 7 a 12 anos e procura tornar a prática atlética, como dizem os autores, “atraente, acessível e instrutiva”.
Ilustração: Cartilha do mini basquete.
A respeito dessas notícias, volto a lembrar aos agentes educadores que Ensinar é uma Arte e que crianças não são marionetes. Elas devem e podem aprender muitos movimentos, mas o mais importante está no seu desenvolvimento intelectual, também traduzido em aspectos motores e sociais. Muito embora esses aspectos sejam do conhecimento de todos e estejam previstos (tomara que sim!) nos dizeres das cartilhas, ressalto que entre o que está escrito e o que se pratica vai aí uma grande distância. Trata-se da antiga dicotomia, ainda não superada: teoria vs. prática. Poucos conseguem por em prática aquilo que conhecem ou deveriam conhecer. Ainda diz a notícia que há necessidade de os professores frequentarem dois dias de aulas para tomarem conhecimento dos objetivos e das práticas previstas no Programa.
Influência do professor
Ilustração: Beto.
Uma cartilha sempre será uma cartilha, o professor é insubstituível em seu saber e conduta e não um mero repetidor. Como nos lembra Henry B. Adams, Um professor afeta a eternidade, ele nunca sabe em que ponto cessa sua influência. Assim, especialmente aos internautas de Anápolis, Goiânia e Brasília que frequentam regularmente o Procrie, aconselho uma releitura de alguns artigos que tratam do ensino de crianças. Vejam uma vez mais, por exemplo, Teoria vs. Prática em que dialogo com o professor e mestre João Chrisóstomo sobre o valor da prática generalizada desde a infância. E, certamente, alguns outros em que a teoria é desnudada e transparente na prática. Tenho certeza de que suas aulas serão bem mais criativas e eficientes. E, fundamentalmente, formando GENTE!
Ilustração: Beto.Ilustração: Beto.Ilustração: Cartilha do mini basquete.
Compartilhe isso: "Faço gosto em colher sua opinião e compartilhamento; quando puder, comente! Assim, aprenderemos todos".
Publicado por Procrie - Centro de Referência em Iniciação Esportiva
APRESENTAÇÃO
VISÃO: Construção de plataforma pedagógica para docentes aplicável nas 184 mil escolas brasileiras. A Praxia é extensiva a catedráticos das Ciências da Educação e da Educação Física e Desportos, haja vista as buscas do autor no antigo duelo entre TEÓRICOS e PRÁTICOS. As Prototipagens apresentadas ao longo de suas apresentações públicas configuram seu potencial didático. Neste século, em destaque seus estudos em Metodologias de Ensino com base na novel Neurociência e Psicologia cognitivas, para quaisquer habilidades humanas.
OBJETIVO: Uma Educação segundo a concepção da Ciência da Motricidade Humana; postulamos as virtualidades educativas e pedagógicas para todos, campeões ou adeptos do lazer desportivo.
COMO FAZER: Por que ensino/aprendizagem a partir da quadra ou ginásio esportivo? Na Grécia antiga a ginástica fazia parte da pedagogia – Paideia – e da excelência moral:
“O ateniense mostrava-se mais à vontade no ginásio do que em sua casa, onde dormia e comia”. Abordagem interdisciplinar: Matemática, Português, Música, TICs.
INOVAÇÃO & CRIATIVIDADE: Cultura, Educação, Esporte, Lazer para TODOS. Inovamos em Treinamento Profundo - teoria mielínica - e na PRAXIA. Alcançamos nível internacional com obra REVOLUCIONÁRIA! Pretendemos construir uma plataforma pedagógica aplicável na formação profissional continuada de professores em diversas áreas: Pedagogia, Educação Física, Desportos, Motricidade Humana. Todas contribuindo para a excelência em Educação para a Vida. Ensino a Distância (EaD) Centro de Referência em Iniciação Esportiva: http://www.procrie.com.br. A partir de 2009, blog Procrie (589 posts) para formação profissional continuada de professores, proposta de um Centro de Estudos e oferta de alentado Manual de Engenharia Pedagógica. Procedemos a contatos para intercâmbio cultural e apoio: Fundação Banco do Brasil, Roberto Marinho, Universidade de Harvard, do Porto, de Lisboa...
QUEM FAZ: Iniciamos nossa atividade pública em 1974, promovendo cursos de iniciação esportiva para o SESI (nacional); e ao longo dos anos, para CBV (1.200 alunos, Viva Vôlei); universidades, apresentações em escolas públicas e particulares. Cursos (gratuitos e regulares) para 300-400 crianças, nas praias de Icaraí e Copacabana (3 anos). Subsídios pedagógicos para Bernardinho ( Rexona). A par disso, professor de Ed. Física e Técnico em Voleibol (ENEFD, atual UFRJ, 1965-1968), atuante em diversos clubes – técnico e atleta –, treinador de vôlei de praia. Em 1962, convocado para a seleção brasileira, Mundial em Moscou; em 1963, para o Mundial Universitário e Pan-Americano no Brasil.
LIVROS: História do Voleibol no Brasil (1937-2000), 2 vols., 1.047 págs : enciclopédico, memorialista, obra de referência; Villa Pereira Carneiro (400 pág.), história de um bairro de Nichteroy (1920-1960). Como funcionário do Banco do Brasil, compus livro inédito – Intercâmbio Comercial Brasileiro –, revelando estatísticas de Comércio Exterior (4 vol., 25 mil exemplares, em cores, editado pelo Banco do Brasil). Nota: em 1987 recebemos convite da Assessoria Especial da Presidência do Banco do Brasil para projeto nas AABBs do país, não concretizado por problema político/administrativo.
Ver todos os posts de Procrie - Centro de Referência em Iniciação Esportiva