Zona da Mata

Repercussão juiz-forana

Dando seguimento à comunicação com os meus leitores quanto às informações de acesso, percebam como uma simples manifestação provoca reações em cadeia satisfatórias, felizmente. Além do texto postado recentemente em 26 de agosto – Carta Mineira – remeti mensagem à Professora Dra. Edna Ribeiro Hernandez Martin, Diretora da Faculdade de Ed. Física da UFJF. Em 1º de setembro recebi sua amável resposta deixando-me esperançoso quanto ao futuro relacionamento com seus alunos e professores. Espero visitá-los em breve. Mas os reflexos dessa influência já produziram frutos, pois de um único visitante em Juiz de Fora, 12 dias passados contam-se agora sete, e bastante interessados: foram consultadas 17 páginas que demandaram 32 minutos. Esses dados só foram ultrapassados por um internauta de Araçatuba (SP) que consumiu 43 páginas em tempo recorde de permanência: 54 minutos.

Valor do blogue. O fato em si poderia passar despercebido, mas acentuo principalmente aos catedráticos, professores e acadêmicos de Educação Física para o valor que representa não só a leitura em si, mas o bate-papo e os trabalhos de pesquisa. Para os docentes, especializados ou não em voleibol, a transparência e a simplicidade de detalhes que contribuirão para a riqueza de seu trabalho nas escolas. É um momento em que pretendo trazer a letra fria impressa no papel para a sala de aula, para nossa quadra de jogo, ou melhor, ainda, para a sua vida.

Querem um exemplo? Vejam o artigo “Teoria vs. Prática” (27.11.2009) no qual converso com o Professor João Crisóstomo M. Bojikian da Universidade Presbiteriana Mackenzie. O assunto derivou de minha leitura sobre um de seus magníficos escritos publicados na Internet sob o título “Vôlei vs. Vôlei”. Lembrando ainda que os conceitos de Metodologia e Pedagogia emitidos nos textos são universais, atuais e perfeitamente transferíveis para qualquer atividade humana, inclusive outros desportos.

Adquirindo conhecimento. Atualmente ando interessado em estabelecer relações entre a natureza dos textos e aprendizagens. Daí minha motivação em ampliar os diálogos. Percebo que o estilo que se imprima ao blogue tem a ver com a busca conjunta de um domínio dos assuntos. Alie-se a isto a própria natureza da mídia – escrita ágil, com poucas palavras, que informa enquanto analisa e faz crítica. É uma escrita que tem o ritmo incessante dos acontecimentos e compatível com a dinâmica da vida atual. No meu caso, isso me ajuda a ficar informado, atualizado e aprender. Fica a sugestão para os meus leitores, que agora são muitos, para que participem, indaguem, discutam e aproveitem esta excelente ferramenta em que se pretende aprender e a compartilhar algum conhecimento. Chama-se a isto “troca de experiências”.

—————————

Internautas viçosenses

Seguindo os passos da Manchester Mineira, volto-me para a cidade de Viçosa, também da Zona da Mata. Ali encontrei a Universidade Federal, a UNIVIÇOSA e a Escola Superior. No site da Federal descubro que para a licenciatura e bacharelado em Educação Física estão destinadas 70 vagas (+ 60 no Campus Florestal). Estou fazendo contato com a direção do estabelecimento no sentido de divulgar minhas propostas. Surtirá o mesmo efeito? Aguardemos.  

Universidade Federal: plobato@ufv.br, em 7.9.2010.

Departamento de Educação Física     

Senhor Professor,

Imbuí-me da tarefa de expressar minhas experiências na área do ensino do voleibol para crianças pela web. Formatei, então, o PROCRIE, um Centro de Referência em Iniciação Esportiva virtual. Está voltado principalmente para professores e acadêmicos e sua missão traduzida em “Aprender a Ensinar”. Suas premissas estão colocadas no endereço www.procrie.com.br para o qual peço sua visita. Poderá constatar também a aceitação que venho encontrando do professorado em todo o País e, incrível, nos cinco Continentes. Com certeza, um dos milagres do Google Translate.

Estou realizando contatos com os professores responsáveis pela Educação Física no sentido de, se aprovado o que se contém no Procrie, divulgar entre seus alunos para que possam, igualmente com outros colegas do Brasil, se locupletar de minhas vivências e, mais ainda, enriquece-las com o seu contato. Ali estão contidos diversos aspectos de competências e qualificações inerentes ao profissional de Educação Física. As postagens indicam o caminho para a Meritocracia, ensino de qualidade e oportunidades de negócios.

Há pouco, poderá constatar no artigo “Carta Mineira” estabeleci contato com a ilustre Professora Edna Martin, da UFJF que amavelmente mostrou-se interessada. Além disso, já existe em Viçosa pessoa visitando o site. Atenciosamente.

Deixe um comentário