Vivência. Os nossos movimentos são os nossos mestres.
Muitas vezes ouvimos treinadores dizerem: “Não tenho tempo para corrigir este ou aquele defeito em um atleta”, ou mesmo, “Deixe para mais tarde, quando terminada a competição”. Isto presenciei inúmeras vezes, principalmente no alto nível (seleções nacionais). No entanto a sequência de treinos obedece na sua essência aos mesmos ditames, quase que em sonolenta monotonia. Quer prova? Assista aos treinos de vôlei de praia ou acompanhe durante uma semana os treinamentos de qualquer equipe, inclusive “de ponta”. Como bem se expressou certa feita Maurício, levantador brasileiro campeão olímpico em 92, “Estamos entre as quatro melhores equipes do mundo; agora os detalhes fazem a diferença”.
Valor das experiências
O único educador capaz de formar novas reações no organismo é a sua própria experiência, a base principal do trabalho pedagógico. Não se pode educar o outro. É possível apenas a própria pessoa educar-se, ou seja, modificar as suas reações inatas através da própria experiência. Toda riqueza do comportamento individual surge da experiência. Cada ato ínfimo nosso tem o seu significado futuro. Um gesto descuidado, um movimento casual e uma brincadeira inocente, uma vez realizados já deixaram o seu vestígio no sistema nervoso e esse vestígio irá manifestar-se forçosamente talvez sem que o sintamos, mas o organismo o sentirá (metáfora do novelo). A seguir alguns conselhos aos alunos e atletas de qualquer modalidade esportiva, observando que cabe aos professores e técnicos serem tão somente os facilitadores desse desenvolvimento:
Conclusão
- Use de tudo o que contribuir para o fortalecimento de novos motivos; coloque-se insistentemente em condições que o mantenham na trilha de um novo caminho.
- Conserve em você a capacidade viva para o esforço com um exercício pequeno, voluntário e diário, ou seja, revele sistematicamente um heroísmo em pequenas coisas não indispensáveis para você, faça cada dia alguma coisa movido ao menos por alguma dificuldade de execução para que, quando vier a verdadeira necessidade, você não se sinta fraco e despreparado.
- Nunca deixe de observar um novo hábito enquanto ele não se consolidar em você. Cada violação é comparada à queda do novelo (um recomeço). A continuidade (leia-se ritmo) do exercício constitui o meio principal para tornar infalível a atividade do sistema nervoso.
Valor das motivações. Aproveite o primeiro caso favorável que aparecer para por em prática a decisão tomada e procure atender a toda aspiração emocional que surja em você no sentido daqueles hábitos que você quer adquirir. As decisões e empenhos deixam no cérebro certo vestígio não quando surgem, mas no momento em que produzem alguns efeitos motores. O empenho de agir lança raízes em nós com tanto mais intensidade quanto mais frequente e continuamente nós repetimos de fato as ações e quanto mais cresce a capacidade do cérebro para suscitá-las.

