Spartakiada (III)

 
Spartakiada, Gymnaestrada, Ginástica Geral, Voleibol, Spartak

Spartakiada 

Spartakiada era inicialmente o nome de um evento desportivo internacional que a União Soviética tentou usar tanto como oposição como complemento dos Jogos Olímpicos (em russo, há certo paralelismo nos nomes: Spartakiada e Olimpíada)

Gymnaestrada (Ginastrada)  

Vários países da Europa, em especial Áustria, Noruega, Alemanha, Suécia e Suíça, desenvolviam movimentos ginásticos distintos, cada um com suas especificidades, baseados em suas culturas e interesses. Com o objetivo de reunir todos estes países numa integração cultural, a Federação Internacional de Ginástica FIG) resolveu em meados do século XIX realizar um grande festival de Ginástica, chamado Gymnaestrada. O termo criado por Jo Sommer significa a essência do evento: gymna = ligado à ginástica; e estrada =  caminho. A Gymnaestrada Mundial é realizada de 4 em 4 anos. A última edição aconteceu em Lisboa, em 2003, com a participação de 30 mil pessoas de diversos países. Este evento engloba demonstrações na área de Ginástica Geral sem fins competitivos, com objetivo de levar ao publico o espetáculo, a cultura dos diversos povos e do intercambio entre os grupos participantes. (Fonte: www.unijuiedu.br)

Ginástica Geral

A Faculdade de Educação Física da UNICAMP em parceria com o SESC-SP e o apoio da International Sport and Culture Association – ISCA comunicam a realização do V Fórum Internacional de Ginástica Geral no período de 1 a 4 de Julho de 2010 na cidade de Campinas (SP). Este evento que se tornou referência nacional e internacional, tem como principais objetivos a criação de um espaço de informação, capacitação e discussão sobre a Ginástica Geral, de divulgação das pesquisas e trabalhos realizados e de abertura de possibilidades para disseminação dessa prática no âmbito escolar e comunitário.

Voleibol e Spartak

Em dezembro de 1966, a equipe tcheca do Spartak, com alguns jogadores de sua seleção nacional, esteve realizando alguns amistosos no Rio de Janeiro. Um desses encontros foi contra o Botafogo, bicampeão carioca, que venceu a sensacional partida por 3 x 1. Chamou-me a atenção o estado atlético de seus componentes, todos altos e fortes, verdadeiros ginastas. Neste momento o leitor mais perspicaz já percebe o sentido dos textos que estou desenvolvendo, ligando o desenvolvimento de um desporto qualquer à prática elementar desde criança de uma Educação Física eficiente.

Desporto Escolar

As discussões sobre a prática escolar da Educação Física permanecem  e o Brasil cada vez mais “anda para trás” nesse quesito. Continuamos a não termos as práticas para todos – escolas públicas e privadas – e muito pouco, quase nada, em matéria de ensino, tanto na Educação Física (Ginástica Geral), quanto nas chamadas “escolinhas” que, conforme o próprio nome diz, são pequenas demais para quem sonha com um Brasil potência esportiva.

Então, qual seria a nossa contribuição? 

(continua…)