História do Voleibol no Brasil, séc. XX

Uma obra memorialista
Diz-se que o brasileiro não tem memória. Isto é um fato. Daí poderem aquilatar o meu esforço de muitos e muitos anos de trabalho para juntar os pedaços de memória que dormitavam em caixas, pastas e envelopes de muitos lares. Presto uma homenagem única a todos que nunca estiveram no foco das televisões ou revistas especializadas: seus nomes (aproximadamente dois mil) estão impressos e eternizados nesta obra. São tempos que nunca nos esqueceremos e nas suas leituras você se sentirá sorrindo, jogando, saltando… Saberá também sobre a Evolução das Regras, a Arbitragem com seus personagens e histórias hilárias, o nascimento do Vôlei de Praia, Jogos de Cambuquira, Jogos da Primavera, Jogos Infantis, Mini Voleibol e muito mais coisas.

Pedidos
A obra já está no prelo e as histórias estão contadas a partir desse volume com aproximadamente 600 páginas e um número alentado de fotos. Ali são narrados acontecimentos no Rio de Janeiro desde 1939. Se você participou de alguma forma como atleta, técnico, ou na equipe de arbitragem nos anos de 1960 a 1970, muito provavelmente verá ali o seu nome, e ainda, o resumo das Atas de Reunião de Diretoria da FMV (1944-1956), uma raridade encontrada nos porões do Maracanã.
Não tenho qualquer patrocínio, arco com todas as despesas e, por isso, a tiragem é restrita e preliminarmente direcionada aos principais artífices dessas histórias. Os pedidos/reservas podem ser feitos diretamente ao autor para este blog. Não espere muito e teça comentários. Se você tiver algum contato relativo a patrocínio/apoio, ainda há tempo de concretizá-lo.

Seleções brasileiras
Um segundo volume com pouco mais de 500 páginas estará complementando o trabalho. Nele, acompanho as seleções brasileiras desde sua primeira formação em 1951. Estará enriquecido com outros aspectos relativos às nossas representações em campeonatos internacionais e comentários pertinentes. Aguarde um pouco mais, pois já está pronta para ser enviada à gráfica. Imagino, então, que a partir daí terão nas mãos uma obra de referência inédita.
 
Apresentação (Resumo, por Arlindo Lopes Corrêa)
Nos últimos anos tenho acompanhado Roberto Pimentel em seu esforço hercúleo e persistente para escrever a “História do Voleibol no Brasil”. (…) Paixão! Essa é a palavra-chave… O trabalho enciclopédico de Roberto Pimentel e todo sacrifício pessoal que implicou só foram possíveis e se explicam por uma paixão profunda do autor pelo voleibol, esporte no qual foi exímio praticante, excelente técnico, professor dedicado e agora o seu mais completo memorialista. Roberto Pimentel, pioneiro do minivoleibol no Brasil, é de uma geração abnegada do voleibol nacional.
(…) Nada escapou ao enciclopedista do voleibol, como se deduzirá da leitura desta obra de referência, (…) Porque, coerente, Roberto fez seu trabalho como nossa geração praticou o esporte: com grande amor e com o exclusivo interesse de nos superarmos a nós mesmos, de ultrapassarmos nossas limitações físicas e psicológicas. Afinal, é essa posição filosófica diante da vida que confere uma insubstituível dimensão ética à atividade humana em sua passagem pelo mundo.

10 comentários em “História do Voleibol no Brasil, séc. XX

  1. Parabéns Roberto ! O voleibol brasileiro ficará eternamente em dívida com você, que arca solitariamente com todo trabalho e todo o custo de sua obra hercúlea e benemérita. Com admiração, Arlindo Lopes Corrêa

    Curtir

  2. Pimentel, apenas por recordar os bons momentos em que jogamos e viajamos juntos já valeu a leitura deste blog. Espero ansioso para conhecer este livro.Parabéns antecipados pela sua obra.
    Abraços, Fernando Piupiu

    Curtir

    1. Fernando, retroajo a 1972 e recordo-me de nossa passagem por São Paulo, com direito à visita a seus familiares, e a volta a bordo do seu “super karmann ghia”. Foi uma deferência muito especial. E, agora, mais uma vez você me distingue. Reservo para você o primeiro exemplar. Um grande abraço.

      Curtir

  3. Caro Arlindo, caso o seu amigo Pimentel ainda queira fatos importantes de Voleibol, tenho aqui em casa algumas coisas importantes para ele.

    E quanto ao patrocinio podemos tentar, temos uma possibilidade.

    abraços Marco Antonio Azeredo

    Curtir

  4. Marco Antonio.
    É claro que minha obsessão não terminou e talvez só termine quando muito tempo se passar. Como viajo no sentido inverso do tempo, diga-me como poderei ver e analisar os seus alfarrábios. Quanto ao patrocínio, antecipadamente agradeço toda e qualquer movimentação. Entrarei em contato. Um grande abraço e diga-nos o que achou do Procrie. Até já!

    Curtir

  5. Caro Pimentel, resido em Itaipava, Petrópolis. Caso queiras estou a sua disposição para mostra-lhe tudo que eu tenho. Adiantando trata-se do melhor Técnico de Voleibol de todos os tempos, tenho muitas fotografias e fatos do grande Professor Paulo Azeredo. Abraços Marco Antonio.

    Curtir

    1. Olá Laysla, estou muito contente por sua participação entusiástica em suas pesquisas de EF. Tomara que possa se desenvolver mais ainda no seu aprendizado com novas leituras. Volte sempre que precisar e não deixe de visitar o PREZI-PROCRIE.

      Curtir

Deixe um comentário