Fundamentos e Curiosidades

Evolução do Voleibol: os Fundamentos

(Fotos: Fivb, Divulgação) 

O jargão dos bate-papos sobre esporte, sempre dominado pelo vocabulário futebolístico, foi enriquecido de novas palavras vindas do vôlei, a partir do sucesso das seleções brasileiras nos Mundialitos – do Rio e de São Paulo. Em resumo, esta era, em 1982, a terminologia básica do voleibol.

Saque. Coloca a bola em jogo, constituindo-se, por isso, na primeira manifestação de ataque. É dado depois de a bola estar solta, com uma das mãos, aberta ou fechada, dentro dos poucos segundos que se seguem à autorização do árbitro. O saque é considerado faltoso – e punido com a reversão – se a bola tocar num jogador da própria equipe sacadora; se não passar por cima da rede (sem tocá-la); se tocar numa das antenas laterais fixadas na rede; ou se cair fora dos limites da quadra sem ter sido tocada por um jogador adversário.

Recepção. Passe efetuado pelo jogador que recebe o saque do adversário. Fundamento que adquiriu tanta importância a partir do momento em que o saque foi aperfeiçoado e criou dificuldades crescentes para ser bem defendido, que a Comissão de Técnicos da FIVB decidiu considerá-lo um fundamento à parte, embora, a rigor, trate-se de um passe.

  

  

Levantamento. Cada bola que um jogador dirige a outro na construção da jogada de ataque é um passe. O ideal é que o passe vá para a mão do levantador para que as jogadas ensaiadas possam ser realizadas com eficiência. Uma equipe que passa mal a bola, ou seja, que não dê ao seu levantador boas condições de armar o ataque, facilita o trabalho de defesa do adversário e diminui a possibilidade de sucesso de seus próprios atacantes.

Ataque. Ação do jogador que envia a bola para a quadra adversária, por cima da rede. De dentro da zona de ataque – determinada por uma linha traçada a três metros, paralelamente à rede – só podem atacar os jogadores que estiverem naquela posição. Os jogadores da zona de defesa podem efetuar qualquer tipo de golpe de ataque, com a bola em qualquer altura (até 1976, só podiam atacar a bola quando estivesse abaixo da altura da rede), desde que, quando tomarem impulso para o salto, nenhum dos pés esteja tocando ou ultrapassando a linha demarcatória da zona de ataque. No entanto, depois de golpear a bola, podem cair dentro dessa zona. Para facilitar a arbitragem, essa linha demarcatória foi estendida além dos limites laterais da quadra.

Bloqueio. Ação permitida somente aos jogadores da linha de ataque para interceptar a bola próximo à rede proveniente da quadra contrária. Pode ser individual, quando um único jogador o realiza, duplo ou triplo. Durante o bloqueio, o toque na bola pode ser efetuado com as mãos, braços, cabeça ou qualquer parte do corpo acima da cintura. E são permitidos um ou mais toques (rápidos e sucessivos) por um ou mais bloqueadores, desde que durante a mesma ação. O bloqueio não conta como toque. Portanto, após o bloqueio, a equipe tem três toques para colocar a bola na outra quadra. O bloqueio não pode interferir na armação da jogada do adversário. Só é válida a interceptação da bola quando a jogada de ataque do outro time se completar. O bloqueio de saque, que era válido, foi proibido.

Defesa. Consiste em um conjunto de técnicas que tem por objetivo evitar que a bola toque a quadra após o ataque adversário. Além da manchete e do toque, algumas ações específicas podem ser aplicadas pelo atleta, o que requer entre outras, capacidade de reação, flexibilidade, reflexo, velocidade etc. Alguns movimentos são característicos: entre os homens, o “peixinho”, em que o atleta se atira no ar como se estivesse mergulhando; as mulheres fazem-no atirando-se de lado. E o “rolamento”, em que o atleta rola literalmente sobre o próprio corpo após o contato com a bola, prevenindo-se contra lesões inoportunas. 

  

Curiosidades. Tapinhas e abraços

Comportamento e Estímulos – Detalhe marcante da influência japonesa foi o cumprimento entre os atletas a cada jogada. Transformado em incentivo, mesmo quando falhava, o jogador era estimulado pela sua participação no lance. Entre os homens consagrou-se o simples tapinha de mãos por todos os seis atletas em quadra. Entre as mulheres, além daquele toque de mãos, um grande abraço estimulante e cativante. Finalmente, também foram os japoneses que contribuíram para o entendimento entre o único levantador e os cinco possíveis atacantes: as jogadas ensaiadas em exaustivos treinos são “decodificadas” por sinais realizados com as mãos momentos antes do saque adversário. Quando de sua estada no Brasil, em 1975, Matsudaira deixou como legado um filme em cores (16 mm), de aproximadamente 20 min, que a federação japonesa produziu e distribuiu ao mundo. Trata-se de uma excelente produção, que resume o trabalho realizado ao longo dos oito anos de preparação, rico em aspectos marqueteiros e comerciais, pois ofereciam cursos e davam aulas ao mundo. Vários brasileiros fizeram estágio no Japão – Paulo Márcio, Bebeto, Sérgio Pinto, José Roberto, entre outros. Este único exemplar é da CBV, mas o autor, com autorização da entidade, produziu duas cópias telecinadas (VHS).

Códigos. Alguns dos códigos utilizados pelos atletas, especialmente o levantador.    

 

 

 

 

7 comentários em “Fundamentos e Curiosidades

  1. Have you ever considered about adding a little bit more than just your articles? I mean, what you say is important and everything. But think of if you added some great pictures or videos to give your posts more, “pop”! Your content is excellent but with pics and videos, this site could definitely be one of the best in its niche.
    Terrific blog!

    Procrie… Grato, estamos providenciando.

    Curtir

  2. A person essentially assist to make seriously posts I’d state. This is the first time I frequented your website page and to this point? I surprised with the analysis you made to create this particular publish incredible. Great activity!|

    Curtir

  3. I feel this is one of the most important info for me. And i’m happy reading your article. But want to statement on some basic issues, The website taste is great, the articles is in point of fact excellent : D. Good job, cheers!

    Curtir

  4. I just want to mention I am new to blogging and absolutely savored your web site. Almost certainly I’m want to bookmark your blog. You definitely come with fabulous articles. Cheers for revealing your blog.

    Curtir

  5. Greetings from Colorado! I’m bored at work so I decided to browse your blog on my iphone during lunch break.I enjoy the info you present here and can’t wait to take a look when I get home. I’m surprised at how fast your blog loaded on my cell phone .. I’m not even using WIFI, just 3G .. Anyways, awesome site!

    Curtir

  6. Woah! I’m really digging the template/theme of this website. It’s simple, yet effective. A lot of times it’s challenging to get that “perfect balance” between superb usability and appearance. I have to admit you may have done a amazing job using this. In addition, the blog loads extremely quick for me personally on Safari. Superb Blog!

    Curtir

Deixe um comentário