Entradas, Bandeiras e Missão

Fonte: Mapa Google e Google Analytics.

Entradas, Bandeiras e Missão      

Sobre as primeiras, colhi na Wikipédia um breve relato: “A expressão Entradas, Bandeiras é utilizada para designar, genericamente, os diversos tipos de expedições empreendidas à época do Brasil Colônia, com fins tão diversos como os de simples exploração do território, busca de riquezas minerais, captura ou extermínio de escravos  indígenas ou mesmo africanos. Ainda de maneira geral, considera-se que as chamadas Entradas tinham a finalidade de expandir o território, eram financiadas pelos cofres públicos e com o apoio do governo colonial em nome da Coroa de Portugal, ou seja, eram expedições organizadas pelo governo de Portugal. As Bandeiras eram iniciativas de particulares, associados ou não, que com recursos próprios buscavam obtenção de lucros. Ou seja eram expedições organizadas por bandeirantes”.

Na era moderna, com todas as facilidades da Tecnologia da Informação, criei uma Missão, o Procrie. Vocês poderão vê-la com um simples clique (Quem Faz). Este é o milagre de nossos tempos, aproveitemo-lo.  Após um ano de escritos na web, só tenho a lamentar que não finquei minha bandeirinha em um estado brasileiro: Roraima. Esta será, então, minha próxima conquista. E, vejam que já atingi países nos cinco Continentes!

Porto Velho, a Pioneira 

A Faculdade Metodista de Ji-Paraná (RO) e o Departamento de Educação Física.

Como muitos já perceberam, o mapa do Brasil está coalhado de visitantes no extenso  litoral e nas regiões mais desenvolvidas economicamente, Sul e Sudeste. Tenho a pretensão, tal qual os Bandeirantes, de também eu aventurar-me pelas matas e conquistar o coração de milhões de brasileirinhos que talvez nunca tenham visto ou ouvido falar de educação física, esporte e tantas outras coisas. Num primeiro momento dei um passo na direção de Rondônia (RO) através de um Missionário que encontrei em Niterói (O Professor e o Missionário). Na capital, Porto Velho, percebo com orgulho que já desfruto da companhia de 27 visitantes/mês. Mas não é suficiente para um estado  com dificuldades a vencer, inclusive as distâncias, os acessos e até mesmo a falta de energia elétrica em muitos lugarejos. Mas nada que não possa ser conquistado passo a passo, com pertinência e criatividade. Creio que vale a pena tentar! Mas é necessário que muitos professores imbuídos do espirito missionário levem aos nossos irmãozinhos a alegria de praticar algum esporte e dele retirar lições para a construção de uma vida melhor. Na Wikipédia tirei alguns dados sobre sua população (2009, estimados) e principais cidades: Estado = 1.504.000 hab. Principais cidades: Porto Velho (capital, 383 mil), Ji-Paraná (111 mil), Ariquenas (86 mil), Cacoal (79 mil), Vilhena (70 mil). Consta que somente a Universidade Federal de Rondônia ofereça o curso de Educação Física. Corrijam-me onde for necessário, pois os professores e acadêmicos constituem-se no meu alvo principal. Quantos são os Professores de Educação Física atuantes? Lembro-me que já tive visitantes de Ji-Paraná e Cacoal e estou esperançoso que retornem ao Procrie para ajudar no oferecimento de opções de lazer para seus irmãozinhos. Entrem no site e comentem sobre suas dúvidas, façam como o atleta canhoto que recentemente consultou-me e desencadeei uma série de artigos sobre o seu treinamento e utilização tática numa equipe de voleibol.

Recordo-me também de ter procurado contato em duas oportunidades com professores da cidade, No primeiro, com a Professora Juscimara Campos de Oliveira, quando ela divulgava um Curso de Formação Continuada (9.11.2009) e, o segundo, um Curso Nacional de Treinadores de Voleibol de Nível 2, em 5.8.2010, com patrocínio da Federação Rondonense de Voleibol e CBV. Espero que pelo menos um dos meus 27 visitantes possam auxiliar o Padre Missionário que está embrenhado em localidades distantes da capital a levar alguma alegria às comunidades que nada têm. Pelo menos possam descobrir um sorriso e proporcionar carinho às suas crianças. E, para tal, não precisam se embrenhar mata adentro. A Arquidiocese em Porto Velho pode ajudar nesse sentido. Que mais posso fazer, senão pedir por eles, isto é, que todos possam atualizar-se em Pedagogia e Metodologia Esportiva e produzirem crianças mais felizes e, mais importante, GENTE!

Palmas, a Nova Missão    

Palmas e Araguaína, TO. Mapa Google.

Paralelamente, criamos novo objetivo, que se volta para o Estado do Tocantins (TO) e a sua novel capital Palmas. Mais uma vez por intermédio agora de um Diácono que está lotado na cidade. Esteve comigo também em Niterói e ofereci-lhe material para a prática do Mini Vôlei, redes, bolas de vôlei, de tênis, petecas e cordas. Certamente que precisará de colaboradores na região, preferencialmente professores. Lembrem-se que para o emprego da metodologia que proponho não há necessidade de ter praticado ou conhecer o voleibol profundamente. Conhecimentos generalistas são suficientes para propor uma excelente prática para centenas de crianças e jovens. Vocês poderão desfrutar de vários exemplos nos textos sobre o Mini Voleibol e, caso persistam dúvidas, usem e abusem dos Comentários no site. Estarei sempre ao seu lado. Um fato confortante para mim é saber que estão tentando e, para isso, peço a comunicação de todos. Lembrem-se de que aprenderão mais nos seus erros e fracassos do que nas situações bem sucedidas. Busquem sempre um aperfeiçoamento e não se detenham com o ópio do sucesso ou das vitórias, pois nos deixam cegos aos erros e nos corrompem com o perfume da vaidade.

Sugestão. Vai aqui a primeira sugestão: unam-se e trabalhem em conjunto durante um período. Várias cabeças pensando produzem ideias maravilhosas. Tornam as despesas menos dispendiosas, além de cooptar mais alunos, pois uns atraem outros para as atividades recreativas e alegres. Estarei aguardando-os com suas notícias. Na Wikipédia colhi os dados sobre a população do Estado (2009, est.): Total = 1.292.000; Palmas (184 mil); Araguaína (119 mil); Gurupi (74 mil); Porto Nacional (47 mil); Paraíso do Tocantins (42 mil). Não estão disponíveis dados sobre cursos de Educação Física, apesar de inúmeras instituições de ensino superior. Gostaria que me informassem a respeito, inclusive o número de professores da especialidade. Como resultado do Diácono, o site recebeu duas visitas em Palmas importantíssimas, pois mostraram-me pessoas interessadas durante pouco mais de 6 minutos nas três páginas consumidas. E uma outra, mais ao Norte, em Araguaína. Como estou a escrever sobre Projetos de expansão de atividades para crianças, creio seria de bom alvitre que TODOS – professores, pais, agentes educacionais –  se dessem as mãos nesta verdadeira cruzada. Quanto mais indivíduos envolvidos, maior e melhores resultados. E muito mais rápido. Sintam-se pioneiros. E, lembrem-se, estarei sempre por perto para qualquer auxílio ou conselho.

No próximo texto estarei viajando pelo Acre e Mato Grosso. Aguardem.

Deixe um comentário