Estamos próximo de atingir nossa meta de 1 mil artigos para deleite dos internautas interessados em Metodologias de Ensino – Escolar e Desportiva. O que não desmerece qualquer ensino de habilidade humana.
Estamos completando nesta data o 1º ANIVERSÁRIO de nossas atividades. Sim, NOSSAS, porque sem todos vocês que me visitam nada existiria. E, se ainda estão por aqui, agradeço a paciência e a generosidade em acolher meus escritos e ideias. Sinto-me completamente realizado. Jamais poderia prever tanta receptividade. Vocês todos me confortam e me animam a continuar nessa peregrinação. MUITO OBRIGADO pela acolhida.
Construí o primeiro blogue no Google – http://www.robertoapimentel.blogspot.com/ – e a primeira postagem deu-se em 16 de setembro de 2009. Em pouco tempo percebi que teria que desenvolver os escritos para um outro hospedeiro, este que perdura até hoje. Algum tempo depois, talvez em junho, foi colocado o instrumento para análise das estatísticas, o Google Analytics, que me fornece o retorno aos meus textos. Estou estupefato diante desses dados. Neste momento tenho orgulho pela ultrapassagem da marca de 3 mil visitantes/mês. Estarei solicitando a alguns amigos uma análise sobre esse fato histórico (para mim), pois o que teve início despretensiosamente, levou-me a dar continuidade à Missão que estabeleci: “Aprender a Ensinar”.
Mapa Mundi. Para não cansar o leitor com tantos dados e mapas consigno que diversos visitantes estrangeiros já frequentaram o site, mas por algum motivo deixaram de fazê-lo temporariamente, como acontece durante as férias no verão europeu, além da Copa do Mundo (julho). Entre eles, no Continente Asiático, China, Coreia do Sul, Japão e Tailândia; na Oceania, a Austrália: no Oriente Médio, Israel e Líbano; nas Américas, Canadá, Costa Rica, Chile. Finalmente, no Continente Africano, a África do Sul, Guiné-Bissau, Senegal, Angola, Moçambique, Tanzânia.
Co-orientador. Mantenho o compromisso de estar próximo aos acadêmicos de Educação Física e ao professorado em geral na tarefa do dia a dia de ensino. Espero que os meus escritos tenham valia e contribuam para um melhor aprendizado. Lembrando que a Metodologia e Pedagogia são únicas para o ensinamento de todos os desportos. Penso que estou fazendo o que posso e tenho certeza que outros farão ainda melhor.
Cursos Presenciais. Reforço a intenção de promover Cursos em Rede Nacional, Presenciais, os quais reputo de interesse primacial dos professores, especialmente aqueles que estão isolados dos grandes centros, lotados nas escolas municipais enfrentando todas as espécies de dificuldades, ou mesmo aos que não têm afinidade maior com o voleibol. Tenho certeza que após esse contato mais próximo vamos estreitar um intercâmbio produtivo, promovendo atividades mais duradouras com os seus alunos e a comunidade. Estarei sempre aguardando por todos vocês. Volto a dizer-lhes, meu objetivo é o PROFESSOR, aquele que atua na escola com centenas de brasileirinhos. Venham se alimentar de uma fatia desse bolo de amizade e confiança.
Núcleos. Estarei incentivando a seguir os diálogos para a criação de Núcleos para centenas de indivíduos – crianças, jovens e adultos – em suas comunidades.
PARABÉNS a TODOS! Que Deus os conduza e abençoe nessa nobre missão.
Compartilhe isso: "Faço gosto em colher sua opinião e compartilhamento; quando puder, comente! Assim, aprenderemos todos".
Publicado por Procrie - Centro de Referência em Iniciação Esportiva
APRESENTAÇÃO
VISÃO: Construção de plataforma pedagógica para docentes aplicável nas 184 mil escolas brasileiras. A Praxia é extensiva a catedráticos das Ciências da Educação e da Educação Física e Desportos, haja vista as buscas do autor no antigo duelo entre TEÓRICOS e PRÁTICOS. As Prototipagens apresentadas ao longo de suas apresentações públicas configuram seu potencial didático. Neste século, em destaque seus estudos em Metodologias de Ensino com base na novel Neurociência e Psicologia cognitivas, para quaisquer habilidades humanas.
OBJETIVO: Uma Educação segundo a concepção da Ciência da Motricidade Humana; postulamos as virtualidades educativas e pedagógicas para todos, campeões ou adeptos do lazer desportivo.
COMO FAZER: Por que ensino/aprendizagem a partir da quadra ou ginásio esportivo? Na Grécia antiga a ginástica fazia parte da pedagogia – Paideia – e da excelência moral:
“O ateniense mostrava-se mais à vontade no ginásio do que em sua casa, onde dormia e comia”. Abordagem interdisciplinar: Matemática, Português, Música, TICs.
INOVAÇÃO & CRIATIVIDADE: Cultura, Educação, Esporte, Lazer para TODOS. Inovamos em Treinamento Profundo - teoria mielínica - e na PRAXIA. Alcançamos nível internacional com obra REVOLUCIONÁRIA! Pretendemos construir uma plataforma pedagógica aplicável na formação profissional continuada de professores em diversas áreas: Pedagogia, Educação Física, Desportos, Motricidade Humana. Todas contribuindo para a excelência em Educação para a Vida. Ensino a Distância (EaD) Centro de Referência em Iniciação Esportiva: http://www.procrie.com.br. A partir de 2009, blog Procrie (589 posts) para formação profissional continuada de professores, proposta de um Centro de Estudos e oferta de alentado Manual de Engenharia Pedagógica. Procedemos a contatos para intercâmbio cultural e apoio: Fundação Banco do Brasil, Roberto Marinho, Universidade de Harvard, do Porto, de Lisboa...
QUEM FAZ: Iniciamos nossa atividade pública em 1974, promovendo cursos de iniciação esportiva para o SESI (nacional); e ao longo dos anos, para CBV (1.200 alunos, Viva Vôlei); universidades, apresentações em escolas públicas e particulares. Cursos (gratuitos e regulares) para 300-400 crianças, nas praias de Icaraí e Copacabana (3 anos). Subsídios pedagógicos para Bernardinho ( Rexona). A par disso, professor de Ed. Física e Técnico em Voleibol (ENEFD, atual UFRJ, 1965-1968), atuante em diversos clubes – técnico e atleta –, treinador de vôlei de praia. Em 1962, convocado para a seleção brasileira, Mundial em Moscou; em 1963, para o Mundial Universitário e Pan-Americano no Brasil.
LIVROS: História do Voleibol no Brasil (1937-2000), 2 vols., 1.047 págs : enciclopédico, memorialista, obra de referência; Villa Pereira Carneiro (400 pág.), história de um bairro de Nichteroy (1920-1960). Como funcionário do Banco do Brasil, compus livro inédito – Intercâmbio Comercial Brasileiro –, revelando estatísticas de Comércio Exterior (4 vol., 25 mil exemplares, em cores, editado pelo Banco do Brasil). Nota: em 1987 recebemos convite da Assessoria Especial da Presidência do Banco do Brasil para projeto nas AABBs do país, não concretizado por problema político/administrativo.
Ver todos os posts de Procrie - Centro de Referência em Iniciação Esportiva