Estamos próximo de atingir nossa meta de 1 mil artigos para deleite dos internautas interessados em Metodologias de Ensino – Escolar e Desportiva. O que não desmerece qualquer ensino de habilidade humana.
Fonte: Google Analytics. Período: 28.7 a 27.8.2010.
Grande, Rio!
Aproveitando o tão simpático e propalado “espírito carioca”, lanço uma campanha de participação no site. Nada mais do que um bom bate-papo. A intenção é inverter a lógica clássica de uma aula, segundo a qual só o professor fala, e os alunos ouvem. Graças à ferramenta, todos os brasileiros podem participar sobre quaisquer temas apresentados, podendo, inclusive, compartilhar suas opiniões com outros internautas. Se possível, estarei produzindo um mapa com a geolocalização dos participantes. Esta ideia surgiu-me ao ler hoje a revista Veja, “A Voz do Leitor”. Vamos começar e aprender juntos?
Os internautas cariocas me confiaram um crédito espetacular que me emociona e induz a continuar obstinadamente na Missão que elegi ao construir este site. Penso que caí no agrado de dezenas que me visitam diariamente, o que aumenta minha responsabilidade na manutenção do padrão dos textos e, especialmente nas Histórias do Voleibol no próprio Rio. Foi uma ideia feliz e que caiu no agrado dos cariocas, haja vista que muitos protagonizaram as histórias. Esperem um pouco mais e após um mergulho na praia e a cervejinha, nada como relembrar velhas histórias que nunca foram contadas. São personagens reais que construíram e elevaram o voleibol no cenário nacional e como a praia contribuiu para a sua difusão.
Nova Iguaçu. Percebo com muito carinho uma surpresa agradabilíssima que vem do interesse dos professores de Nova Iguaçu, região do Grande Rio, representado por 44 visitas/mês. Este é um fato revelador que me predispõe a voltar meus olhos para o professorado da região. Estarei sempre perto para apoiá-los e incentivá-los. Apareçam!
Niterói. São 33 visitas/mês com tempo recorde de permanência na consulta a pouco mais de 5 páginas e leitura atenta por 5 minutos. Dizem que “ninguém é profeta na sua própria terra”, mas parece que este dito vem se revertendo. Há muito que tenho o reconhecimento de meus conterrâneos e daqueles que por aqui aportaram, mercê de realizações na Praia de Icaraí, aquela que tem a “melhor vista do mundo”. Fomos agraciados pelos cariocas, do outro lado da baía, que com seu espírito brincalhão, nos distingue com velada simpatia. Diziam muito mais nas décadas iniciais do voleibol no Rio, quando reconheciam o valor dos indivíduos que por aqui construíram o voleibol: “Nictheroy é um celeiro de craques”. E, invariavelmente, os clubes cariocas se locupletavam desses atletas para incluí-los em suas equipes. Como até nossos dias a cidade é “dormitório” do Rio, nada impedia tais participações. O site propositadamente distingue as histórias do voleibol na cidade que remontam ao ano de 1939. Ali está revelada a intensa participação dos atletas com o voleibol do Rio e nacional. Dessa forma, aqueles que me confiaram seus acervos de notas, recortes e fotos, se reportam ao site com muita emoção, inclusive seus filhos e netos. Alguns deles já nos deixaram, mas suas histórias hão de permanecer. Venha ver!
Praia de Icaraí e a equipe do IPC, campeã do II Torneio da ACM, Rio. Acervo Aguinaldo Mendonça, 1939.
Compartilhe isso: "Faço gosto em colher sua opinião e compartilhamento; quando puder, comente! Assim, aprenderemos todos".
Publicado por Procrie - Centro de Referência em Iniciação Esportiva
APRESENTAÇÃO
VISÃO: Construção de plataforma pedagógica para docentes aplicável nas 184 mil escolas brasileiras. A Praxia é extensiva a catedráticos das Ciências da Educação e da Educação Física e Desportos, haja vista as buscas do autor no antigo duelo entre TEÓRICOS e PRÁTICOS. As Prototipagens apresentadas ao longo de suas apresentações públicas configuram seu potencial didático. Neste século, em destaque seus estudos em Metodologias de Ensino com base na novel Neurociência e Psicologia cognitivas, para quaisquer habilidades humanas.
OBJETIVO: Uma Educação segundo a concepção da Ciência da Motricidade Humana; postulamos as virtualidades educativas e pedagógicas para todos, campeões ou adeptos do lazer desportivo.
COMO FAZER: Por que ensino/aprendizagem a partir da quadra ou ginásio esportivo? Na Grécia antiga a ginástica fazia parte da pedagogia – Paideia – e da excelência moral:
“O ateniense mostrava-se mais à vontade no ginásio do que em sua casa, onde dormia e comia”. Abordagem interdisciplinar: Matemática, Português, Música, TICs.
INOVAÇÃO & CRIATIVIDADE: Cultura, Educação, Esporte, Lazer para TODOS. Inovamos em Treinamento Profundo - teoria mielínica - e na PRAXIA. Alcançamos nível internacional com obra REVOLUCIONÁRIA! Pretendemos construir uma plataforma pedagógica aplicável na formação profissional continuada de professores em diversas áreas: Pedagogia, Educação Física, Desportos, Motricidade Humana. Todas contribuindo para a excelência em Educação para a Vida. Ensino a Distância (EaD) Centro de Referência em Iniciação Esportiva: http://www.procrie.com.br. A partir de 2009, blog Procrie (589 posts) para formação profissional continuada de professores, proposta de um Centro de Estudos e oferta de alentado Manual de Engenharia Pedagógica. Procedemos a contatos para intercâmbio cultural e apoio: Fundação Banco do Brasil, Roberto Marinho, Universidade de Harvard, do Porto, de Lisboa...
QUEM FAZ: Iniciamos nossa atividade pública em 1974, promovendo cursos de iniciação esportiva para o SESI (nacional); e ao longo dos anos, para CBV (1.200 alunos, Viva Vôlei); universidades, apresentações em escolas públicas e particulares. Cursos (gratuitos e regulares) para 300-400 crianças, nas praias de Icaraí e Copacabana (3 anos). Subsídios pedagógicos para Bernardinho ( Rexona). A par disso, professor de Ed. Física e Técnico em Voleibol (ENEFD, atual UFRJ, 1965-1968), atuante em diversos clubes – técnico e atleta –, treinador de vôlei de praia. Em 1962, convocado para a seleção brasileira, Mundial em Moscou; em 1963, para o Mundial Universitário e Pan-Americano no Brasil.
LIVROS: História do Voleibol no Brasil (1937-2000), 2 vols., 1.047 págs : enciclopédico, memorialista, obra de referência; Villa Pereira Carneiro (400 pág.), história de um bairro de Nichteroy (1920-1960). Como funcionário do Banco do Brasil, compus livro inédito – Intercâmbio Comercial Brasileiro –, revelando estatísticas de Comércio Exterior (4 vol., 25 mil exemplares, em cores, editado pelo Banco do Brasil). Nota: em 1987 recebemos convite da Assessoria Especial da Presidência do Banco do Brasil para projeto nas AABBs do país, não concretizado por problema político/administrativo.
Ver todos os posts de Procrie - Centro de Referência em Iniciação Esportiva