Estamos próximo de atingir nossa meta de 1 mil artigos para deleite dos internautas interessados em Metodologias de Ensino – Escolar e Desportiva. O que não desmerece qualquer ensino de habilidade humana.
No Brasil e creio que em muitos países, pouca importância se dá aos estudos de Psicologia Pedagógica eo que representa na carreira de um professor de qualquer assunto. Muitos hão de dizer que as universidades possuem os seus cursos de Pedagogia cujos currículos são exaustivamente programados e repassados aos alunos. Todavia, esquecem-se, ou não interessa lembrar, que na grande maioria dos estabelecimentos de ensino superior, “o professor ensina e o aluno aprende”. Será que é assim mesmo? Todos sabem que “não se pode mais oferecer cursos nos mesmos moldes seguidos nos tempos do Império. É preciso evoluir e para tal, temos de estar mais abertos. A universidade vive ainda distante de governos, do mercado e de outros centros de excelênca acadêmica, no Brasil e no mundo”. (João Grandino Rodas, Reitor da Universidade de São Paulo, USP). E vai além: “Os sindicalistas que atuam no campus se norteiam pelos velhos métodos do fim dos anos 60”. E complementa: “O ensino superior no Brasil está hoje em nível semelhante ao dos Estados Unidos um século atrás. Acredito que a tendência, como ocorreu lá, e que se dê um processo de seleção natural no próprio mercado, que vai banindo as instituições de mau ensino”.
E mais propriamente nas Escolas de Educação Física, como é o ensino de Pedagogia? Deixarei que os leitores me informem, porquanto o que vejo na prática não é nada publicável. Mas endireitar tudo o que aí está é para muitas gerações. Assim, juntemo-nos para discutir e apresentar soluções a alguns problemas que mais se sobressaem ao jovem professor que começa a sua carreira nas escolas ou em outros estabelecimentos de ensino.
Neste mesmo Procrie desenvolvi uma Categoria denominada “Metodologia e Pedagogia” com muito cuidado para estimular a leitura de textos científicos calcados em renomados mestres. As leituras revelam e propicia aos internautas aliar a teoria à prática, peça fundamental de atração de indivíduos avessos a textos dessa natureza. Pode ser que tenha errado até nos títulos, mas se o leitor interessado ultrapassar essa dificuldade inicial, tenho certeza de que descobrirá um mundo maravilhoso e suas aulas terão muito mais brilho e encanto para os seus alunos.
Passemos, então, a unir uma vez mais a tal da Teoria com as nossas Práticas. Mas esperem! Temos um outro obstáculo a ultrapassar no caso do Voleibol que nos prende ao passado e não nos deixa tempo para pensar. Trata-se dos Cursos de Formação de Técnicos estandartizados pela FIVB e cumprido à risca por suas filiadas. Vejam só, um alemão, um japonês, um italiano e outros mais, se reúnem e decidem o que é bom e científico, confeccionam uma “receita técnica” em vários idiomas e distribuem-na pelo mundo. O problema parece que está resolvido, quem quiser que leia e aprenda como fazer. Muitos dos interessados cursaram universidades e, garanto, devem se sentir da mesma forma que os ex-atletas, frequentadores daqueles cursinhos reduzidos de 1-2 semanas: têm certeza de que nada sabem a respeito de “Como Verdadeiramente Ensinar”.
Ah! Além disso, certamente que as apostilas de receitas estão dormitando em prateleiras empoeiradas, o que faz deste site talvez uma das poucas opções que vocês têm de discutir e mutuamente aprendermos a ensinar.
Questione, Descubra, Mude, o Conhecimento é irresistível.
Compartilhe isso: "Faço gosto em colher sua opinião e compartilhamento; quando puder, comente! Assim, aprenderemos todos".
Publicado por Procrie - Centro de Referência em Iniciação Esportiva
APRESENTAÇÃO
VISÃO: Construção de plataforma pedagógica para docentes aplicável nas 184 mil escolas brasileiras. A Praxia é extensiva a catedráticos das Ciências da Educação e da Educação Física e Desportos, haja vista as buscas do autor no antigo duelo entre TEÓRICOS e PRÁTICOS. As Prototipagens apresentadas ao longo de suas apresentações públicas configuram seu potencial didático. Neste século, em destaque seus estudos em Metodologias de Ensino com base na novel Neurociência e Psicologia cognitivas, para quaisquer habilidades humanas.
OBJETIVO: Uma Educação segundo a concepção da Ciência da Motricidade Humana; postulamos as virtualidades educativas e pedagógicas para todos, campeões ou adeptos do lazer desportivo.
COMO FAZER: Por que ensino/aprendizagem a partir da quadra ou ginásio esportivo? Na Grécia antiga a ginástica fazia parte da pedagogia – Paideia – e da excelência moral:
“O ateniense mostrava-se mais à vontade no ginásio do que em sua casa, onde dormia e comia”. Abordagem interdisciplinar: Matemática, Português, Música, TICs.
INOVAÇÃO & CRIATIVIDADE: Cultura, Educação, Esporte, Lazer para TODOS. Inovamos em Treinamento Profundo - teoria mielínica - e na PRAXIA. Alcançamos nível internacional com obra REVOLUCIONÁRIA! Pretendemos construir uma plataforma pedagógica aplicável na formação profissional continuada de professores em diversas áreas: Pedagogia, Educação Física, Desportos, Motricidade Humana. Todas contribuindo para a excelência em Educação para a Vida. Ensino a Distância (EaD) Centro de Referência em Iniciação Esportiva: http://www.procrie.com.br. A partir de 2009, blog Procrie (589 posts) para formação profissional continuada de professores, proposta de um Centro de Estudos e oferta de alentado Manual de Engenharia Pedagógica. Procedemos a contatos para intercâmbio cultural e apoio: Fundação Banco do Brasil, Roberto Marinho, Universidade de Harvard, do Porto, de Lisboa...
QUEM FAZ: Iniciamos nossa atividade pública em 1974, promovendo cursos de iniciação esportiva para o SESI (nacional); e ao longo dos anos, para CBV (1.200 alunos, Viva Vôlei); universidades, apresentações em escolas públicas e particulares. Cursos (gratuitos e regulares) para 300-400 crianças, nas praias de Icaraí e Copacabana (3 anos). Subsídios pedagógicos para Bernardinho ( Rexona). A par disso, professor de Ed. Física e Técnico em Voleibol (ENEFD, atual UFRJ, 1965-1968), atuante em diversos clubes – técnico e atleta –, treinador de vôlei de praia. Em 1962, convocado para a seleção brasileira, Mundial em Moscou; em 1963, para o Mundial Universitário e Pan-Americano no Brasil.
LIVROS: História do Voleibol no Brasil (1937-2000), 2 vols., 1.047 págs : enciclopédico, memorialista, obra de referência; Villa Pereira Carneiro (400 pág.), história de um bairro de Nichteroy (1920-1960). Como funcionário do Banco do Brasil, compus livro inédito – Intercâmbio Comercial Brasileiro –, revelando estatísticas de Comércio Exterior (4 vol., 25 mil exemplares, em cores, editado pelo Banco do Brasil). Nota: em 1987 recebemos convite da Assessoria Especial da Presidência do Banco do Brasil para projeto nas AABBs do país, não concretizado por problema político/administrativo.
Ver todos os posts de Procrie - Centro de Referência em Iniciação Esportiva
Publicado
Um comentário em “Metodologia no Ensino Desportivo”
This site definitely has all of the information I wanted about this subject and didn’t know who to ask.
This site definitely has all of the information I wanted about this subject and didn’t know who to ask.
CurtirCurtir