A todos brasileiros das regiões atingidas pela baixa umidade relativa do ar minha preocupação e orações para que chova o quanto antes e se desfaça essa massa de ar seco. Creio que as autoridades médicas e Secretaria Nacional de Defesa Civil saberão orientar e prevenir danos à saúde da população. É hora de muita cautela e cuidados. Estarei em permanente oração por todos.
————————————
Deu no Terra: Doze Estados devem ter alerta de baixa umidade nesta sexta
27 de agosto de 2010 • 10h04
A forte massa de ar seco que atinge o País causa alerta para baixa umidade do ar em 12 Estados nesta sexta-feira. De acordo com o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), Tocantins, Pará, Rondônia, Maranhão, Goiás, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Minas Gerais, São Paulo e Distrito Federal terão índices de umidade abaixo de 30%. O ar seco gera alerta para a saúde respiratória, dificulta a dispersão de poluentes na atmosfera e agrava o risco de incêndios. São Paulo, por exemplo, deve ter o quinto dia seguido de índices emergenciais umidade. Segundo a Climatempo, foram registrados recordes de temperatura, no ano, em Campo Grande (36°C), em Mato Grosso do Sul; Cuiabá (39,3°C), em Mato Grosso e Palmas (39,4°), em Tocantins. A Secretaria Nacional de Defesa Civil aconselha a população destas regiões a evitar atividades ao ar livre e exposição ao sol entre as 10h e 17h, além de ingerir bastante líquido para evitar a desidratação. Há também o alerta para o risco de incêndios florestais.
A Defesa Civil orienta a todos para não acenderem fogueiras nas proximidades de matas e florestas. Além disso, os motoristas que trafegarem por regiões sujeitas a incêndios deverão ter atenção redobrada devido à visibilidade reduzida pela fumaça, e também evitarem jogar pontas de cigarros para fora dos veículos.
==================
Deu no Terra: Com 6% de umidade, município de MS entra em emergência
27 de agosto de 2010 • 15h38 • atualizado às 15h44
A cidade de Corumbá (oeste de Mato Grosso do Sul) entrou em estado de emergência ao registrar um índice de umidade relativa do ar de 6% e 35°C por volta das 15h desta sexta-feira. As informações são da agência Climatempo. O tempo seco já era previsto pelo Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet). Índices de umidade abaixo de 30% eram esperados para os Estados de Tocantins, Pará, Rondônia, Maranhão, Goiás, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Minas Gerais, São Paulo e Distrito Federal nesta sexta-feira. Por volta das 12h a cidade de São Paulo entrou nesta sexta-feira em estado de alerta pela quinta vez na semana, com um índice de umidade em 14%.
