XV Campeonato Mundial Feminino, Japão

Como foi noticiado, realizamos uma parceria com o Sovolei, o maior site português de voleibol. Esperamos todos que este intercâmbio frutifique e possa informar aos nossos leitores com a mesma eficácia e profusão de informações, inclusive históricas. Sendo assim, ao tempo em que divulgo o texto do Sovolei sobre o início e perspectivas desse Mundial, acrescento alguns detalhes referentes ao início dessas competições mundiais.

 
 
Mundial Sénior Feminino
Rússia defende título
 
“Depois de 2006, o Campeonato do Mundo de Seniores Feminino volta ao Japão para a 15ª edição da competição, que hoje se inicia e que tem Final marcada para o próximo dia 14 de Novembro.
A Rússia vai defender no país do Sol Nascente, o título Mundial ali conquistado em 2006 e são várias as selecções que entre as 24 equipas presentes, querem ostentar o título durante os próximos 4 anos. Desde logo os Estados Unidos e o Brasil, 1º e 2º classificados no World Grand Prix 2010 e nos Jogos Olímpicos de Pequim em 2008, a que se juntam a China, Itália, Japão, Cuba, Polónia, Sérvia e Holanda, todas no top 10 do Ranking FIVB.
No historial do Campeonato do Mundo, com a primeira edição realizada em 1952 na capital da ex-União Soviética, Moscovo, é a selecção russa que detém o maior número de troféus, com 6 campeonatos em 1952, 1956, 1960, 1970, 1990 (como URSS) e 2006 e a única com 3 consecutivos. Segue-se o Japão com 3 (1962, 1967 e 1974), tal como Cuba (1978, 1994 e 1998), a China com 2 (1982, 1986) e a Itália com 1 (2002)”.  
 
Agora vejam algumas imagens do acervo do ex-atleta brasileiro João Carlos da Costa Quaresma que, quando presente ao Mundial de Paris, em 1956, resgatou uma publicação francesa dando conta como teve início o voleibol na Rússia, especialmente entre as mulheres. Flagrantes de um campeonato feminino de voleibol disputado no estádio do Dínamo, em Moscou, provavelmente no final da década de 40 com a presença de 80 mil espectadores. 
 
   
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
Em 1952 foram disputados em Moscou o segundo campeonato mundial masculino e o primeiro entre as mulheres com a supremacia russa em ambas as categorias. No masculino, 11 representações e somente oito no feminino. Já se esboçava o predomínio dos países do Leste Europeu conforme se depreende dos resultados:

—————————————————————————-

Colocação           Masculino                    Feminino

—————————————————————————-

  1.                   URSS                                 URSS
  2.                   Tchecoslováquia          Polônia
  3.                   Bulgária                           Tchecoslováquia
  4.                   Romênia                          Bulgária
  5.                   Hungria                           Romênia
  6.                   França                              Hungria
  7.                   Polônia                            França
  8.                   Índia                                 Índia
  9.                   Líbano                               –
  10.                   Israel                                 –
  11.                   Finlândia                      
—————————————————————————–
Fonte: Wikipédia.
 

Deixe um comentário