Cooperação Internacional – “Segurança com Cidadania”
Estive examinando a notícia sobre a criação de um Programa conjunto da ONU denominado “Segurança com Cidadania” a ser desenvolvido em Contagem (MG) e dois outros municípios brasileiros. O Programa se propõe prevenir a violência e fortalecer a cidadania, tendo como foco crianças, adolescentes e jovens em condições vulneráveis. Para tanto, a Prefeitura de Contagem criou um Comitê Local de Gestão cuja reunião realizou-se no dia 14 p.p. com a presença da prefeita Marília Campos e representantes das agências da ONU (PNUD e UNODC) e do Ministério da Justiça, instituições envolvidas no programa.
Ocorreu-nos de oferecer serviços ao Comitê de Gestão com o projeto que vimos realizando em nível virtual e que poderá ser colocado na prática. Anima-nos a aceitação e procura que encontramos na Internet. Nosso blogue tem recebido mais de uma centena (129) de visitantes/mês da cidade, reflexo da maravilhosa aceitação de seu conteúdo, constituindo-se na terceira cidade brasileira com mais aceitação. Sentimo-nos bastante envaidecidos pela acolhida. Mas queremos mais, pois sabemos de nossas possibilidades e da cidade, a segunda maior do Estado, com pouco mais de 600 mil habitantes. Durante muitos anos desenvolvemos projetos para milhares de crianças em vários pontos do Brasil conseguindo resultados surpreendentes e animadores.
Pedido de auxílio. Certamente, graças aos anos que me pesam nas costas, falhei em tentar comunicar-me com a Senhora Prefeita Marília Campos ou algum membro de sua equipe pelo site municipal. Não consegui deparar-me com o “Fale Conosco”. Dessa forma, peço ajuda aos amigos internautas que me distinguem com suas leituras assíduas que levem este pleito a quem de direito. Ou que me auxiliem na descoberta de um endereço eletrônico com o Comitê de Gestão do programa.
Projetos Pedagógicos. Temos já a base e experiência de realização de vários projetos a nível nacional para centenas e milhares de crianças. Aqui mesmo, vejam “Quem Faz” e um “Projeto Pedagógico Nacional” que, se avaliados criteriosamente, contribuirão para o conjunto de suas medidas para uma verdadeira revolução nas escolas e município. Não se olvidando da preferência dos mineiros pela prática do voleibol e peteca e, inclusive, contemplando o universo feminino. A nos referendar, inúmeras autoridades desportivas do País, como Carlos Arthur Nuzman, presidente do COB; a CBV, com a aplicação do nosso Projeto Mini Vôlei (atual Viva Vôlei); Bernardinho, com a criação de franquias de Mini Vôlei; e Arlindo Lopes Corrêa, ex-presidente do Mobral, membro do Conselho Federal de Educação, Consultor da UNESCO, OEA e CINTERFOR.

Além de promover um ensino de Qualidade na área da Educação Física e dos desportos, temos consciência de que as propostas e soluções aos problemas que afligem a maioria das crianças e jovens nas escolas podem ser contornadas por medidas simples, de baixo custo com o emprego de projeto eficiente e perene. Vários países empregam o desporto como medida para o incremento da segurança, além de resgatar a cidadania de seus praticantes. São medidas postuladas também pela ONU, especialmente em regiões de conflitos internos. Na Educação, os estímulos à prática de jogos se refletem na auto-estima e avanços incríveis em outras matérias, além da socialização e valorização da sua escola. Na Saúde os resultados são imediatos com a aquisição da prática esportiva que, inclusive, alavanca pais e adultos, carentes também da habitualidade de exercícios. Em projetos Sociais e do Meio Ambiente, reconhece-se a valorização dos estudantes e seu empenho em participar organizadamente como cidadãos responsáveis. Na Cultura, graças também a ferramentas, como a Internet, possibilidades de desenvolvimento de blogues orientados para o aprofundamento de pesquisas e intercâmbio de informações com alunos brasileiros e até portugueses. Lembramos que o Procrie já atingiu os cinco Continentes, com maior penetração em Portugal.
Senhora Marília Campos, como bom filho de mineiro – sanjoanense – aguardo o exame de sua equipe e sua manifestação. Receba minhas homenagens pela administração eficiente que vem imprimindo ao Município e por seu histórico político em Minas e, especialmente, em Contagem. Parabéns!
