Estamos próximo de atingir nossa meta de 1 mil artigos para deleite dos internautas interessados em Metodologias de Ensino – Escolar e Desportiva. O que não desmerece qualquer ensino de habilidade humana.
Fazendo parte de meus estudos e diálogos com grandes mestres, apresento um ensaio extraído da obra de Le Boulch, Psicocinética: educação do movimento.
Seria interessante que a despeito de todas as imperfeições de um primeiro passo, esse fosse dado na direção certa no sentido da criação de um sistema de psicologia pedagógica objetivo e preciso. Convido-o a considerar o trabalho que juntos vamos realizar como um manual provisório a ser substituído por outro que você mesmo tornará mais aperfeiçoado. Não se esqueça que são diversos os fatores que nos impedem de num primeiro instante construirmos um modelo aplicável às suas circunstâncias. Como dizem, “cada caso é um caso”, além das culturas regionais desse imenso país. “Receita-de-bolo” não faz parte de meu cardápio.
Esporte, lazer… O essencial é situar o movimento, isto é, definir a ocasião a partir da qual ele foi realizado em função da situação vivida pelo organismo. O objetivo de uma atividade pode ser o de distrair-se, manter-se em forma, realizar uma tarefa prática da vida doméstica ou profissional, trocar e estabelecer relações com outras pessoas. De acordo com estes centros de interesses, a atitude a ser adotada para um educador deve ser diferente e bem ajustada à real intencionalidade. Neste particular você será o elemento chave do sucesso! Veja que não toquei no assunto “excelência de desempenho esportivo” ou “descoberta de talentos” e outras baboseiras mais. Refiro-me tão somente ao esporte como uma forma de lazer. A partir dessa conceituação, o meu, o seu e de tantas crianças estará garantido, tenha esta certeza!
Objetivo. Propor uma forma de aprendizagem que concilie o caráter expressivo (pessoal) do movimento e seu aspecto transitivo (prática). O primeiro nos remete à pessoa e não a um objetivo externo (a ela) que se queira alcançar. Ela precisa saber o que concretamente pretende realizar com o seu corpo, até por que estará se desenvolvendo em presença do olhar de outrem, o que nos remete a uma “expressão para outrem”. Embora os movimentos possam ser compreendidos em relação à sua eficiência prática, eles traduzem também certo modo de ser da pessoa e são reveladores de suas emoções e sentimentos. Desse modo ele assume uma relação de significante a significado. A mecanização do corpo garante uma eficácia gestual relativa, em detrimento da expressividade. Assim, dizemos que no jogo o indivíduo revela muito mais do que seus gestos indicam, a própria maneira de ser, sua personalidade.
Valor educacional do esporte. A partir desse entendimento, podemos nos situar quanto ao que queremos propor ao grupo de pessoas e à sua comunidade, cuidando para que a eficácia dos movimentos esportivos seja conseguida de forma harmoniosa com as características psicológicas de cada indivíduo. Algumas observações práticas levarão o professor a avaliar com cautela cada indivíduo do seu grupo e harmonizar suas intenções e conciliar seus interesses. Assim se desenvolve o processo de INCLUSÃO: TODOS, absolutamente todos que queiram praticar disporão de oportunidade para fazê-lo, inclusive apoiado pelos demais colegas.
Ao longo de nosso bate-papo verá que é muito fácil chegar lá. Estarei acompanhando-o sempre!
Compartilhe isso: "Faço gosto em colher sua opinião e compartilhamento; quando puder, comente! Assim, aprenderemos todos".
Publicado por Procrie - Centro de Referência em Iniciação Esportiva
APRESENTAÇÃO
VISÃO: Construção de plataforma pedagógica para docentes aplicável nas 184 mil escolas brasileiras. A Praxia é extensiva a catedráticos das Ciências da Educação e da Educação Física e Desportos, haja vista as buscas do autor no antigo duelo entre TEÓRICOS e PRÁTICOS. As Prototipagens apresentadas ao longo de suas apresentações públicas configuram seu potencial didático. Neste século, em destaque seus estudos em Metodologias de Ensino com base na novel Neurociência e Psicologia cognitivas, para quaisquer habilidades humanas.
OBJETIVO: Uma Educação segundo a concepção da Ciência da Motricidade Humana; postulamos as virtualidades educativas e pedagógicas para todos, campeões ou adeptos do lazer desportivo.
COMO FAZER: Por que ensino/aprendizagem a partir da quadra ou ginásio esportivo? Na Grécia antiga a ginástica fazia parte da pedagogia – Paideia – e da excelência moral:
“O ateniense mostrava-se mais à vontade no ginásio do que em sua casa, onde dormia e comia”. Abordagem interdisciplinar: Matemática, Português, Música, TICs.
INOVAÇÃO & CRIATIVIDADE: Cultura, Educação, Esporte, Lazer para TODOS. Inovamos em Treinamento Profundo - teoria mielínica - e na PRAXIA. Alcançamos nível internacional com obra REVOLUCIONÁRIA! Pretendemos construir uma plataforma pedagógica aplicável na formação profissional continuada de professores em diversas áreas: Pedagogia, Educação Física, Desportos, Motricidade Humana. Todas contribuindo para a excelência em Educação para a Vida. Ensino a Distância (EaD) Centro de Referência em Iniciação Esportiva: http://www.procrie.com.br. A partir de 2009, blog Procrie (589 posts) para formação profissional continuada de professores, proposta de um Centro de Estudos e oferta de alentado Manual de Engenharia Pedagógica. Procedemos a contatos para intercâmbio cultural e apoio: Fundação Banco do Brasil, Roberto Marinho, Universidade de Harvard, do Porto, de Lisboa...
QUEM FAZ: Iniciamos nossa atividade pública em 1974, promovendo cursos de iniciação esportiva para o SESI (nacional); e ao longo dos anos, para CBV (1.200 alunos, Viva Vôlei); universidades, apresentações em escolas públicas e particulares. Cursos (gratuitos e regulares) para 300-400 crianças, nas praias de Icaraí e Copacabana (3 anos). Subsídios pedagógicos para Bernardinho ( Rexona). A par disso, professor de Ed. Física e Técnico em Voleibol (ENEFD, atual UFRJ, 1965-1968), atuante em diversos clubes – técnico e atleta –, treinador de vôlei de praia. Em 1962, convocado para a seleção brasileira, Mundial em Moscou; em 1963, para o Mundial Universitário e Pan-Americano no Brasil.
LIVROS: História do Voleibol no Brasil (1937-2000), 2 vols., 1.047 págs : enciclopédico, memorialista, obra de referência; Villa Pereira Carneiro (400 pág.), história de um bairro de Nichteroy (1920-1960). Como funcionário do Banco do Brasil, compus livro inédito – Intercâmbio Comercial Brasileiro –, revelando estatísticas de Comércio Exterior (4 vol., 25 mil exemplares, em cores, editado pelo Banco do Brasil). Nota: em 1987 recebemos convite da Assessoria Especial da Presidência do Banco do Brasil para projeto nas AABBs do país, não concretizado por problema político/administrativo.
Ver todos os posts de Procrie - Centro de Referência em Iniciação Esportiva