
Mensagem à Catarina, uma amiga portuguesíssima.
Todos poderão contemplar nosso primeiro diálogo neste próprio site. Está em Comentários do “Convite aos Internautas”. Foi uma resposta imediata e com uma carga emocional maravilhosa. Como é gratificante estar com alguém que adora o que faz! Imagino quantos professores estão espalhados por este mundo na agradável tarefa de Ensinar e Educar crianças. Creio também que os que me encontram no Procrie percebem emoção com que trato o tema. Até hoje quando falo em Cursos ou Palestras, tenho a voz embargada e corre uma lágrima pela face. Neste momento, estou repleto de emoção e embriaguez de amor por estar ali a falar para crianças e adultos.
Iniciação e Formação. Nunca estarão sozinhos nesta prazerosa função de Aprender a Ensinar. Chamo a atenção, entretanto, que como existem bons professores, há também boas técnicas de ensino – os Métodos. Como em educação nada é definitivo, devemos todos nos colocar em prontidão para descobrirmos ou criarmos formas mais eficientes e adequadas à época e às circunstâncias em que vivemos.
Clube e Escola. Vejam, p.ex., como se conduz um professor de Educação Física na escola ao propor a atividade voleibol e compare com um professor/treinador da mesma modalidade em um clube. O que percebem na prática? Estejam certos de que as diferenças no âmbito mundial não diferem em muito, respeitadas algumas peculiaridades. O que digo refere-se às atitudes do professor e a metodologia a empregar. Você poderá ter um resumo nos Anais do 1º Simpósio Mundial de Mini Voleibol realizado na Suécia em 1975. A partir dessas observações dei início às minhas pesquisas pedagógicas e metodológicas realizando dezenas de cursos para milhares de crianças . Através dessas experiências fui compondo propostas não definitivas para aplicação em qualquer área do ensino. É claro que me servi de vários especialistas, como Vigotski, Piaget, Le Boulch, D. Wood, que me auxiliaram a interpretar e analisar mais corretamente o comportamento infantil e, por extensão, dos indivíduos.
Intuição e Criatividade. Mas também me servi de minhas intuições e da própria liberdade de criar sem medo de errar. Em alguns artigos inicias desse site coloquei depoimentos de crianças e adultos sobre a “arte de criar”. Entre elas, “´Ninguém realiza uma aula como você, pois está plena de amor”; ou outra ainda, “As aulas de Ed. Física aqui na escola tinham que ser assim como essa”. E, finalmente, de um professor/Coordenador da escola: “Como conseguiria dar aulas sequenciais na escola, já que teve um desgaste grande em uma só?” Respondi-lhe: “A resposta a esta indagação mereceria um Curso, mas adianto-lhe que se fosse professor da escola eu conheceria todos os alunos e eles a mim; esta cumplicidade tornaria a tarefa muito mais fácil e proveitosa”.

Trajetória. O fato de não ter ainda pretensões de treinar escalões mais elevados revela que pretende amadurecer no trato com o outro até que adquira plena confiança no que está a ensinar. É perfeitamente natural e todos que conheço assim procederam. É como se fora um estágio antes de galgar espaços adiante. Todavia, houve época em que fiz o trajeto contrário. De treinador das equipes principais de um clube no Rio, fui incumbido de treinar os infantis, o que me proporcionou um ganho extraordinário na pedagogia. Reputo como uma experiência fantástica e única. Percebi que o mais importante era despertar o interesse das crianças naquilo que lhes propunha e, a partir daí, consegui construir um método maravilhoso de ensino: Aprender Brincando e Jogando (do alemão G. Dürrwächter). Clique no desenho acima e observe por alguns instantes cada detalhe. Tenho certeza de que suas aulas ou treinos mudarão daqui para frente. Poderá se aprofundar e conhecer melhor a metodologia consultando os títulos na Categoria Metodologia e Pedagogia.
Curso Virtual. Lembro a todos que o ensino de métodos não requer a figura presencial. A criação de um pólo, por exemplo, no Boavista F. C., na cidade do Porto, em Portugal, é bastante viável do ponto de vista pragmático. E não só ali, mas em várias escolas e cidades pelo mundo afora. Aqui está embutida a minha Missão, de atender professores/treinadores em locais que eu jamais sonharia poder estar algum dia. Poderão ver o que lhes digo em “Convite aos Internautas”. A tendência do mundo moderno fez com que se utilizasse com maestria os Cursos a Distância, cuja busca é mundial. As tendências apontam para a utilização de recursos tecnológicos, são de curta duração e inclui até modelos de avaliação. Além disso, se estendem ao longo da vida, não implica a preocupação da obtenção de um diploma, o assunto está diretamente voltado para o interesse do aluno, o que torna o processo como uma educação permanente.
Curso Presencial. Todavia, exemplos de atividades pedagógicas pressupõem o contato direto, presencial, em que o professor fala, exemplifica e aplica na prática o conteúdo desejado. E mais, desfaz as dúvidas e responde às indagações de seus alunos. Quem sabe possamos realizar juntos tamanha façanha também em Portugal e com a ajuda inestimável do Sovolei. Sonhar não faz mal a ninguém!
Saudações verdes e amarelas, além é claro das axadrezadas, que muito me tocou.

Yes! Finally someone writes about blog.
CurtirCurtir