Intercâmbio Brasil, Portugal, Alemanha

Raízes do Procrie

Na atualidade, penso que podemos aproveitar os meios de comunicação para estreitarmos laços de amizade e amor com o mundo. Os desportos, como a Internet, podem favorecer esta união maravilhosa. Sabendo usá-los tornam-se imprescindíveis para um aprofundamento e desenvolvimento pessoal incomparável. Ter o esporte como profissão parece-me um desvirtuamento, haja vista exemplos mundiais de mau caráter e fair-play de desportistas e dirigentes na busca da consagração, isto é, de dinheiro e poder. 

Muito embora já tenha consignado neste blogue a Missão e Visão de que estou imbuído (“Quem Faz”), reporto-me agradecendo ao site Sovolei a oportunidade que seus gestores me proporcionaram para dizer um pouco mais, ou novamente, sobre o meu pensar e conduta ao longo de minha vida. E o que desejo passar às novas gerações. Dê um pulinho lá, e se tiver paciência, veja como estou pensando aos 71 anos de idade.

PORTUGAL

Como muitos já sabem, sou um dos colaboradores do site português Sovolei com artigos técnicos à semelhança do Procrie. Neste final de ano tive a primazia de falar aos portugueses e demais internautas que acompanham aquele site sobre minhas atividades e esperanças, planos e metas. A partir do dia 28 já está “no ar” a entrevista sob o título Entrevista Sovolei a… Roberto Pimentel. Muito importante está sendo para mim, uma vez que oportuniza poder dizer sobre o meu pensar a respeito do ensino desportivo. Poderão descortinar em rápidas palavras como surgiu a idéia de formatar um Centro de Referência em Iniciação Esportiva, o Procrie, que até então é virtual, mas caminha a passos largos para a criação de diversos Núcleos independentes pelo Brasil e, quiçá, em Portugal.

Outras questões surgiram durante nossa conversa, abrindo-se um leque de interesses para os quais também eu mesmo busco respostas:

– Como explicar tanta procura pelos inúmeros conteúdos postados?  

– Como penso o desporto na vida?

– O que pretende com o Procrie?

Vejam os meus amigos leitores, que a cada passo, a cada descrição de um fato corriqueiro, um lance de jogo, um comentário de leitor, inúmeras nuances surgem e geram novos escritos e, incrível, que nos remontam ao passado. Sinto-me completamente realizado p.ex. por ter escrito a História do Voleibol no Brasil no séc. XX e por ter “descoberto” a Psicologia Pedagógica, ainda que rudimentarmente, pois já na minha velhice. A partir daqui, realizo-me em plenitude como um autêntico pedagogo desportivo, muito embora tenha consciência de que pouco sei.

ALEMANHA

Há pouco, em 26 deste mês, postei o artigo “Procrie na Alemanha, VOLLEY-BALL, SPIELEND LERNEN – SPIELEND ÜBEN”, uma homenagem ao ilustre Professor Gerard Dürrwächter, a quem conheci no 1º Simpósio Mundial de Mini Voleibol, na pacata cidade de Ronneby, Suécia. 

A sua lembrança deveu-se a alguns artigos que tenho lido sobre a “Alegria em Voleibol”, muitas vezes não muito compreendidas por leigos ou desavisados. Vejam que o subtítulo acima (em alemão), traduz-se em “Aprender Brincando – Aprender Jogando”, de uma de suas obras. Como sou um dos seus devotos seguidores nesta arte de ensinar, aproveitei-me para relembrar a origem de meus pensamentos.  Assim, além do artigo aqui no Procrie, enviei mensagem à Federação de Voleibol Alemã, congratulando-me com a alegria demonstrada por sua representação feminina no recente Mundial do Japão, enquanto solicitava um contato com o Prof. Dürrwächter, que provavelmente ostenta 82 anos de vida, tendo merecido há pouco (aos 80 anos) uma merecida homenagem da sua Federação.  

Deutscher Volleyball-Verband –  © 2010 Deutscher Volleyball-Verband Otto-Fleck-Schneise 8 60528 Frankfurt/Main Telefon 069 / 69 50 01 – 0 Fax -24 info@volleyball-verband.de

À Federação Alemã de Voleibol (www.volleyball-verbande.de)

Homenagem a Gerard Dürrwächter

Senhores, Presto um homenagem ao Professor Dürrwächter que me serviu de inspiração para o ensino de voleibol a crianças. E à alegria das atletas alemãs no Mundial do Japão. Peço que divulguem entre os seus treinadores afiliados o que se contém em www.procrie.com.br/procrienaalemanha . Atenciosamente, Professor Roberto Pimentel, Brasil

Utilizei-me do Google Translate e reproduzi em alemão:

Tribute to Gerard Dürrwächter
Herren,
Presto eine Hommage an Professor Dürrwächter, die mich zum Volleyball, Kindern beizubringen inspiriert. Und die Freude an der deutschen Athleten bei der WM in Japan Ich verlange, dass Trainer Öffentlichkeit unter seinen Mitgliedern, was in http://www.procrie.com.br / procrienaalemanha enthalten machen.
Mit freundlichen Grüßen,
Professor Roberto Pimentel, Brasilien

 

E ao próprio, solicito à Federação que faça chegar ao Professor a seguinte mensagem:

Prezado Gerard Dürrwächter,

Conhecemo-nos em Ronneby, Suécia, por ocasião do 1º Simpósio de Mini Voleibol em julho de 1975. Dei-lhe uma peteca (indiaka) e encantei-me com a sua metodologia que persigo e divulgo até hoje. Peço que visite http://www.procrie.com.br/procrienaalemanha e veja a homenagem que presto a você. Espero que esteja bem e que Deus abençoe a sua casa. Um grande abraço do amigo Roberto Pimentel.

E, uma vez mais, o Google Translate me auxiliou:

Lieber Gerard Dürrwächter,
Wir trafen uns in Ronneby, Schweden, anlässlich des 1. Symposiums über Mini-Volleyball im Juli 1975. Ich gab ihm einen Federball (indiaka) und entzückte mich mit ihrer Methodik und offenbaren, dass ich heute zu verfolgen. Ich bitte. Sie http://www.procrie.com.br / procrienaalemanha besuchen und sehen, dass ich Tribut zollen zu Ihnen. Hoffe, du bist gut und Gott segne Ihr Zuhause. Eine Umarmung von einem Freund Roberto Pimentel, Brasilien.

Enfim, “Educar é Contar Histórias”, não lhes parece? Se tiverem paciência, muitas outras historinhas ainda terei forças para contar-lhes. Que o Senhor abençoe a todos vocês e suas famílias. Tenham um FELIZ ANO NOVO, repleto da Graça de Deus!

————————————-

PS: Vejam logo aqui abaixo – Comentários – a repercussão imediata da entrevista concedida ao sovolei. Só tenho a agradecer tamanha acolhida.

2 comentários em “Intercâmbio Brasil, Portugal, Alemanha

  1. Caro Roberto, em poucos dias, a sua entrevista ao nosso Sovolei atraiu mais de 1500 leitores. Muitos mais irão com toda a certeza ler as suas respostas às nossas questões.

    Para quem ainda não leu, deixo o link directo

    Podem também, na barra da direita do nosso site ver a rúbrica “Entrevista Sovolei”.

    Curtir

    1. Meu jovem Luís, agradeço seu empenho em dar-me a conhecer aos portugueses, mas a atração maior é o seu Sovolei. Sinto-me recompensado em poder falar-lhes a meu respeito. Só espero que não acreditem em tudo e questionem onde houver dúvidas. Um grande abraço aos seus leitores.

      Curtir

Deixe um comentário