Metodologia no Ensino Desportivo

Valor da Psicologia Pedagógica

No Brasil e creio que em muitos países, pouca importância se dá aos estudos de Psicologia Pedagógica e o que representa na carreira de um professor de qualquer assunto. Muitos hão de dizer que as universidades possuem os seus cursos de Pedagogia cujos currículos são exaustivamente programados e repassados aos alunos. Todavia, esquecem-se, ou não interessa lembrar, que na grande maioria dos estabelecimentos de ensino superior, “o professor ensina e o aluno aprende”. Será que é assim mesmo? Todos sabem que “não se pode mais oferecer cursos nos mesmos moldes seguidos nos tempos do Império. É preciso evoluir e para tal, temos de estar mais abertos. A universidade vive ainda distante de governos, do mercado e de outros centros de excelênca acadêmica, no Brasil e no mundo”. (João Grandino Rodas, Reitor da Universidade de São Paulo, USP). E vai além: “Os sindicalistas que atuam no campus se norteiam pelos velhos métodos do fim dos anos 60”. E complementa: “O ensino superior no Brasil está hoje em nível semelhante ao dos Estados Unidos um século atrás. Acredito que a tendência, como ocorreu lá, e que se dê um processo de seleção natural no próprio mercado, que vai banindo as instituições de mau ensino”. 

E mais propriamente nas Escolas de Educação Física, como é o ensino de Pedagogia? Deixarei que os leitores me informem, porquanto o que vejo na prática não é nada publicável. Mas endireitar tudo o que aí está é para muitas gerações. Assim, juntemo-nos para discutir e apresentar soluções a alguns problemas que mais se sobressaem ao jovem professor que começa a sua carreira nas escolas ou em outros estabelecimentos de ensino.

Neste mesmo Procrie desenvolvi uma Categoria denominada “Metodologia e Pedagogia” com muito cuidado para estimular a leitura de textos científicos calcados em renomados mestres. As leituras revelam e propicia aos internautas aliar a teoria à prática, peça fundamental de atração de indivíduos avessos a textos dessa natureza. Pode ser que tenha errado até nos títulos, mas se o leitor interessado ultrapassar essa dificuldade inicial, tenho certeza de que descobrirá um mundo maravilhoso e suas aulas terão muito mais brilho e encanto para os seus alunos.

Passemos, então, a unir uma vez mais a tal da Teoria com as nossas Práticas. Mas esperem! Temos um outro obstáculo a ultrapassar no caso do Voleibol que nos prende ao passado e não nos deixa tempo para pensar. Trata-se dos Cursos de Formação de Técnicos estandartizados pela FIVB e cumprido à risca por suas filiadas. Vejam só, um alemão, um japonês, um italiano e outros mais, se reúnem e decidem o que é bom e científico, confeccionam uma “receita técnica” em vários idiomas e distribuem-na pelo mundo. O problema parece que está resolvido, quem quiser que leia e aprenda como fazer. Muitos dos interessados cursaram universidades e, garanto, devem se sentir da mesma forma que os ex-atletas, frequentadores daqueles cursinhos reduzidos de 1-2 semanas: têm certeza de que nada sabem a respeito de “Como Verdadeiramente Ensinar”.

Ah! Além disso, certamente que as apostilas de receitas estão dormitando em prateleiras empoeiradas, o que faz deste site talvez uma das poucas opções que vocês têm de discutir e mutuamente aprendermos a ensinar.

Questione,  Descubra,  Mude, o Conhecimento é irresistível.

 

Um comentário em “Metodologia no Ensino Desportivo

Deixe um comentário